segunda-feira, 26 de maio de 2008

Plural Masculino

Sei que hoje serei apedrejada por algumas mulheres e odiada por outras. Serão raras aquelas que me darão razão. Mas vou correr o risco!
É com certa freqüência que escuto dentro e fora do consultório a reclamação de como os homens são egoístas. A definição de egoísmo é a de ele só faz o que quer! As frases mais corriqueiras são: “ ele é muito egoísta, sai do trabalho, vai beber chope com os amigos e eu fico que nem uma idiota em casa esperando!” ou “hoje é dia daquele maldito futebol, o pior é que depois tem BG!”ou, “O Bracarense é a segunda casa dele! Eu queria botar uma bomba naquele lugar!”
Bom, a reclamação sempre gira em torno do homem ter uma atividade que não inclui sua parceira e pior, que lhe dá um puta prazer sem que ela esteja .Fato é que o homem consegue fazer planos pensando no singular, ao contrário de suas parceiras que parecem sempre pensar no plural.
Agora, a pergunta que não quer calar: egoísta é aquele que faz o que quer, ou é aquele que quer que o outro faça o que ele quer? Ou melhor, egoísta é aquele que está em dia com o seu desejo, aquele que faz valer sua vontade? Ou o que deixa de fazer o que quer para que o outro também ceda?
Eu fui vítima desse comportamento contaminado durante anos. Ainda arde na memória um dia, em terapia, que eu reclamava como me sentia abandonada por ele chegar em casa feliz da vida depois de uma pelada emendada num chopinho. Isso me deixava louca e lá ia eu gastar meu tempo de terapia reclamando do egoísmo do meu namorado que não me dava um único telefonema enquanto o jogo rolava.
Meu terapeuta, um ser deste outro sexo, mandou então na lata: Mônica, o que você têm é inveja! Tá é morrendo de inveja dele! Dei uma risada de raiva e retruquei que jamais sentiria inveja de ficar que nem uma babaca correndo atrás de uma bola e depois ficar horas desfiando sobre o tema, estilo melhores momentos!
Foi então que me dei conta que sentia uma mega irritação no fato dele se divertir tanto sem mim. E que não havia na minha vida, pelo menos naquele momento nada que me preenchesse tanto assim. Estava sim com inveja! E não adiantava, pelo menos pra mim, fazer aquela cena que muitas mulheres fazem de reunir as amigas numa mesa de bar enquanto os namorados jogam ou assistem um jogo. Sempre tive horror de reger minha vida em função de alguém, e se quisesse sair com as meninas, que fosse para estar com elas e não para ocupar o tempo sem meu homem!
Fui percebendo ao atender mulheres e homens, que nós mulheres não temos essa alma grupo, a não ser na adolescência, claro! Não sentimos esse prazer de viver em bando, jogar uma boa pelada, e tirando raríssimas exceções, nunca conheci uma mulher que se mandasse para Buenos Aires para ver o Fluminense jogar.
Meus pacientes homens chegam a desmarcar terapia em dia de jogo. Quando não é futebol, é uma banda ou a galera do bar. Conheço figuras deliciosas que pertencem a uma confraria butequeira, com direito a camiseta com nome de seus membros.
Muitas mulheres querem ser a prioridade na vida de seus homens, querem ser suas musas, caso contrário sentem-se ameaçadas e assim o amor esfria.Porém, perceber que os homens distribuem suas paixões ao invés de concentrar tudo numa relação é um ensinamento que o sexo oposto nos dá de graça. Eu só consegui entender isso quando me apaixonei pela psicologia clínica. Trocar com um paciente que me permite entrar de verdade em seu mundo não tem preço. Interagir, descobrir novas possibilidades de comportamento, ser companheira de viagem nessa busca pela felicidade é presenciar um maravilhoso milagre humano.
Meu tesão é o ser humano e todas as possibilidades que temos e muitas vezes não aproveitamos. Aprendi com meus namorados, meu terapeuta e principalmente com meus pacientes, a distribuir minhas paixões. Hoje saio encantada de algumas sessões, extasiada da prática de yoga e me vejo tendo paixonites pelos meus amigos.
Ter várias fontes de prazer é sem dúvida um bom antídoto para o tédio e para frustração.
Meninas, fica aqui minha sugestão: ao invés de brigar, vamos aprender com eles!

21 comentários:

Tam disse...

incrivel...
nunca tinha pensado por este lado...
meus parabens cunhada ...
beijuusss

Ju disse...

Querida,

Sensacional!!! Adoro esta visão sua, que aliás já debatemos muito.... Concordo e INVEJO este lado masculino. Graças a Deus e a terapia ( com vc claro e evidente) hoje em dia não preciso estar em mesa com amigas para me divertir ou "passar o tempo do futebol"... estar em casa depois do trabalho com minha filhota, lendo um livro ou até mesmo o jornal ( que certamente não foi lido de manhã) já é um prazer "inenarrável"!!!!!
Amei seu blog!
beijos enormes!
Ju
PS - A noite vou ler as 4 deusas e te falo... rsss

Unknown disse...

Amada Monica,
Voce foi minha companheira de viagem na busca pela minha felicidade! Agora com o Blog vou poder continuar ouvindo suas colocacoes MARAVILHOSAS mesmo de tao longe.
Morro de saudades!!!
Bjs,
Adriana (agora Raimundo Alves) =)

Anônimo disse...

Mônica,
É emocionante ver como uma amiga tão querida,que eu cresci junto e sempre me surpreendeu com suas idéias avançadas(perto das minhas,que sempre fui tão retrograda) achou um equilíbrio admirável de seus pensamentos,eu diria até,invejável.Eu sempre te adorei,como pessoa e amiga e mais uma vez me surpreendo positivamente do ser humano cada vez melhor que você é para si mesma epara os que tem a sorte de te conhecer.
Muitos Beijos,Pat.

Anônimo disse...

Monica,
que bom ter vc!! Visualizar o mecanismo simplista de funcionamento do universo masculino não é tão fácil assim e vc colocou isso por escrito de forma perfeita. Agora é torcer pra turma do sutiã ler seu texto no blog e quem sabe botar a cuca pra rodar.
Isso foi fantástico e para muito poucas!
gde bj
Dani

Anônimo disse...

Adorei essa definição de egoista!Nunca tinha parado pra pensar como querer que o outro faça o que eu quero é uma forma de egoismo!

Anônimo disse...

Monica, concordo plenamente com você!!!!
Muuito bom o texto! Adorei!!!!
Beijinhos,
Cla

Fernanda P. D. Ferreira disse...

concordo plenamente!
preciso exercitar um pouco mais disso, mas já consigo ceder bastante e fica tudo mais relax!
bjssss

Carolina disse...

Irmã maravilhosa...que incrível tudo isso que você tem escrito aqui no seu BLOG,acredito que essas "trocas" devem estar sendo muito úteis para várias pessoas,pelo menos para mim tem sido bastante!Ontem estava exatamente pensando nessa questão da inveja da "felicidade" do outro,seja o "outro" quem for,como incomoda muitas vezes saber que o outro está ocupando um espaço que talvez você gostaria de estar ocupando,que o "outro" está tomando atitudes que você gostaria de estar tomando e,ao invés de você levantar e sacudir a poeira,muitas vezes fica em casa se lamentando e morrendo de raiva...não dá!!Preciso aprender a distribuir as minhas paixões também,no fundo acho que esse é o caminho que estou buscando.Preciso canalizar toda a energia que distribuo para os "outros" em MIM!!
"Ter várias fontes de prazer é sem dúvida um bom antídoto para o tédio e para frustração."Te amo zuzinha!!Obrigada irmã!Vamos nos encontrar logo,quero papear pessoalmente sobre isso tudo...Mauá!!Mauá!!

Anônimo disse...

Moniquinha:

Adorei o blog e obrigado pela parte que me toca. Aliás, minha namorada me deu a maior força para ver o flusão incendiar o Boca e isso certamente contou muitos pontos para ela, especialmente no freeshop. Um brinde as mulheres evoluídas que sabem utilizar a filosofia do flanelinha: "fecha e deixa solto" bjs

Monica Guinle disse...

Sensacional, macho de respeito! Acho que vou te pedir um texto sobre essa filosofia do flanelinha, topa?

Anônimo disse...

Topo, pode me cobrar. Expandir a filosofia do flanelinha é como combater a dengue: trata-se de um dever de todos e de utilidade pública.

Sophie de Mèrde disse...

Agora eu tb quero ler um texto sobre o "fecha e deixa solto". Macho de respeito, cadê?!?!?!?
:)

Anônimo disse...

Mônica !
Não tinha pensado por esse lado, do egoísmo ! Muito Bom !!! Estou aprendendo muita coisa nesse seu blog ! Essa de busacar prazeres em outras fontes tb , nossa.. como nao pensei nisso rsss
Ahh. e o texto do "flanelinha " ??
Beijos, aline paixão

Caláu, Fenomenal disse...

ai...daqui a pouco...eu vou dormir menos ainda...por causa desse lance de blog...

Anônimo disse...

"VEM MADAME,DESVIRA, DESVIRA, ISSO, TÁ BOM, AGORA FECHA E DEIXA SOLTO"

Toda mulher que dirige já ouviu essa frase. E se por caso ainda não ouviu, basta dar um pulo em um dos BGs, noites cariocas, fundições progressos e similares que existem por aí. É a contra prestação que nossa consciência nos faz pagar de R$ 3,00 a R$ 20,00 para estacionar nossos carros nas ruas e não ficarmos preocupados em vê-los arranhados ou com um dos vidros quebrados.

Entretanto, mesmo nas maiores adversidades podemos extrair uma certa sabedoria na filosofia dos zeladores autônomos de veículos automotivos e fazer uma analogia com o relacionamento de um casal.

A escritora Martha Medeiros em sua coluna semanal do caderno Ela uma vez publicou a fórmula para que os relacionamentos durassem mais do que duas ou três semanas. É exatamente sobre isso que pretendo tecer algumas considerações.

Um relacionamento saudável é fechado (tô contigo, na sua, sou fiel ao que sinto e pode ter certeza que quero somente vc). Mas, me deixa solto vai!! Me deixa ir sem reclamar ao jogo do Flu em Buenos Aires, ou melhor, não só me deixe ir como me dê o empurrão final para que eu decida gastar o equivalente a cinco bons jantares com vc para ver 90 minutos de um jogo de futebol com a chance de eu sair puto da vida! Ou então, aproveitar aquela quinta feira para ir tomar um chopp inocente com uns amigos e ficar falando de amenidades. (Tá bom, tá bom, daquela nova estagiária que fulano contratou e que nunca vai comer, mas que tira onda mesmo assim)

Nós homens não gostamos de interrogatório e podem acreditar, gostamos de estar entre nossos pares. Daí podem ter certeza de que não gostamos dos seguintes questionamentos:"A que horas vc chegou? "Onde estava?","Porque o telefone estava desligado"?, "Porque não ligou?", "hum, mal contada essa história hein!".

O que quero dizer é que nós precisamos de mobilidade. Tudo bem, não vou abusar, pode manter a rédea, mas não deixe-a a curta. Pode ter certeza, o equilíbrio é a chave e se vc souber levar vai ganhar...Um relacionamento saudável e duradouro é assim: permite empurrar pra fente, para trás, um encaixe, uma manobra, enfim, não queira puxar o freio de mão e liberá-lo somente quando quiser.

Aplicando a filosofia do flanelinha vc poderá ter certeza de que ninguém invadirá o seu espaço, o seu relacionamento amoroso e se vc for flexível, souber ajustar, puxar e soltar eu vou estar na sua.

Se vc é daquelas que consideram o interrogatório como uma demonstração de "ciuminho saudável", um carinho ou cuidado com o seu marido, noivo, namorado ou afins pare de se enganar e pense bem antes de iniciar aquela discussão que somente vai te fazer comer uma caixa de chocolate e no dia seguinte fazer com que dobre a aula de spinning ou zerar por duas vezes o transport da academia.

Não pense que estou aconselhando vc entubar tudo, longe de mim!!! Estou falando de comer pelas beiradas, sondar o terreno para ver se seu interrogatório vai ultrapassar a barreira do simples interesse para chegar no interrogatório desconfiado.

Posso garantir que homens que estão fechados e ao mesmo tempo soltos são tranquilos e maduros no seu relacionamento e não gostam de investigações detalhadas sobre o que fizeram durante aquela horinha em que o celular não estava ligado.

E tenha uma coisa em mente: na esmagadora maioria das vezes onde fomos, com quem fomos, o que falamos e porque não ligamos não tem nada de interessante ou misterioso para vc. A não ser que vc tenha interesse na demissão do Leão, do Cuca ou quem sabe, na contratação do lateral esquerdinha pelo Náutico. Ou então daquelas fotos da ex BBB na Playboy que evidenciaram os recém 375 ml de silicone que não apareciam durante a exibição do reality show.

CHEGA, CANSEI. VÊ SE APRENDE DE UMA VEZ. FECHA E DEIXA SOLTO!!!!

MACHO DE RESPEITO

Anônimo disse...

Monica,
Simplesmente SENSACIONAL!!! Me lembrei muito das horas de terapia com vc... que delicia! Adorei a filosofia do flanelinha e acho o futebol e o choppinho com os amigos super saudaveis. A gente tb precisa desse tempo.
Seu blog veio na hora certa. Vou poder acompanhar tudinho do outro lado do mundo!!! Adorei!!!!
Beijos,
Dani

Anônimo disse...

Macho de respeito !
Muito bom isso que vc escreveu !!
Sensacional !!!!!
bjs Aline paixão

Anônimo disse...

esse maccho é agressivo, heim! Qual é o problema de falar onde está? e desligar o celular? pra que? acho que é só pra deixar a mulher insegura.

Anônimo disse...

Mônica!!!! Simplesmente amei este comentário do Macho de Respeito!!! Agora sempre que um flanelinha falar isto, qdo eu estiver estacionando, vou lembrar de vc!! haha
Bjsssss

Anônimo disse...

convoco todos os machos a levantar essa bandeira.
Força a filosofia do flanelinha!