quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Kit

Papeis que desempenhamos na vida.


Acredito que quando a gente nasce o “pessoal lá de cima" manda junto um kit, que é pessoal e intransferível. Tipo:” kit de sobrevivência na selva.” Nele vem um punhado de dons, e habilidades que instrumentalizarão nossas vidas por aqui.
A galera da minha geração vai se lembrar do cinto de mil e uma utilidades. Então, esse kit funciona mais ou menos como o cinto. Vou explicar me dando como exemplo. Veio no meu kit a capacidade de fazer vínculos profundos, e a falta de habilidade para papo raso, tipo small talk. Veio a habilidade de ser namorada, e não de ser esposa. Gosto da sensação que tudo pode acabar, flertar, brigar e ter ciúme. Mesmo que seja com o mesmo homem há anos.
Veio à facilidade para abstração, posso passar horas filosofando sobre a vida. Não veio no meu kit o dom da paciência, nem o papel de mãe, muito menos o de dona de casa.
Isso não significa que não posso desenvolvê-los ao longo da vida. Mas que não são inatos.
Desempenhar o papel de mãe pra mim, não é natural, é algo aprendido. Comecei o aprendizado no exato momento do nascimento da minha filha e continuo aprendendo até agora. Acho, que passados 7 anos já saquei um pouco como ser uma boa mãe pra ela. Porém, agora grávida novamente me vem o mesmo medo de errar que tive há 7 anos atrás. Que loucura né? Eu achava que depois do primeiro a gente pegava no tranco. Ledo engano! Sem sombra de dúvida esse é um papel que faço questão de desenvolver com maestria. Quanto a ser dona de casa, me satisfaço com uma casa funcional. Não gasto muita energia com isso não.
Não foi fácil chegar a essa conclusão. Venho de uma família de mulheres fortes que nasceram com o kit maternidade. Faltou um pra mim. Sem problemas. Adoro aquele ditado que diz.

‘A necessidade faz a habilidade”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa !! nosso kit veio da mesma fábrica ??? rsrsrs vamos ter q. aprender na marra....rsrsrs
To mto feliz com a noticia e sentindo as mesmas coisas q. vc ! Bemmmm louco hein ??!!!vai ser bom ter vc por perto neste periodo ! um beijo enorme, feliz 2009 !!!!!!!!!!!!!!
Bruna

Anônimo disse...

Monica, com uma lua em peixes, nada melhor do que sentir e deixar a sua intuição falar o que é melhor!!!
Um beijo
Fê Falcão

Monica Guinle disse...

Bruna somos feitas do mesmo barro queridona! Nunca duvidei disso.rsrss
que bom passar isso acompanhada com alguem que sabe exatamente do que estou falando. bjs
Feliz 2009

Monica Guinle disse...

Fê só pra te lembrar essa lua é oposta plutão né? Ai que meda!!! rsrs bjs

Anônimo disse...

Só pra vc entender; ontem tinha uma criancinha na praia fofa uma menininha alegre , feliz e histerica a menina gritava tanto me deu vontade de esganar ela...ai eu lembrei: Bruna...amanha pode ser sua filha....rsrsrs e pensei comigo mesma..minha filha(o) não vai gritar assim! mamãe vai fazer um shiiiiiiiiiii pra filhinha ficar quietinha kkkkk
bjos !
Bruna amiga - vou ter q. assinar assim agora, tem outra Bruna no blog

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Monica, ao ler o texto me lembrei de uma frase que minha avó diz...apesar dela ter tido 7 filhos, cada um é único. Portanto, independentemente de ter 1 ou 10, sempre vai ser um aprendizado, afinal somos indivíduos, que nascemos em anos, meses, dias diferentes.
Você ja é abençoada por ter um bb dentro de você!
bjsss e muita saúde pros 2!

Anônimo disse...

Mônica!

“Gosto da sensação que tudo pode acabar, flertar, brigar e ter ciúme. Mesmo que seja com o mesmo homem há anos”


Essa frase bateu forte em mim...mas na verdade me fez bem pois vi que não sou só eu nesse mundo que... vamos lá (pois é verdade)...”gosta de sofrer um pouquinho”. Me questiono o tempo inteiro do por quê da minha necessidade de “frios na barriga” constantes (brigar, ter ciúmes, achar que vai acabar são sensações que causam sofrimento. Estranho, né?).

Acho que preciso disso pois quando está tudo muito bem, quando as coisas estão estáveis demais, quando tudo ta fluindo sem percalços, me sinto um pouco inerte. São sensações como essas que você citou que me impulsionam. Sabia que eu engordo quando está tudo muito equilibrado na minha vida? Que coisa, né?

Acho que ter a sensação de que pode acabar, brigar, ter ciúmes (numa medida não patológica) são testes que fazemos com nós mesmas pra ver se no fundo sentimos aquele medo delicioso de perder aquela pessoa. Dessa forma podemos ter a certeza de que existe amor ali...e essa sim é a melhor sensação do mundo. Sem discussões!

Sabe...pelo que vi, vim com um kit até parecido com o seu, Mônica. Mas um dos dons que nos difere é o de desempenhar o papel de mãe. Ainda não tenho filhos mas de qualquer maneira acho que já nasci pronta pra isso (Lua em câncer). Mas só vou ter a certeza absoluta quando tiver o meu (todo mundo fala que só tendo o seu pra saber). Eu te conto!

Beijo enooorme,

Joana