quarta-feira, 23 de julho de 2008

A Nomenclatura da Fauna Masculina

Após ter lido o texto do Pavão reconheci que sou um macho vaidoso. Gosto de comprar roupas, sapatos e perfumes e faço isso mensalmente. Pago uma boa R$ para cortar o cabelo em um desses salões caros de Ipanema. Sou daqueles que reparam em roupas e acessórios nas mulheres, opino criticamente (pro bem e pro mal) quando uma mulher me questiona sobre seu visual e sei perfeitamente quem são Marc Jacobs, Tom Ford, Vivianne Westwood, André Lima e Isabela Capeto, dentre outros.
Entretanto, passo longe de ser um metrosexual. Já li e escutei diversas vezes que um homem metrosexual é sinônimo de homem heterosexual vaidoso. Discordo veementemente. O próprio criador do termo metrosexual, o escritor inglês Mark Simpson diz que, metrossexual é simplesmente o homem vaidoso ao extremo. É o narcisista dos tempos modernos, que, graças às facilidades dos serviços existentes nas grandes cidades, pode dar-se ao luxo de se esmerar muito – além do habitual – nos cuidados com a aparência. É o homem hipernarcisista, não importando a sua orientação sexual. O metrosexual pode ser gay, bissexual ou heterossexual, mas isso é absolutamente desimportante, já que ele tem a si mesmo como seu objeto de amor.
Abram-se parênteses: o metrosexual é ou não é o próprio Pavão?
A metrosexualidade é um fenômeno que como tantos outros se manifesta na sociedade em constante evolução, é a “revolução” do homem das metrópoles, que se diz moderno e com amor-próprio. E bota amor próprio nisso!!!!!!
Se existe um lado positivo é que o surgimento da metrossexualidade rompeu os paradigmas oficiais de masculinidade estabelecidos. O homem heterossexual vem perdendo a vergonha de ser vaidoso, de cuidar da aparência. Entretanto, o lado negativo da coisa consubstanciado na exacerbação do egocentrismo não é saudável.
A masculinidade narcisista e egocêntrica tem origem numa característica típica de sociedades como a nossa: o hiperconsumismo. Os ídolos dos metrossexuais são, em geral, homens famosos por seu visual e seu estilo – muito mais do que por suas conquistas políticas, intelectuais, esportivas, artísticas, humanitárias etc...
O metrosexual adora comprar, poder usar bons produtos de joalharia e relojoaria, e o seu armário de casa de banho terá certamente bons produtos de cosmética, perfumaria e higiene pessoal masculina, incluindo cremes e revitalizantes para a pele. Um metrosexual preocupa-se com o seu físico e aparência, frequentando um health club com condições de higiene e acompanhamento de um personal trainer. Tem uma noção absoluta do poder da imagem que vende e adora que reparem nele – só nele!!!!!
É possível reconhecer um metrossexual pelas unhas bem cuidadas (por profissional é claro), pele saudável, corte de cabelo perfeito, roupa sempre impecável e, acredite, os mais extremistas chegam a usar até maquiagem, que pode incluir itens como lápis de olho, pó facial e máscara para cílios. Lembro de uma vez que uma famosa apresentadora de televisão confidenciou que um dos motivos do término de seu casamento com um famoso publicitário apresentador paulista e agora cantor foi ter entrado no banheiro de seu marido um dia e ter visto o sujeito se maquiando. Na boa, eu sinceramente custo a acreditar que uma mulher tenha tesão em ver seu homem em uma situação dessas.
De um modo geral, todos têm algum grau de vaidade. E ele pode ir do mais alto, o do pavão, metrossexual, ao quase zero, o do retrossexual, a versão moderna do homem das cavernas, um ser tosco se comparado a ultravaidosos como o craque inglês David Beckham e o nosso Roberto (favor não confundir com o Carlos). Praticamente a comparação entre um porco e um pavão. Analisando a fauna e suas sub espécies, ainda temos o power-seeker e neopatriarca, expressões características do homem no ambiente de trabalho e que ocupam os extremos da gangorra. O primeiro se realiza no sucesso profissional, sendo considerado uma sub espécie de metrosexual porque deseja o poder e usa a vaidade para auxiliá-los a conquistar as posições almejadas.
Já para o segundo nada é mais compensador do que curtir a família. Diante das exigências do mundo moderno, que rouba cada vez mais tempo das pessoas, essa disposição pode surpreender os desatentos. Mera coincidência com o Urso?
Mesmo não sendo casado e não tendo filhos, considero o tempo algo muito precioso e tenho a consciência plena de que uma hora a mais no escritório é uma hora a menos em casa.
No meio do caminho entre os retrosexuais e os metrosexuais é que me considero encaixado. Trata-se do infeliz nome, o übersexual. Em alemão, über significa super. Esse rótulo passou a identificar uma espécie que pode usar gel, perfume e protetor solar em dias chuvosos – mas é incapaz de procurar um podólogo –, lambe sua cria, compreende as mulheres e as respeita – só que faz questão de tomar cerveja com os amigos, sem abandonar as discussões sobre esporte.
Dentre os perfis, o übersexual se apresenta hoje como o tipo masculino que conseguiu conciliar moda, beleza e troca com sua parceira sem perder a virilidade, a autoconfiança e a personalidade assertiva, elementos constitutivos da identidade masculina. Alguém vislumbrou o Leão por aí?


Macho de Respeito

14 comentários:

Unknown disse...

Bela explicação!
Confesso que minha idéia de metrosexual estava equivocada e nem ao menos sabia da existência dos demais tipos de vaidade masculina!
Mais uma vez parabéns a essa dupla dinâmica!
Macho de respeito e Mônica!
Um super beijo aos dois

Anônimo disse...

Macho, pra mim o metrosexual, é uma bicha enrrustida.Nada contra bicha pelo contrário, mas vamos lá metros saiam do armário!!! Esse papo de creminho e maquiagem não é papo de homem, nem se for pavão.

Anônimo disse...

Confesso que depois que li o texto me dei conta que estou super por fora das tendencias masculinas de comportamento. caramba pra mim era mais simples, homens muito vaidosos, tipo pavão, broncos e o que transitava no meio. Esse lance de homem atenado com tendencias de moda,cremes,maquiagem???? era papo do universo gay.
Não tenho a menor paciencia pra esse tipo de homem e confesso que me separaria se o lado da bancada do meu marido tivesse mais creminhos que a minha.
belo tema. parabens a dupla. bjs

Anônimo disse...

MTO BOM TEXTO!DEU VONTADE DE CONHECER O TAL MDR..UM LEÃO MACACO CÃO!
JA ME RELACIONEI (rapidamente)C OS PAVÕES DO TIPO METRO E DO TIPO URUBU..
MAS NAO CONCORDO QUE O PAVAO TENHA A MULHER COMO ACESSORIO, afinal uam mulher vazia e sem estima vai abalar sua reputação e ele quer ser sempre bem visto.. E NEM QUE TODA RAZÃO DAS RELAÇOES COM ESTA ESPECIE TENHAM A VER COM BAIXA DE AUTO ESTIMA..NO MEU CASO POR EX..POR PURA CURIOSIDADE!! PELA ESPECIE MACHO..VOU EXPLICAR: TENHO DOIS IRMAOS QUASE DA MESMA IDADE SENDO QUE UM É SUPER BRONCO MACHO DO TIPO LEAO-URSO-CÃO, E O OUTRO É GAY DO TIPO FELINO SUPER SEDUTOR.. E TER CONVIVIDO COM ESTAS PERSONALIDADES INTIMAMENTE ME TROUXE UMA PERCEPÇÃO DO MUNDO MASCULINO BASTANTE EXÓTICA E CRIATIVA!!.. POR ISSO ACHO MUITO COMPLICADO JULGAR AS PESSOAS..
ATUALMENTE ACREDITO QUE A MELHOR ESCOLHA ESTÁ AÍ..NESTE TIPO DESCRITO PELO MACHO DE RESPEITO ..LEÃO VAIDOSO, MACACO ANTENADO, ARTICULADO, CÃO FIEL A SUA MASCULINIDADE. O EQUILIBRIO DESTAS ESPECIES CARICATAS..JUNTANDO AUTO ESTIMA,ZELO COM SAÚDE,CULTURA,CRIATIVIDADE FAZEM PARTE DE UM BICHO PRA MIM ADMIRAVEL, INFELIZMENTE EM EXTINÇÃO!
BJS
PARABÉNS PELOS TXTS, VCS FAZEM UMA PARCERIA PERFEITA!

Monica Guinle disse...

Macho mais uma vez abalou!!!
Seu Texto jogou luz na vaidade masculina. Eu não fazia idéia que existiam tantas nuances assim. Confesso que pra mim homem precisa ter mão grossa com bossa, acho que casei com uma mistura do urso e Leão, pra mim tá óootimo. Nada de pavão!!
Obrigado, super bj Monica

Anônimo disse...

Show de bola!!! Bom texto. Mesmo sendo homem não sabia de nada disso. Parabens.

Anônimo disse...

na boa, não acho que ser metrosexual represente o desprezo pela natureza humana, o que ocorre, de uma forma geral, por insegurança do Ser que passa a ser visto como Pavão...eu gosto mto de fazer o pé no spa do pé, me cuidar, cortar o cabelo no werner (no mesmo cara que corto há quinze anos)...isto não me faz me distanciar do trato humilde com as pessoas...não acho que o metro seja uma bicha, mas sim, o que se permite em abusar do próprio trato, sem se preocupar com a opinião de terceiros...como acabei de falar, a idade vai dando à pessoa a capacidade em se distanciar de valores, ser mais permissivo consigo mesmo sem traumas ou dramas...detalhe...acabei de roer uma uma da mão bem legal...

Anônimo disse...

cara boa explanação pela vaidade masculina.

Anônimo disse...

Acho que metro não é pavão. Metro é aquele cara vaidoso que se cuida, passa creme, vai a dermatologista. Pavão é um exibicionista, não necessáriamente se cuida mas se exibe, tem necessidade de chamar atenção. Acho que tem pavão de tudo que é jeito, rico, pobre, mauricinho, ou hippie. Até na Yoga tem Pavão!
O metro tá mais preocupado com a imagem, com a beleza da pele, do cabelo, etc.

Anônimo disse...

Nossa, não sabia que existia isso. Adorei a explicação o ubersexual, (é isso?)Pra mim homem tem que ser vaidoso, mas nunca mais vaidoso que eu!
Se vier com papo de roupa, creme, estética prefiro meus amigos gays. Homem pra mim tem que ser másculo, sem perder a vaidade.
Parabens a vcs. Amei os textos.

Marcelo disse...

Meu Amor,

Depois deste comentário não posso mais me abster.

Não sei que mistura de bicho eu sou, só sei que você é a fêmea perfeita para mim!

Quanto aos pavões e demais espécies, acho que cada um têm as suas técnicas e atrativos para conquistarem as respectivas.
Afinal, na natureza que escolhe são elas.

No mais, recomendo a todos uma visita ao spa do pé para o tratamento vip, que inclui corte de unha e massagem.É uma maravilha.

Beijo,

Marcelo

Anônimo disse...

texto do macho de respeito esta sensacional... incrivel... cada dia melhorrr!!!!!!
parabens a vcs!!!!!!!!!
beijuss
TAM

Anônimo disse...

Pra mim, pavão não é a mesma coisa que o homem metro. O metro escolhe e o pavão é um bobão exibicionista. E é Vivienne Westwood, com e. Acho q este erro foi cometido pelo teu lado leão..rsrs.

Anônimo disse...

Galeeeeeeeraaaaaa, o blog tem até declaração de amor!!! QUe coisa mais macha!!!! No fundo, acho que toda melher gosta é de um macho. E aí, as espécies que se identifiquem com sua interpretação do que é um. Particularmente, gosto do ora leão, ora gato, ora urso, ora cachorro. O que seria do branco, se todas gostassem de preto? Porrada na certa. Eu sou chegada àquele que, de repente gasta uma grana a mais pra comprar aquela calça jeans que deixa a bunda mais gostosa, mas tb dorme com aquela camiseta velha (porém cheirosa) e cheia de estórias. Beijos, Bruna.