segunda-feira, 16 de setembro de 2013

A ostra e o porco espinho!


 http://4.bp.blogspot.com/-7Rk8k4oK8fk/T1iPuMCexxI/AAAAAAAAG1k/kq_uo5hKARI/s1600/porco-espinho.jpg




Existe uma lenda a respeito do porco espinho que sempre me vem a cabeça, seja por me identificar profundamente com ela ou mesmo para usar de exemplo para pessoas que como eu, tendem ao isolamente em momentos de dor.
Ai vai:
Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se  agrupar, assim se aqueciam e se protegiam mutuamente. Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Reagindo a isso, começaram a se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados.
Precisavam fazer uma escolha: ou morrer sozinhos ou sobreviver e aceitar a dor que a convivência impunha.
Nada como a sabedoria que vem do instinto de sobrevivencia! Sobreviver era sinônimo de conviver, e assim, aprenderam a lidar com as pequenas feridas que as relações  podem causar!

Eu tô mais pra ostra, do que pra porco espinho. Diante da dor, me fecho e tento ser auto suficiente. Quando deixei de ser só eu e virei família, essa defesa caiu por terra. Como lidar com as feridas vindas do relacionamento familiar? Como lidar com dor daqueles que mais amamos? Como protege-los, as vezes deles mesmos?

Filhos vem pra ensinar, esse é o ditado popular.  Nunca imaginei porém, que o ensinar significava me desconstruir. Eu posso dizer que pra sobreviver hoje, tô deixando de ser ostra pra virar o sábio porco espinho, aquele que aprendeu a unir forças respeitando as diferenças.

Boa semana pra todos!
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu amor,

Não tenho a menor dúvida de quando se trata dos seus filhos,você vai sair da Ostra e deixar a leoa que você é falar mais alto!!

Durante mtos anos tive dificuldade em entender esse seu lado ostra nos momentos de dor,mas,hoje sei lidar melhor com as diferenças e respeito elas!

Não se culpe,não julgue e nem espere...apenas seja você,de peito aberto e "entregue" ao universo toda a sua dor,angústias e inquietações.Entregar de verdade,não é da boca pra fora...se ajoelhe,agradeça pelos momentos de dor e entregue!!

Por favor,vamos estar juntas amanhã!!Quero saber de vocês e estar perto!

Te amo!

Cal

Anônimo disse...

Querida, admiro sua coragem de mostrar aqui uma parte do que está vivendo e, ao mesmo tempo, preservar-se da exposição exagerada. Só você mesmo: uma mistura de ostra com porco espinho, leoa, urso...
Bjs

Paula

Monica Guinle disse...

Cal, só love pra vc, coração gigante esse seu. Vem pra vem, vem!

Monica Guinle disse...

Paulinha,
obrigado amiga, vc sabe o qt meu mecanismo ostra impera! amei ver teu comentário aqui.