quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Cara da Culpa

O que fazer quando uma ação se desdobra em dor para alguém que você ama?
Pedir desculpa? Simples assim: me perdoa.
Infelizmente pra mim não funciona. Um pedido de desculpa não me livra da culpa, não faz com que me sinta menos responsável.
Eu que tenho um traço um tanto obsessivo fico as voltas com aquele pensamento, estilo “chicotinho nas costa”:se eu não tivesse feito isso, aquilo não teria acontecido. Um tanto onipotente, eu sei, pensar que poderia ter o controle dos acontecimentos.

Tenho consciência que pra cada ato meu há uma série de conseqüências e terei que lidar com cada uma delas. Mas por uma fração de segundos, há um deslize, uma falta de atenção, e pronto: a merda tá feita!
Quando a conseqüência vem pra mim, Ok! Posso lidar bem com isso. Mas quando afeta a vida de outras pessoas... Nossa, é muito ruim!
Foi assim quando minha filha abriu um talho na perna, bem na minha frente e agora quando meu cachorro matou o cãozinho da minha irmã.
Fico sempre com a sensação de que eu poderia ter evitado isso.
Ah máquina do tempo! Por não te criaram ainda? Assim dava pra remendar tanta coisa.

Gosto de substituir a palavra culpa por responsabilidade e aí não cabe se desculpar pois fica difícil se “ desresponsabilizar” por algo que de fato foi minha responsabilidade.

Então, alguém tem algum elixir pra lidar bem com a culpa?

4 comentários:

Anônimo disse...

acredito que cada um tem uma maneira de lidar com a culpa de jeito diferente... para mim resolve pedir desculpa, abraços e me prontificar em ajuda-la em qualquer coisa possivel mostrar me solidario com a sua dor, mostrar que a dor dessa pessoa também é a minha que me sinto profundamente triste tanto qunato ela e ate pior por me sintir estramamente culpado pelo resultado. isso me ajuda um pouco mas só o tempo o meu melhor aliado me faz aos poucos melhorar a minha terrivel culpa. Mas não se culpe tanto, acredito que as coisas só acontece quando tem que acontecer, embora seja mesmo dificil, vc sempre pensa que poderia ter feito diferente, que poderia ser diferente. beijuss saudadess, cunhada....

Monica Guinle disse...

Cunhada amada,
obrigado pela força.Pra variar a escrita me liberta. Fiquei melhor depois de ter vomitado no "papel".
De qualquer forma obrigado. bjs

Fernanda P. D. Ferreira disse...

que bom que voltou!!!!
estava sentindo faltaaaaa
aproveito o espaço para divulgar o meu blog
http://somosexperiencia.blogspot.com/

beijosss

Fernanda P. D. Ferreira disse...

pra mim existem diversas maneiras de lidar com a culpa e seu grau importancia ou tamanho....Fala-se estou com uma mega culpa...dá uma sensação que nada poderá ser feito para que seja amenizado. E isso é f*! Mas eu costumo me perdoar reconhecendo a minha responsabilidade sobre o acontecido. Sei que tenho 50% de responsabilidade, pegar os 50% do outro é pesado de mais e nem é meu papel. Acho que se eu ficar so com os meus 50% fica mais facil de administrar...não é virar o jogo é respeitar a mim mesma e o que eu posso suportar. Como voce poderia ter evitado que seu cachorro matasse o caozinho da sua irmã? Ele estava na sua casa? Voce poderia ter prendido ele? Sim? Voce prende o cachorro na sua propria casa e leva outro cao pra lá? E o territorio dele? Sua irma tinha que levá-lo? São perguntas que eu não tenho as respostas, mas está feito, portanto se voce ficar com os seus 50% vai dividir a responsabilidade e assim fica mais facil de achar o elixir...
beijo grande!!!