quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Sogras

Assunto espinhoso esse né?
É hours-concours detestar a sogra?
Toda sogra é uma mala?
Não acredito. Eu já tive uma sogra que era uma mãe. Maravilhosa. Tínhamos uma puta empatia. Acho que eu era a filha que ela queria ter tido.
Dizem os terapeutas de família que quando viramos meio filha da sogra, nos transformamos na irmã do marido. Faz sentido. E daí nasce uma louca ironia: será que é melhor que a sogra seja uma rival, assim continuamos no lugar da mulher?
Bom, não sei vocês, mas, prefiro ser mulher do meu marido e ter uma sogra sem noção, do que virar irmã do cara e perder totalmente o tesão.
Como psicóloga fica difícil não traçar paralelos edípicos e investigar minhas projeções. Se o cara tem uma mãe peruaça o que ele viu numa riponga como eu? Caramba! Será que existe vestígios de uma “barbie louca” em mim que até eu desconheço? Céus!!! Sai já desse corpo que não te pertence!!!!
Não sou psicanalista, mas, devo dizer que Freud acertou a mão quando criou essa teoria. É só olhar de perto nossas escolhas afetivas que estará lá: Pai, mãe, ou quem cumpriu esse papel. E se serve pra mim, serve pro parceiro.
O complexo de Édipo é elaborado através da identificação. Vou explicar, mesmo que seja reducionista: Amo meu pai. Meu pai é o namorado da mamãe. Se eu não posso ter papai, serei uma mulher como mamãe, pra ter um namorado como papai.
Cara, tô ouvindo o Freud se revirar no caixão com essa explicação. Fiz uma sinopse tão curta de uma teoria fantástica que ele ilustrou com uma tragédia grega!
O que uma filosofia barata sobre sogras não faz com uma psicóloga!rsrs
Vou abrir pra plenário. Vamos lá. Alguém tem uma teoria melhor sobre sogritas, ou a origem das nossas escolhas afetivas?





2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse texto rsrs. Freud deve estar se revirando mesmo agora hahaha.

1) Já tive sogra de tudo quanto é tipo: Bruxa manipuladora em forma de bruxa disfarçada (quando aparenta ser boazinha, um amor com você, mas por trás mete o pau em você pras amigas coroas dela e tentar dar conselhos escrotíssimos pro filho, fingindo estar com a melhor das intenções, pra tentar te tirar do sério);

2) Boazinha de verdade, que faz de tudo para te agradar e pra você se sentir à vontade, mas essa também pode ter uma desvantagem, apesar dela não ter nenhum plano ardiloso contra você, se essa mãe for considerada perfeita pelo cara ferrou! Porque se tudo o que essa "mamãezinha faz for perfeito" para ele, o cara acha que ninguém é mais maravilhosa, na cozinha e no trato com a casa. É a dona de casa insuperável! E ele pode ficar te comparando com ela pra piorar. Sua única chance é no sexo, a única coisa que ele não vai ter como comparar. Ou seja, enquanto ela cozinha, você T...

3) Sogra bacana, legal, gente boa, mas que procura manter uma certa distância para não se envolver muito com você (ADORO ESSA)!!!!

4) A estilo ciumenta, que quando vê o filho sai abraçando ele querendo disputar a atenção dele com você (como se isso fizesse algum sentido, uma é mãe outra é namorada ou esposa, mas para algumas delas é difícil assimilar este fato).


:: Sabe qual é a melhor sogra? Aquela em que você mantém um relacionamento cordial de simpatia e educação, mas sem grandes intimidades. Porque assim ela tenta menos meter o bedelho na sua vida e na vida do casal. Eu não entro em combate com nenhuma delas, não vale a pena, não leva a nada, porque o Complexo de Édipo é forte pra caceta! E eu também sinto muita preguiça de tentar enfrentá-lo. É um gasto de energia desnecessário! :-)

Beijocas!

Anônimo disse...

Sogras são como mandiocas: as melhores estão debaixo da terra!