terça-feira, 29 de julho de 2008

Coelho da Alice

É engraçado. Minha filha está de férias na escola e mal consigo sentar a bunda na cadeira pra escrever. A cabeça estava ficando entupida de idéias. Estava tão ansiosa para cessar essa demanda que agora sentada aqui não consigo conectar em mais nada além dessa sensação de pressa, e corre-corre que me assola em época de férias.
A vida girando, o tempo correndo e eu como um ramster naquela rodinha, correndo sem parar! Já é assim que vivo o dia a dia, mas nas férias dela isso ganha uma dimensão assustadora. A sensação é a de que não vou dar conta. Não conseguirei estar no consultório, fazer yoga, estar com minha filha, atender as necessidades da casa e estar cheirosa e carinhosa quando o marido chega, até por que chego depois dele. Só mesmo sendo a mulher maravilha e eu acho sinceramente que tô mais pra “Mulheres a beira de um ataque de nervos”.
Nessa época quero fazer programas legais e criativos com ela, e simplesmente não consigo tempo suficiente. É frustrante, mas infelizmente a vida não para por que minha filha está de férias!
Ontem, recebi um email de um amigo que andava sumido. Ele se desculpa dizendo que por estar de férias não consegue parar. É loucura mas é verdade. Quando tiramos férias, precisamos descansar quando elas terminam.

Férias deveriam ser um tempo pra descanso, mas quem tem filho sabe que isso simplesmente não existe. Férias com filhos é uma delícia, mas você acaba exausto. Férias escolares dos filhos enquanto você trabalha é praticamente um surto.
Eu mesma não consigo ficar quieta, preciso de 1 hora e meia de yoga pra aquietar a mente por mais ou menos 10 minutos. Agora por problemas na coluna, não consigo fazer yoga. Imagina então a quantas anda a “miscelânea plural” da minha cabeça? Meu marido diz que eu sou um paradoxo ambulante. Ele deve ter razão! Acho que vou colocar minha filha na yoga, talvez assim ela me ajude a ficar mais zen.

Estou aos poucos aprendendo a não ficar culpada quando não faço absolutamente nada. Por enquanto me sinto péssima se o dia não é produtivo, pois se não estou trabalhando, preciso fazer algo prazeroso como ir a praia, andar de bicicleta, ou juntar os amigos para um risoto na minha casa. Coisas simples, mas que me dão a sensação de que fiz algo bacana, gostoso. Às vezes quero apenas sentar, ler o jornal e simplesmente contemplar a vida. Só consigo se estiver chovendo. Um bom domingo chuvoso me deixa descansada e leve, pois consigo me permitir ficar de papo pro ar, sem fazer absolutamente nada.

A imagem que me vem cabeça é a do coelho da Alice, correndo com aquele relógio enorme no bolso e falando: ai, ai , meu Deus, é tarde, é tarde, é tarde! Nossa, essa sou eu! Eu sou o próprio coelho da Alice, sempre correndo, sempre atrasada. Agora mesmo vou trocar rápido de roupa e ir correndo pro consultório, tenho paciente 5 da tarde e ainda estou aqui no computador.
Socorro!!!!

19 comentários:

Unknown disse...

Corra lola, corra! kkkkk!!!
Você é demais!
Se sentir culpada?
imagina!
Acho que você está perfeitamente dentro dos padrões de normalidade da mulher moderna! Mãe, esposa, profissonal, amiga,filha,etc tudo ao mesmo tempo!E ainda arranja um tempinho mesmo que corrido pra nos presentar com seus textos maravilhosos!
Acho que quando puder entender a Manu vai ter orgulho de ter uma mulher assim como mãe!
Muitas beijocas!
Corre, mas vê se não tropeça, tá!
amo-te!

Anônimo disse...

Coelho da Alice só nas férias?rs.. Acho que sou o proprio coelho sempre!!Eu vivo constantemente correndo e sem tempo para nada, sem tempo para simplesmente contemplar a vida, ler um bom livro ou simplesmente descansar. Também me sinto culpada muitas vezes por simplesmente parar e nao fazer nada e olha que eu nem tenho filhos!! risos
Te admiro muito Monica!
Beijos
Fernanda Falcão

Anônimo disse...

sensacional, atua cara. bjs

Anônimo disse...

Monica, esta sua insana vida e a de todos nós, inclusive dos que não tem filhos, decorre de uma coisa chamada "conexão"...temos hoje, mais do que nunca, o desejo em estarmos conectados. E olha que a resposta a isto se encontra num website bem interessante - www.slowmovement.com. Neste website, se consegue informações sobre a busca da sustentabilidade...nisto o modo de encarar as férias dos filhos...Tks por esta verdadeira perspectiva e desejo que você consiga o suficiente em cada etapa de suas obrigações, sem ofender a si mesma, como parece que ocorre...bjs, Figura

Tam disse...

amei muito boa...
mas é assim mesmo uma loucura!!!filho é muito bom mas da uma trabalheira... de ferias então uhhuhhhhhhh é uma loucura!!!!!!
ha tem mais acho que vc não e´o coelho da alice só nas ferias não!
vc esta sempre correndo, atrazada,
mas tem sempre um tempinho para todos...
tem tempo para a filha, o marido, a mãe, a avo tem um pouquinho de tempo para escrever esses textos maravilhosos... e ainda tem tempo de vez em qdo para escutar a cunhada!!!!! hahhahahahahha

Anônimo disse...

Surreal esse texto nesse momento.

Nao tem nada que tem me deixado mais "PRE-OCUPADO" (perfeita a palavra nao?) do que aprender a me desvincilhar desse sentimento de culpa, de preocupação, dessa coisa "moderna" da correria. Cada dia que passa eu entendo mais que havia perdido uma lição na penultima internação, e que cada dia que passa vejo o quanto acho que aprendi nesta ultima.

Beijos!!

Anônimo disse...

Moniquinha,

Seu texto me faz lembrar os comentários de minha mulher . Li tudo para ela e ela disse : "Corremos igualzinho ao ratinho em círculos e não chegamos a nenhum lugar pois todos os dias continuamos correndo". Vocês tem que se multiplicar em várias para conseguir resolver e organizar todas as coisas que tem em seu dia . A casa , o supermercado, as empregadas , os remédios de nosso filho, os médicos dele também e o trabalho. Corre feito um ratinho de um lado para o outro e eu fico até cançado só de olhar .Eu, como homem da familia sou bem mais relaxado. Trabalho o dia todo mas tudo sempre esta bom. Relax ! Eu levo nosso filho para o colégio tdos os dias , o que é um prazer para mim . O trânsito da Gávea nem me incomoda até porque é o único que eu enfrento . Trabalhamos ao lado de casa . Minha vida é realmente corrida no dia a dia e vejo minha mulher todos os dias pois trabalho com ela e estou 24hs por dia junto dela . É claro que algumas horas ela vai fazer ginástica ou qualquer outra atividade e eu vou surfar ou fazer outras coisas também. Mas no geral estamos juntos sempre. Temos uma empresa para tocar e se as coisas não andarem não entra dinheiro, ou seja, temos que correr, pedalar sempre e o tempo todo... Onde o nosso filho entra nesta loucura ? Ele esta bem no meio de tudo. No centro !!! Adoramos tê-lo por perto. Por isso tomamos café ,almoçamos e jantamos em casa todos os dias com ele . Revezamos tarefas e na maioria das vezes eu levo ele para o colégio etc... É muito bom para nós e para ele. E nas férias , como fazer ??? Temos uma empresa e não podemos parar o trabalho e simplesmente aproveitar as férias dele ...Eu encontrei a solução e sou muito feliz com isso .
Viajo com meu filho todas as férias dele seja para passar uma semana em Buzios ou na serra ou em Mauá ou vamos para o exterior ou para Bahia, Nordeste etc.. . Já viajamos para muitos lugares nestes 7 anos de vidinha dele e todas as viagens foram inigualáveis . E o trabalho ? Ele vai junto . Tenho um lap top com tudinho meu e levo um kit de internet que nunca me deixa na mão. Teho vivo zap para cobertura em parte do Brasil, sempre procuro hoteis com wi-fi ou com internet a cabo, se possível grátis porque os hoteis que cobram abusam , e com isso no principio e no fim de cada dia verifico meus e-mails e resolvo meus problemas . Assim posso ir a qualquer lugar e curtir as férias do meu filho sempre . Minha mulher , que trabalha comigo e é minha sócia na empresa, conta com meu computador, minha internet e toda parafernália que eu tenho para também consultar e resolver seus assuntos de nossa empresa pois cada um toma conta de seus assuntos. Ela adora que eu proporcione para ela toda esta facilidade pois se dependesse dela iria ficar correndo feito ratinho dando voltas e voltas .

Assim somos felizes , nosso filho também e podemos curtir muito as férias dele que também são férias para nós.

Aí voce pergunta : Mas férias sem desligar de tudo ?? Como ?? Tem que desigar para curtir ! Para mim a empresa é minha vida e não é stress cuidar dos meus negócios . São meus . Stress é ficar sem saber das coisas ou ter alguém querendo resolver alguma coisa e não poder contar comigo . Eu consigo me divertir com eles e tiro uma horinha em qualquer momento do dia para ver se esta tudo bem .

Não sei de onde eu adquiri toda esta praticidade porque sou de peixes, como voce sabe , e sempre achei que nós piscianos eramos super viajandões , meio loucos mesmo ... Eu viajo muito mas tenho uma praticidade que deixa a minha vida e familia super bem estruturadas .

Portanto meu conselho é que voce curta as férias de sua filha sempre e muito porque ela vai crescer e logo logo vai pedir para ir sozinha curtir as proprias férias . Ai voce vai ter seu tempo de volta e poderá trabalhar mais tranquila , ler, fazer yoga ...

Faça todos os programas que vc puder, agende os pacientes em dias alternados e nos outros faça coisas incríveis ! Não pare para pensar muito .

Falando dos dias de sol, eu sou igualzinho. Tenho que ir surfar ou andar de bicicleta , sair ou me movimentar ou pqp! fazer qualquer coisa . Fico louco. Minha mulher já fica calma , tranquila, lendo, pensando, curtindo a vida e sem a menor culpa . Eu invejo ela nisso demais e aprendi a gostar e conseguir ser um pouco assim .Já posso dizer que um dia inteiro na cama ou no sofá vendo filmes , lendo ou conversando e comendo coisinhas com minha mulher é muuuito bom ( não tem preço ! ). Aprendi a ser assim com ela . E olha que pode ser um dia de sol heim !!

Na verdade quanto ao dia a dia nós homens somos mais tranquilos até porque as tarefas domésticas quando cuidadas por nós são mais relax e vcs dizem que não sabemos cuidar da casa e dos filhos da maneira certa não é ? Realmente vcs são muito competentes mas eu nunca conseguiria ser assim.

Beijos ,

Heyder

Anônimo disse...

Talvez essa seja a minha maior especialidade, nunca me culpar quando não quero fazer nada. Só vejo um problema: boa parte do meu tempo eu consigo destinar a simplesmente não fazer nada e as vezes passo a idéia para os outros de que não levo a vida a sério. Claro que o nada a fazer não é ficar olhando para o teto assoviando, mas sim destinar um tempo para reflexão, auto conhecimento. Eu, pisciano sonhador e contemplativo dou um mergulho no mar do Leblon três vezes por semana de manhã antes do trabalho e isso me dá uma enorme sensação de recarga espiritual para a minha alma.
beijos
MDR

Anônimo disse...

A pura verdade!
Devíamos nos cobrar um pouco menos e aí então deixaríamos de ser tão semelhantes ao coelho da Alice. Quando será que vamos aprender que perfeição não existe!!!! Hoje vi que até tento controlar o que meus filhos sentem... Proteger demais para não sofrerem, sabe? Impossível!!!!

Anônimo disse...

Adorei o texto. Me identifiquei completamente! sOU COMO VC, SE TA SOL NÃO ME PERMITO FICAR QUIETA EM CASA. RSRS
Será que isso é coisa de carioca?
bjs

Anônimo disse...

Nossa acho que o coelho da Alice é exatamente a imagem dessa época que vivemos. Tá todo mundo assim sempre com pressa!
Parabens sou fã do Blog, adoro os temas que vc aborda.

Anônimo disse...

Oi mônica !!!
Você é demais e ainda arruma tempo para postar aqui rss!!!
Vc dá conta !!!!!!!!!!!
mulher maravilha da modernidade é oq vc é !!!!
Beijosssssss

Carolina disse...

Fofuxa...essa "ansiedade" me parece bem familiar,acho que nós todas temos um pouco desse coelho dentro de nós,eita familiazinha que vive correndo,vive apressada,cada uma com seus respectivos motivos...sinto falta de estarmos mais juntas,precisamos colocar esse coelho um pouco de papo para o ar,quem sabe assim vamos conseguir sentar e contemplar a vida um pouco juntas,dar boas risadas,comer um bom risoto ou churrasquinho dos cunhados que é o mais incrível do mundo...enfim...matar as saudades!!!Te amuuuuuuuuuu muito!!Você á uma mulher incrível,turbinada,ligada a 220wlt...super mãe,super mulher,super amiga,super profissional,super dedicada e super talentosa...

Anônimo disse...

Monica,
quando comecei a ler o seu texto me deu até pressa e fiquei pensando que as vezes a gente se queixa de não ter tempo pra nada...Outro dia tava conversando com a minha mãe sobre ser "dona de casa", a gente tem que dar conta de trabalhar, estudar, ver filhos, ser mulher ( fazer unha, cabelo, passar creme, perfume, fazer um exercicio) e cuidar da casa sem que a comida se repita no dia seguinte. Ah! E ficar cheirosa pro marido.

Mas quando a gente fica sem fazer nada, reclama que não tem nada pra fazer...é um paradoxo mesmo!

Quando li a parte da chuva, senti um conforto...é muito bom um dia de chuva, porque assim a gente tem tempo pra "fazer nada"...ler um livro, fazer uma comidinha gostosa com as pessoas queridas, ver um bom filme, tomar um vinho, ficar debaixo do edredon ouvindo o barulhinho da chuva,conversar durante horas com o marido, fazer planos, sonhar.
Podemos fazer isso de vez enquanto sem esperar a chuva chegar. Hoje mesmo quando meu marido tomava banho ficamos conversando sobre nossos planos e muitas outras coisas.
Outro dia meu pai disse uma coisa muito sabia...a gente leva da vida a vida que levamos. E eu digo outra que ouvi esses dias...no palco da vida a gente não tem chance de ensaiar. Essas duas frases eu levo comigo pra tentar fazer com que as coisas fiquem mais faceis.

Beijos com saudade!

ps: quero experimentar esse seu risoto maravilhoso...fiquei com agua na boca! Eu levo o vinho!

Anônimo disse...

Me sinto assim mesmo. Quando tiro férias do trabalho (teoricamente dias para descansar e esfriar a cabeça) trato logo de encher minha "agenda" de coisas pra fazer. Tudo bem que são coisas deliciosas: fazer massagem jogar tênis, fazer a bainha da calça, comprar calcinhas novas, fazer o mapa, aludar 11 DVD's na locadora, ler livros, check!, check!, check!. Mas se não entupir, não sei o que fazer, não faz sentido... Acho que a mulher verdadeiramente MODERNA vai evoluir. Pra mim, isso significa ficar mais calma, não ter que se provar tanto, voltar pra "casa", ficar bem mais calma. Mas ainda assim fodona. Ainda não cheguei lá, mas é o que ACHO que deve ser bom. O meio termo entre a independência, realização, realização, produtividade e a "dona de casa". Sei lá.... E QUE CAIA UM TEMPORAL NO DOMINGO... Pra eu ler O Globo sem pressa (de ter que sair... saco!!!) e me deliciar. Beijos, Bruna.

Anônimo disse...

Mulher vc é coelho da Alice em tempo integral, fala sério!!!! Acho ótimo. Ia estranhar muito de te ver em outro ritmo, já conheci assim, e amo.
adorei. bjs
B

Anônimo disse...

Pela primeira vez vou fazer um comentário num blog, porque não sou/era bloguera...Tenho apenas duas outras pessoas próximas que escrevem, mas em geral não me animo tanto. Já você, depois que me avisou e que adorei os temas, me deixa ansiosa esperando o próximo texto. Acredite se puder, eu não me senti identificada com o texto de hoje. É a cara da minha irmã,da Clarissa, da Claudinha, da Denise, da Daniela e de quase todas as minhas amigas daí do Brasil e daqui do Chile. Sua amiga hoje em dia está irreconhecível. Trabalho em home officce e saio 2 vezes na semana para reuniões, que não agendo na hora do rush. Moro num condominio de casas perto da Cordilheira, num lugar que é um silencio danado, que para alguns até incomoda.Até para passear com o Joe (meu shih tzu) a rotina mudou. Eu acordo,faço o que tenho que fazer, vou na caminha dele, ele levanta o rosto com cara de: "-Vamos mais tarde? Tá um frio do cão! sic" É verdade que o frio faz com que as pessoas saiam menos, durmam mais e acho que é por isso que eu tô feliz da vida. Não tenho filhos ainda, mas o meu enteado veio morar comigo há 4 meses. Foi uma mudança e tanto, mas assim mesmo colocamos ele num colegio perto de casa e aqui eles estudam geralmente de 08:00 às 16:00. São obrigados a frequentar pelo menos duas vezes na semana um taller, que pode ser algum esporte, escoteiros, cheerleader, instrumento musical, etc. Então quando ele chega já está anoitecendo e o pai também está chegando. Conversamos e jantamos e às 21:00 vamos cada um para seu quarto. Na nossa casa não se liga a única TV nunca, e o computador ele só pode usá-lo nos fins de semana ou para fazer trabalhos do colégio. Eu às vezes imagino como seria se ele tivesse 6 ou 16... graças a Deus ele tem 12 anos!!rsrsr. Nestas primeiras férias ele viajou, vou esperar as próximas para lhe contar..Ou quem sabe vou aí com eles pro Rio e falo pessoalmente? Um beijo enorme e obrigada por deixar eu trazer um pouco de você para a minha vida, está sendo uma delícia, Flavinha

Adoráveis Descobertas disse...

Amei seu texto!! Realmente, a vida moderna nos deixa muito acelerados!! Conciliar todos os papéis, de mãe, filha, irmã, esposa, amiga e profissonal, dá um trabalho danado! (Eu ainda não cheguei no papel de mãe, ainda estou no de tia!!) Acho que temos que aprender a desacelerar, fazer as coisas no nosso tempo, sem querer que tudo saia perfeito sempre. Temos que, acima de tudo, respeitar nossos limites. Acho também que reservar um tempo só para gente, sempre que possível, é ótimo e necessário. Para ler um livro, dar uma caminhada, ir a uma cafeteria, ver um bom filme ou até mesmo parar tudo e apenas respirar, deixar as preocupações de lado e assim baixar um pouco a ansiedade que faz parte desta vida. Acho que isto é vital para "recarregar as baterias" e continuar na luta!!
Te amo! Mil beijos!

Maria Emilia disse...

Zuza,amei o texto,muito bom mesmo!!!Coelhinho da Alice???? Que bom,bem vindo ao país das maravilhas...