quinta-feira, 22 de maio de 2008

As 4 Deusas do Olimpo

N a Grécia Antiga existia um Deus pra cada assunto, assim ,nós humanos podíamos recorrer aos céus por departamentos. Quando o assunto era casamento Hera, esposa de Zeus era o pedido certo. Sempre atrás do marido infiel, punindo suas amantes ela era a protetora de todas as uniões legítimas. Para alimentar a vaidade e seduzir o ser amado, era só ir ao templo de Vênus dar uma bajulada na deusa da beleza! Se o assunto era ter ou criar seus filhos a melhor pedida era Demeter, deusa da terra que desce até o inferno a procura de sua filha que havia sido raptado por Plutão.
No caso profissional, o templo era de Palas Atena ! A Guerreira filha de Zeus privilegiava a astúcia e a inteligência acima de tudo. Era a melhor pedida para abrir seus caminhos profissionais.
Hoje a mulher que se dedica exclusivamente a um só departamento está com seus dias de crise existencial acertados. Aquela que só investe num corpinho louco, terá o tempo agindo contra ela, entrará em crise profunda com a chegada dos 40 e na menopausa cortará os pulsos! A super mãe, que joga toda libido nos filhos, ficará em pânico assim que eles entrarem na adolescência, e cairá em depressão quando ouvir de seus anjinhos que é o maior mico chegar na escola ao lado dela.
Ah, super profissional! Aquela que não tem tempo pra mais nada além do trabalho, dentro do seu terninho de marca com sua imagem de mulher independente, bem resolvida e realizada. Com quem ela passará o natal e um domingo chuvoso? Ela entrará em colapso ao ser chamada de tia, devorará caixas e caixas de bombom no dia dos namorados e talvez chegue a babar olhando um beijo no cinema.
Aquela que também dedicou sua energia ao homem de sua vida, fazendo seus horários em função dele, vivendo uma vida de gueixa sem se arriscar a olhar para sim mesma, pode virar um peso morto na relação e levar um pé na bunda depois de tanto se dedicar.
Hoje, o que eu percebo em mim e nas mulheres que me cercam é uma necessidade louca de jogar nas quatro posições. Acender uma vela pra cada deusa e gritar por socorro: Oh Hera dá uma força aqui no meu casamento, me ajuda a torná-lo sólido e quente. Oh Afrodite me ajude a esculpir esse corpinho que já dá sinais de cansaço. Demeter me dá paciência e amor pra que eu saiba ser uma mãe suficientemente boa, e por fim, Atena abra meus caminhos para que eu ganhe bem, não fique na aba do meu marido, tenha grana para pagar terapia, e tudo que a tecnologia inventou pra levantar esse corpitcho.
Eu faço o tipo equilibrista, aquela que quer jogar em todas as posições. Quero ser uma super profissional, e para isso invisto emocionalmente na relação com meus pacientes, faço cursos , repasso as sessões mentalmente enquanto tomo banho, janto, mexo nas plantas. Quero ser uma boa mãe, estar presente na vida da minha filha, colorir mandalas com ela, ficar atenta ao que ela come no dia a dia. Ler histórias antes dela dormir. Quero ser boa namorada para meu marido, ter vontade de dar beijo na boca, ficar agarrado no escurinho do cinema, fazer o Kama Sutra 2 vezes por semana!
Por fim, não menos importante, preciso estar em dia com meu corpo, caber nas minhas roupas, vestir um biquíni sem me sentir um dragão de Komodo.Confesso, fico exausta só de pensar! Um desses caldos há de entornar. É preciso fazer escolhas, o dia só tem 24 horas. É humanamente impossível ocupar as 4 posições ao mesmo tempo. Bom, vou correndo comprar mais vela, não sou louca de deixar nehuma deusa insatisfeita!

6 comentários:

paula disse...

Moniquete,
adorei a forma divertida com que vc fala desta loucura de ser mulher nos dias de hoje.
Acho que vc se esqueceu da deusa Diana, a caçadora, virgem e irmã do Apolo. Ele é companheira fiel em suas amizades. Mais uma vela?
bj

Paula

luiza medeiros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Monica Guinle disse...

Re: meu blog 2


Querida Mônica,

Como diz minha querida e sábia sogra, a grande revolução da mulher nas últimas décadas foi arrumar
mais uma jornada de trabaho.
Quanto à mim, chegando aos 40, já deu para ver que não consigo fazer 100 por cento de tudo, mas um
pouco de cada e curtindo, dá!
De qualquer forma, vou comprar umas velas também...

Parabéns, o texto está ótimo!

Renata Richard

suelen disse...

Oi lindona!! é fantastico como vc escree, adorei!!!
Só vc mesma!!! eu tbm vou comprar uma velinha pra deusa só pra garantir q ela não vai me deixar na mão... hehehehe
Bjinhos

Fernanda P. D. Ferreira disse...

adorei o texto!
Fácil de ler e muito divertido!
Só nao achei a minha deusa, to mais pra ser um pouco de todas.

"Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher
Sou minha mãe e minha filha,
Minha irmã, minha menina
Mas sou minha, só minha e não de quem quiser
Sou Deus, tua deusa, meu amor" (Renato Russo)

Anônimo disse...

Olha com certeza eu ascenderia uma fogueira para cada Deusa para que elas não me esqueçam porque pra min não da para nenhuma ficar de fora !!!!ass: Nuxa