sábado, 19 de julho de 2008

O Pavão

Observar o reino animal é extremamente esclarecedor no que diz respeito a nossa fauna humana. Eu mesma adoro. Me delício em observar nosso zoológico humano. Cobras, Leões, macacos, avestruz, peruas, garças, nossa tem de tudo um pouco, é sensacional.
Que ninguém se ofenda! Sou amante do Reino animal assim como do vegetal. Eu mesmo sou uma mescla de inúmeros bichos, quiçá de plantas. Às vezes meu mau humor é tanto que chego a ter espinhos. Se tivesse que me descrever faria uma mix de urso, Leão e elefante. Adoro hibernar, viro bicho se alguém ferir quem eu amo, e tenho uma memória afetiva que é uma verdadeira desgraça.
Morro de inveja das vacas, que me passam uma tranqüilidade ímpar. Além de serem os únicos bichos do planeta cujo cocô tem um cheiro agradável!
Hoje, vou escrever sobre uma espécie pouco difundida: O Pavão. Tenho uma amiga que cisma em se apaixonar pelo tipo e não adianta argumentar contra, vocês logo vão entender porque:
Ele é o top de linha dos vaidosos. Não é o Leão, vaidoso, exibido, mas que cuida da cria.
O pavão é quase um solitário. A mulher ao seu lado é um mero acessório, que deve obviamente combinar com os 30 ternos armanis, pendurados no armário. Precisa ser meio barbie: loira, alta e magra, mas nunca mais atraente que ele.
Pavão é aquele que estufa o peito e vai de sunga branca sacudido as penas do Country ao Posto 9 se achando a última coca cola do deserto. É um cara que me dá vergonha passiva. Aquela que a gente sente pelo outro, sabe?
O figurino do pavão nunca passa despercebido, ele faz questão absoluta de chamar atenção, mesmo que seja pra mostrar que naquele dia ele tava low profile. Tudo é pensado, sempre.
É aquele cara que te deixa sozinha no ato. Se tiver um espelho no quarto pode acreditar que a imagem dele será sempre mais interessante que a sua, e na hora de fazer amor será ele com ele, na posição que ele ficar mais bonito, claro!
Não é um cara que dá pra usar a filosofia do flanelinha por que ele só tá fechado com ele mesmo, e quando chega num lugar gosta de fazer em grande estilo, por isso sempre tem meia dúzia de melhores amigas, peitudas e manteúdas, daquelas que dançam até o chão.
Minha amiga se morde de raiva e ciúme mas se mantém firme, sabe que ela é melhor que tudo aquilo.
É um cara extremamente apaixonado.“In Love” total consigo mesmo. Tem mulher que gosta de ficar na platéia, que curte ser invisível. Eu, pra falar a verdade nunca entendi direito isso. Gostar de uma pessoa com amor próprio é fundamental, mas quando seu amor próprio dá um golpe de estado e resolve governar tudo sozinho, vira uma ditadura narcisista onde não há espaço pra mais ninguém. É ele e o Ego dele. Todo o resto vira platéia.
Eu gosto da troca, sem isso não existe relação. Definitivamente, não tenho a menor paciência pra bajular, nessas horas meu lado espinhudo aparece e, viro uma “comigo ninguém pode”. Minha amiga ri, acha graça, vê beleza. Fica quase hipnotizada pelo pavão.
Não preciso nem dizer que homem assim não aparece em consultórios de terapia, esse tipo jamais pagará alguém para fazê-lo olhar pra dentro, afinal ele gasta uma mega energia para só olhar para fora. É obvio que um dia a fachada cai. Por que fica insustentável manter isso por longo tempo.
O Pavão chega em terapia de cauda quebrada, cansado, exaurido, nem parece mais um pavão. Sua demanda inicial é ver se a cauda tem conserto, ele tem pressa de voltar a ser pavão. Quanto mais rígida for sua carcaça, mais doloroso será o processo, mais aí, ele não será mais um pavão, será enfim um homem.
Um homem com coragem de se enxergar.

25 comentários:

Anônimo disse...

Valeu à pena esperar!Sensacional!!!

Este tipo de homem pra mim tb não dá, não!!! rsrs

Concordo com vc que não da pra ficar com um cara que não tem amor próprio. Mas no caso do Pavão, ele ultrapassa todos os limites. Não vê ninguém, todos são inferiores, só se relaciona consigo mesmo.

Ficar com um cara desses, na minha opinião, é não ter amor próprio, é concordar com ele que ele é superior, é se sentir inferior.

Vou falar por mim, quando me valorizo, procuro alguém que se valorize tb, mas que tb me dê valor ! Não alguém que vá me colocar pra baixo.

Talvez se relacionar com um cara tipo pavão seja para provar para os outros que consegue conquistar um cara desses, considerado "bonito". Mas quando se tem auto-estima, não é necessário provar nada pra ninguém!

E fato que o cara tipo pavão não se deixa conquistar por ninguém, ele quer é conquistar muitas. Acho que no fundo, o pavão é um inseguro que também precisa provar que é "o bom"!!!

Anônimo disse...

ADOREI O TXTO! QUE BOM QUE VC ESTA ESCREVENDO..E FAZENDO DESTE CONTATO UMA APROXIMAÇÃO COM SABOR DE DIVERSÃO..

AMIGA AMADA, SINTO FELIZ DE LER ESTE ASSUNTO TÃO CONFERIDO ENTRE NÓS, JÁ DEMOS MTA RISADA SOBRE ISSO..HÁ TEMPOS!!

AINDA BEM QUE COM CLAREZA AS ESCOLHAS PODEM SER MUDADAS..
NÓS SOMOS RESPONSAVEIS POR NOSSAS ESCOLHAS..NUMERUS CLAUSUS..

A MELHOR DAS ASSERTIVAS É A DE QUE O PAVÃO É UM SER SOLITÁRIO..
SEM DÚVIDA! TENTANDO DE FORMA SHOWOFF SE ENCONTRAR NESTA SOLITUDE..

SENSACIONAL!
KEEP WRITING
BJS

Anônimo disse...

Amei a parte do texto que o pavão quebra a cauda e vai a terapia.
Todos nós acabamos lá independente
do bicho.Bjs,Nuxa - Anna Izabel

Anônimo disse...

Sinceramente, fxxxx-se os pavões! Concordo com a Cla que se envolver com uma pessoa assim seja um menosprezo de si mesmo, mas, como eles existem, isto decorre de pessoas que, ou são inseguras e procuram "sugar" o "conhecimento" deste pavão ou, então, sáo miseráveis mesmo e devem sofrer as consequencias para crescer, de alguma forma...valeu, queridona...bjs, Figura

Unknown disse...

Mônica você é ótima!
Adorei a inveja das vacas!!!
Quanto ao pavão! É realmente deprimente pensar em estar com um desses!
Realmente não dá pra ficar ao lado de um cara que só quer mulher pra enfeite e se relaciona com um espelho!
Definição maravilhosa!
Amei o texto como sempre!!!
Inteligente e divertido!
Beijocas

Anônimo disse...

MONIQUINHA,

SEMPRE GOSTEI DE COMPARAR AS PESSOAS COM BICHOS. É SUPER DIVERTIDO. TEMOS AS PERUAS , AS CACHORRAS , AS BALEIAS AS GALINHAS , AS GAZELAS , AS JAGUATIRICAS , AS MARITACAS ,OS GORILAS, OS PITBULLS , OS DINOSSAUROS, OS MACACOS, AS ANTAS , OS CAVALOS , AS LEOAS ....

MAS O DIVERTIDO É SEMPRE TER "TOM" DE GOZAÇÃO E IRONIA NESSAS COMPARAÇÕES .

QUANTO AO PAVÃO, AS PESSOAS QUE SÓ PENSAM EM SI NÃO SABEM O QUE ESTÃO PERDENDO PORQUE A COISA MAIS GOSTOSA QUE EXISTE NA VIDA É A TROCA DE EMOÇÕES DE CUIDADOS DE ELOGIOS ... DE TUDO ! QUEM NÃO OLHA PARA OS OUTROS NÃO TROCA E ACABA REALMENTE SOZINHO E PRECISANDO DE MUITA TERAPIA . E A MULHER QUE ANDA JUNTO COM UM PAVÃO PRECISA TRABALHAR SUA AUTO ESTIMA PORQUE ESTA SE COMPARANDO A UM MERO ACESSORIO. NÃO SEI QUEM PRECISA DE MAIS TRATAMENTO HEIM .

BEIJOS

HEYDER

Anônimo disse...

sensacional! Delícia de texto. Parabens.

Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina disse...

Irmã amada....depois de tanto tempo sem entrar no seu BLOG,hoje resolvi entrar e dar uma "fuxicada"...tem que ter coragem, pois os textos muitas vezes são um "tapa na cara",né?!Respirei fundo e comecei a ler...não estava enganada...de cara já peguei um texto que li da última vez que entrei que dizia: "gosto de pensar que sempre temos escolhas, por mais difíceis que sejam. E comungo com a idéia existencialista que somos sempre frutos dessas escolhas..." ai...ai...está aí um grande "tapa na cara",é isso mesmo...somos frutos de nossas escolhas,você sempre me fala isso,né?!Acho que em algum momento essa ficha vai cair definitivamente pra mim,assim eu espero...você tem sido uma peça FUNDAMENTAL nessa minha nova caminhada,acredito mesmo que "nada seja por acaso" em nossas vidas e,sempre temos que fazer das dificuldades,grandes oportunidades e,essas dificuldades que tenho passado na minha vida,foi uma grande oportunidade para nos aproximarmos um pouco mais...estou impressionada com os seus textos,um melhor que o outro,adorei esse do Pavão...imaginei exatamente o "tipinho" sunga branca...hahahaha...parabéns pelo incrível BLOG fofuxa...te amo...muito...muito...MUITÃO!!!Te espero no show da Lia na Quinta-Feira héin...beijosssssss...muitos beijosssssss!!!Fique tranquila...que vou sair dessa...melhor do que entrei,acredite!!!

Anônimo disse...

Eu como macho e situado no topo da cadeia alimentar também gosto muito de observar os reinos animal e vegetal. Admiro muito as vacas, mas, engraçado, elas não me passam nenhuma tranquilidade... Me delicio em observar as galinhas,cadelas, coelinhas, gatinhas e piranhas em seus habitats naturais, mas, como sou um macho mais atento e observador prefiro quando elas estão no meu cativeiro. No reino vegetal as trepadeiras volúveis e rameiras merecem uma atenção especial pela capacidade de se enrolarem em qualquer estrutura. Em relação ao pavão essa figura "híbrida" de tão egocêntrica ganhou um nome sofisticado: o metrosexual.
Minha diretora, parabéns pelo texto,ficou ótimo. beijos

Anônimo disse...

Querida qual é o Bicho que come pavão? Pois é sou a predadora natural da espécie. Adoro homem vaidoso. Mas tem que ter estomago. Parabens pelo texto, leve, engraçado.
bjs D

Anônimo disse...

Macho vc é o tipo leão né?
adorei o texto, super espirituoso.bjs

Anônimo disse...

Estou aguardando o próximo texto!! Ta demorando...
O que está havendo, Mônica?! Está abandonando o blog?! rsrs
Saudadeeee!!!!
Mais uma vez, feliz dia dos amigos!!

Anônimo disse...

Tenho IRCA dos pavões...não me atraem em NADA!

Também sinto uma vergonha passiva quando vejo um desses...

Uma vez fui a Ibitipoca e à noite tava num barzinho muito simples mas muito interessante chamado Bar do Firma.

O dono (o Firma) era quem cuidava de tudo sozinho, servia as pessoas etc...

O bar tava lotado. Dada hora, o forró parou. Ele pegou o microfone e fez um discurso ótimo (ele tava doidão) e uma coisa me chamou atenção e concordei 200% com ele...

Ele falou assim: “não tem beleza, não tem dinheiro, não tem nada que ganhe mais a atenção de uma mulher de verdade do que uma boa conversa”



E é exatamente isso...Pavões, larguem suas penas e cuidem da cuca...

Dá menos trabalho e vcs vão ser mais felizes.


Beijos e amei o texto...MUITO BOM.


Joana Mendes

Anônimo disse...

Oi Monica !!
Arrasou no seu blog .. sempre ... !!
amo ler tudo !
quero conhecer o trabalho da ana moraes, tem site ?
bjs,
teresa

Anônimo disse...

Cara Anônima:

Acertou em cheio. Aguarde o próximo texto pq tem a ver com isso.
beijos

MDR

Anônimo disse...

querida,
Adorei seu texto. achei q ele serve para muuuiitas meninas. Eu, particularmente, detesto pavões. na verdade, os pavões têm alma de urubu, pq por dentro são negros, vazios, não enxergam nada além deles mesmos. Eu, sendo uma leoa,estraçalharia um pavão na primeira patada. E também não sou muito chegada a rabinhos empinados. Um pavão definitivamente é muito excêntrico e pequeno pra mim. Prefiro o leão. Discordo do macho de respeito nesse ponto. Acho q os metrossexuais são diferentes dos pavões. Os pavões não tem consciência do seu vazio e tentam suprí-lo com a vaidade. Não é uma escolha,é uma defesa. O metro não. Ele se enxerga e muito bem. Ele escolhe se vaidoso. Ele não é só vaidoso. Ele pode ser vaidoso, inteligente, educado etc... macho, me dê uma resposta aí do topo da cadeia..rs bjs pra todos.

Monica Guinle disse...

Barbara, leoa, maravilhoso comentário!!
Cla, eu to mais devagar por que to com a pequena de férias, então tá punk conseguir escrever. Amanhã tem texto do Macho. aguardem. bjs

Anônimo disse...

pergunta para o macho: fiquei curiosa pra saber q bicho é esse q tá no topo da cadeia alimentar? Q bicho vc é?...rsrs bjs

Anônimo disse...

Bárbara:

Assim como vc eu também me vejo como Leão. Quando digo que me situo no topo da cadeia alimentar é que vejo as presas de cima e ninguém acima de mim.
bjs

Fernanda P. D. Ferreira disse...

corajosa essa tua amiga eim!
bjssss

Anônimo disse...

O homem pavão se acha tão gostoso que se pudesse ele mesmo se comia...risos.

Anônimo disse...

Monica,
amei o texto do pavão, ri muito a inveja da vaca é sensacional...
beijoca

Anônimo disse...

Coitado do pavão. Que merda, não? E a velhice do pavão? Deve ser dura. E se o pavão brochar.... E a dor de barriga do pavão? Pavão chora? Eu acho que a alegria do pavão é "inatingível". Lamento mesmo. O pavão nunca será pleno. Pavão deve esticar daqui, aumentar dali........ Tô fora. Confesso que do leão eu gosto, ahhh mais gosto mesmo.... Esse texto me lemnbrou um pouco a teoria do Eneagrama... Vocês conhecem? Não tem uma relação direta, mas também trata de tipos. Eu sou do tipo 8!!! Monicatsons, você tá arrebentando! Que poder e criatividade. Outro dia li um fantástica livro de mkt chamado a Cauda Longa e lembrei muito de vc. Depois te explico. Precisamos te promover pra começar a fazer PALESTRAS! Isso mesmo. Bj, Bruna.

Anônimo disse...

Coitados, homens pavões!,foram mal trabalhados pela mamãe que imprimiram neles estas falsas verdades. Pena que muitos estão tão convictos que são só isso que resolveram atacar querendo se igualar à mulher para não se perder por completo, absorvendo pelo menos algumas coisas que para nós mulheres são vaidades passageiras mas que não prejudicam o futuro, enquanto que eles... quem é que quer uma bicha velha? já uma mulher experiente, até os gatinhos a querem. Abraço!