sábado, 5 de julho de 2008

Traídos e Traidores

Quando a traição é descoberta numa relação a 2, de duas uma: ou o parceiro traído não perdoa e a relação se rompe, ou há uma injeção de libido e a relação se fortalece.
Aprendi isso com meus pacientes, traídos e traidores, por que eu mesmo pertenço à primeira categoria, não tenho a divina capacidade de perdoar. Mas já vi muitas vezes relações mornas recobrarem o tesão após uma traição. É como se a traição fizesse o homem e mulher se sentirem desejados novamente. Ver aquele que traiu como objeto de desejo alheio por mais que doa, restabelece o tesão. Isso acontece e é difícil de admitir, até mesmo para si, mas já ouvi inúmeros depoimentos de que o sexo entre o casal melhora.
Ninguém explorou melhor este tema do que Nelson Rodrigues. Tem um conto em especial chamado Casal de 3 que é maravilhoso. Nele o casal vive há anos um casamento morno, até que um dia, o marido leva um amigo para almoçar. O amigo vira amante da mulher e o casamento esquenta novamente. O amante vira aquele que mantém o casamento aquecido. O marido é o típico corno manso, faz vista grossa, até por que está se beneficiando do chifre. “A vida Como ela é”.
Acredito que quem ama poupa o outro e quando trai, faz bem feito. Não expõe o parceiro ao papel de corno, até porque a traição,acredito eu, é uma questão de quem trai e não de quem é traído. Pode até acontecer de ser um sintoma da relação, mas não acredito que a traição só ocorra em relacionamentos falidos. E se a necessidade parte de quem trai, então que este arque com as conseqüências, incluindo a culpa. Mas há sempre aqueles que não conseguem administrar a culpa e vão buscar absolvição no ser traído. Aí é sacanagem né? Investigue internamente, descubra o que está procurando, vá fazer terapia, mas poupe seu parceiro desse sofrimento. Até por que a imaginação é mais cruel do que a realidade. Fará o traído imaginar cenas do ser amado se enroscando ao corpo alheio ou lançando aquele “olhar ternura” tão conhecido entre os 2.

Eu gosto muito daquele ditado que diz: “o que os olhos não vêem o coração não sente” Quando ainda há amor, mesmo que pouco, mesmo que fraternal, o outro deve ser poupado. Se foi capaz de trair, que faça entre 4 paredes, pois pior do que ser corno é ser corno público. Não expor seu companheiro é o mínimo de respeito que se pode ter.
Não condeno, nem julgo, mas acho injusto esse acordo de liberdade pra mim, prisão pra você. Se a relação suportar a “entrega partilhada”, ou se os envolvidos não curtem a relação monogâmica, há um acordo entre as partes e beijar outras bocas, então, não consta como traição. Mas, se ao contrário, há um acordo de segurar a onda, e só dividir fluidos corporais entre os dois, aí o buraco é mais em baixo.

Só há traição quando há amor, caso contrário, trair o que?
Há aqueles que amam e traem, os que não sabem se ainda amam e se colocam à prova para descobrir, há ainda os que traem por medo de amar demais e os que morrem de medo do abandono ou da solidão e traem para ter sempre uma carta na manga. Caso seu amor titular lhe dê um pé na bunda, já tem outro no banco reserva. Há os que precisam testar seu poder de conquista e fazem traições corriqueiras, e há o tipo mais doloroso de traição, quando seu parceiro/a se apaixona por outra pessoa. Essa é uma traição que dilacera.

Há uma relação triangular que se estabelece com a traição. Não dá pra esquecer que praticamente aprendemos a amar triangulando com pai e mãe. Este é o nosso triangulo afetivo primordial. Pode ser que a traição reedite essa situação, colocando o sujeito no lugar do preterido, do culpado ou do disputado. Bom, mas isso também pode ser maluquice da cabeça de uma terapeuta... Mas essa já é uma outra história.....

28 comentários:

Anônimo disse...

: gente, este texto veio na hora h!!!!!!! fui traída estou me sentindo um ó... mas tbm acredito q traição so existe qdo nao ha amor.......e vc esta totalmente sem compromisso com nenhhuma das relações> my case!

num relacionamento de amor, verdadeiro > qq desvio é sentido como imensa traição!
bah...
bjom

Anônimo disse...

acredito que existem facetas da traição, tal como diz o texto...já tive casos no escritório de pessoas que me procuraram para se separar alegando traição e, sinceramente, na conversa, consegui dissuadir a uma mulher em não se separar...não que isto tenha reacendido a "chama" da paixão, mas, sim, trazendo ela a responsabilidade para com a relação...tive outro caso em que a mulher foi tão elevada espiritualmente(sim, acho que só neste caso há a capacidade de se perdoar) que ela manteve o seu Homem em casa...fez mta terapia e conseguiu encontrar um ponto de equilíbrio...ah! eles têm filhos...traição é só mais um teste para nossa vida, um percalço que surge e que deve reforçar a nossa vontade de viver, já que não podemos ser simbioticos como muitos e muitas são...bjs, do Figura

Anônimo disse...

Moniquinha:

ótimas colocações especialmente quando diz que a traição é uma questão de quem trai e não de quem é traído. Concordo também que a traição não ocorre somente em relacionamentos falidos. Isso é fato e exemplifico afirmando que a maior parte dos homens não considera traição fazer sexo ocasionalmente com uma profissional. Deixo duas perguntas para as mulheres: é possível acreditar que a traição masculina quando feita nesses moldes não acarreta em qualquer perigo para o relacionamento oficial? É possível acreditar na famosa e ("incompreendida") traição "por esporte"? Leia-se: traição sem qualquer envolvimento que não seja sexual.
beijos e parabéns pelo dinamismo nas matérias.

Anônimo disse...

Mônica Mezzenga,


O site tá exelente, belos temas e debates, e os textos deliciosos.
Vai bombar geral!!!!!
Tem que botar o Gino pra ler tudo!!
Parabéns.


Bjs,
P

Monica Guinle disse...

Macho, acho difícil a mulherada engolir esse papo de "meu coração é seu mas meu corpinho é de todas". rsrsrs. Mas tb acredito que se o acordo for bilateral todos podem se beneficiar. Quero saber como fica o espírio esportivo masculino ao saber que a mulher pulou o muro rapidinho mas foi só sexo?rsrsr
Acho que no universo feminino tem de tudo, desde a mulher que fica irada se encontra uma simples playboy, até aquela que não liga se o cara encarou um surubão.
Acredito que para as mulheres em geral,a traição emocional sem dúvida alguma é muito pior do que a física. super bj
Monica

Anônimo disse...

Adorei,
Você Tá demais com esse blog,continue me avisando pois além de bons textos,fazem com que nós reflitamos sobre nós mesmas.
Bjs,Pat.

Anônimo disse...

Adorei o texto!
Falar de traição é algo muito dificil!!!
Um grande beijo
Fernanda Falcão

Anônimo disse...

:num relacionamento de amor verdadeiro qq ato desviado n pode ser revogado...é anulada na hora a relaçõ..tbm pertenço a tua hipotese..a admiração acaba, o amor vai fluindo ladeira a bxo....rs!

bom dia p vc, otimo domingo!
;)

Anônimo disse...

Concordo com vc qd diz que a imaginação é pior que a realidade. Qd me vi traido as cenas da traição ficavam rodando na minha cabeça. Foi sórdido!
Foi um pesadelo sem fim.
parabens pelo texto. Vc aborda temas muito difíceis o que é muito bom.

Anônimo disse...

desenvolve esse tema do triangulo.Não entendi direito mas fiquei bem interessada. bjs

Unknown disse...

Em resposta ao macho:
Na minha humilde opinião, há uma grande diferença entre fidelidade e lealdade. Saber distinguir essas duas virtudes é o mais importante, porque pra mim o que caracteriza a traição é a deslealdade! Fazer sexo com uma profissinal ou se envolver sexualmente com outra pessoa dependendo do motivo pode-se colocar na categoria infidelidade.
Aí a conversa já é outra!Perdoável, não sei, mas compreensível talvez!
Beijocas

Anônimo disse...

Que bom que vamos ter esse tema aqui no blog. Já fui 2 pontas desse triangulo a que trai, a que é traida, só não fui amante ainda!
trair é uma merda por que nunca se vive tudo por inteiro, e ser traida é pior ainda. dÁ UMA BAIXO ESTIMA QUE TE DERRUBA.
Belo tema. Parabens.

Anônimo disse...

Mesmo em uma relação aberta..acordada a liberdade bilateral..não há sangue gelado de barata que suporte ver o outro nos braços de outras!
Nessas horas não tem Fernanda Young, Clarice Lispector...nimguém que te faça sentir melhor...moderna, independente..
Quando se tem envolvimento emocional, mesmo numa relação distante, livre,...o sangue esquenta, a estima se esvai, a intranquilidade compulsiva se estabelece...trair,ou ser traída tanto faz..é ruim demais..o que os olhos vêem.. o que a cabeça imagina.. o coração sente..é fato!e a relação nunca mais será a mesma..

Anônimo disse...

amei o blog!!!
Parabéns.
bjs Roberta

Anônimo disse...

Geeeeeente esse blog ta demais: é medo, corno, traição....
To a-man-do!!1
bjs

Carolina disse...

Fofuxaaaaaaaaaaa...tô chocadaaaaaaaa...realmente o BLOG não precisa mais ser divulgado...está cada vez mais incrível,assunto para todos os gostos,sexos e idades...meu Deussss!!Imagino que isso tudo deve estar sendo muito bom pra você,poder partilhar tantas coisas com tantas pessoas diferentes...que orgulho irmãzinha!!Tamu junta,sempre!Muitos beijos da sua incrível irmã...Cal.

Anônimo disse...

Caramba, que tema é esse.... Uiii.
E engraçado ver que pessoas diferentes em todos os sentidos, temem o mesmo, se parecem pra caramba. Sejam os traídos ou os traidores, sei lá. Acho que não consigo comentar o assunto... Morro de MEDO (tema anterior) dos 2pólos. Concordo plenamente com o "o que os olhos não vêem...". Foda... Complicado, sabia? Mais uma coisa eu acho... estou casada e muito feliz, mas já passei por poucas e.... nunca se sabe o dia do amanhã...e "só entre quatro paredes"....ou entre as "quatro paredes do próximo coração" para saber, né? Então a única coisa que estou aboninando no momento são as críticas e os malditos julgamentos. Gosto de conversar com as amigas e amigos que não me julgam. Enfim, quem viver verá. Quem me conhece sabe que sou SUPER romântica e careta, mas não julgo muito. O "papo" do "pai e mãe" confesso que não alcanço Monicatsons...mas vc deve saber do que está falando. Sobretudo, acho que cada um tem seus limites, tem o dever de ser feliz....por ora, é isso o que acho. Muitos beijos, Bruna.

Anônimo disse...

Nossa vc falou uma coisa que eu sempre fiz. Amava meu namorado mas deixava um sempre na manga, ficava alimentado coisas por fora por puro medo de ser largada. já havia falado disso em terapia e agora caiu a maior ficha. Nossa. Obrigado Bjs

Anônimo disse...

A traição acaba com a cumplicidade do casal. instaura uma desconfiança que vai minando tudo. a vida a dois vira um verdadeiro inferno.Eu sou como vc nao tenho a capacidade de perdoar, mesmo havendo amor.Qt maior o amor, mais dolorosa é a decepção.
Obvio que saber que o cara transou com uma prof afeta de froma diferente, mas afeta. Pra mim dá um certo nojo. desvaloriza o sujeito.
obrigado por abordar temas tão difíceis. este blog está sendo uma revelação pra mim.
parabens, pelo conteúdo.

Amelia Clark disse...

GENTE! Confesso que nao tenho "bala" pra comentar tanto esse assunto... já traí e já fui traída... mas acho que sempre depende das circunstancias né... ficar com a mesma pessoa durante toda a vida acho que é um pouco irreal. Eu entendo a fraqueza do ego, da carencia, da necessidade de ser olhada de forma diferente, da necessidade de despertar desejo, de sentir prazer. Tenho ela em mim por isso entendo quando o outro tem também. O respeito é que é o mais importante, nao a fidelidade né? Quer dizer, a falta de respeito é que é a verdadeira infidelidade na minha opinião...
Beijos enormes Monica querida!!

Amelia
www.expedicaoaguasdobrasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu sempre traí. Não sou mulher de um homem só, mas como vc mesma diz, faço bem feito, entre 4 paredes. Poupo meu amor. Acho que funciono que nem homem, preciso de sexo por fora, isso me mantem viva e mais amorosa com meu namorado. Não culpo os homens que fazem isso, mas acho que deve-se negar ate a morte.
adorei o texto parabens

Anônimo disse...

Resposta para o macho de respeito:
só posso falar por mim;bom, se eu descobrisse que um homem q eu amo tivesse ido pra cama com uma "profissional" provavelmente seria menos doído do que descobrir que ele estava tendo um caso com uma outra mulher "não profissional".Menos doído do ponto de vista do "coração"(desculpa a pieguice, mas não tem outro termo) pq com outra não profissa,o envolvimento emocional poderia acontecer mais facilmente. Mas,falar de perdão mesmo, para os dois casos, é muito difícil. Eu estou sendo traída do mesmo jeito. Só que na segunda opção a traição é mais dolorosa,visto que não sou mais amada.Muito pelo contrário, estou sendo enganada por um homem que não me quer mais. Pegando o gancho da resposta e agora falando sobre traição de um modo geral, não acho q somos todos santos, que só pq amamos o outro não podemos sentir desejo por segundos e terceiros. Mas, pô, vamos lá, se eu amo alguém devo duas coisas a esse cara: respeito e confiança.Eu acho que isso é o que nos "salva" dessa prisão que é a traição(pra quem trai, q vai ter q viver com isso pra sempre. Ah, e por favor, como sabiamente mandou a Mônica, aguente e não envolva o parceiro nisso pq aí a sacanagem dobra à décima potência). Quem ama cuida...rs. bjs

disse...

Ser traído é uma M! Não tem outra definição. Você se sente um lixo quando descobre, fica meses, até anos tentando arrumar uma desculpa para explicar o porque aquilo aconteceu com você, com a relação. O mais incrível? O mundo não congela por um único segundo para você ter tempo de simplesmente ficar jogado debaixo das cobertas chorando e se lamentando. Você tem que trabalhar como sempre, viver como todos os dias...
O bom é que uma hora a dor do traído passa. Vira história. "O que não mata, te faz mais forte."

Acho que sou a She-Ra!! ;-)

BJKS!

Anônimo disse...

MONICA,

MUITO BOM SEU TEXTO. REALMENTE OS MOTIVOS PARA TRAIR SÃO INÚMEROS MAS O IMPORTANTE É NÃO MACHUCAR AQUELA PESSOA COM QUEM DIVIDIMOS A VIDA . SE ESCOLHEMOS ALGUÉM PARA VIVER E COMPARTILHAR OS MOMENTOS TEMOS QUE RESPEITAR ESSA PESSOA E PROTEGÊ-LA DE TUDO E DE TODOS. NÃO PODEMOS JAMAIS EXPOR ESTA PESSOA AO RIDÍCULO, AO FATO DE SER TRAIDA E TODOS FICAREM SABENDO. NÃO DEVEMOS TRAIR QUEM ESCOLHEMOS. AFINAL FOI UMA ESCOLHA E NÃO UMA IMPOSIÇÃO. VIVEMOS EM UM MUNDO TOTALMENTE LIVRE E SE HOUVER VONTADE DE TRAIR TEMOS QUE TRABALHAR O PORQUE DISSO, CONVERSAR COM O PARCEIRO E TENTAR RESOLVER DE MANEIRA ABERTA . É O DIÁLOGO QUE RESOLVE AS COISAS . A PARTIR DESTE DIÁLOGO CADA UM PODE RESOLVER O QUE VAI FAZER DALI EM DIANTE, MAS SEM TRAIÇÃO . O IDEAL É ANTES DE TRAIR TENTAR TERMINAR UM RELACIONAMENTO ATÉ PORQUE SEMPRE ALGUÉM QUE VOCE GOSTA MUITO VAI SAIR MACHUCADO DEMAIS E NINGUÉM MERECE ISSO PRINCIPALMENTE DE QUEM ENTREGOU PARTE DE SUA VIDA . NA VIDA NÓS DEVEMOS PLANTAR E COLHER BONS FLUIDOS E AS PESSOAS COM QUEM NOS RELACIONAMOS, SEJA NO CAMPO DO AMOR OU NA AMIZADE, DEVEM SER CULTIVADAS . TEMOS QUE COLECIONAR AFETOS E PARA ISSO NÃO PODEMOS TRAIR AS PESSOAS . AFINAL É MUITO BOM U7MA PESSOA PARAR E PENSAR QUE NÃO LEMBRA DE NINGUÉM QUE NÃO GOSTE DELA. IMAGINA QUE RUIM PENSAR... FULANO/A ME DETESTA ATÉ HOJE PORQUE EU TRAI ELE/A, O OUTRO TB ME DESESTA PORQUE EU FIZ AQUILO COM ELE/A ETC... É MUITO RUIM COLHER DESAFETOS. E ESTA HISTORIA DE O QUE OS OLHOS NÃO VÊEM O CORAÇÃO NÃO SENTE É MUITO BONITA MAS DEIXA UMA CULPA DENTRO DA GENTE , UMA CARGA NEGATIVA , UMA GRANDE M... . É FACIL FALAR MAS SOMOS HUMANOS E GUARDAR CULPA É DIFICIL PARA QUEM TEM CERTOS PRINCÍPIOS.
BEIJOS

HEYDER

Anônimo disse...

existe, na minha opniao, um complicador na questao traicao, o fato de que o ser humano nao eh monogamico. Mas acredito que mediante uma balanca de perdas e ganhos o ser humano pode sim se dedicar a uma relacao com uma pessoa so. O que nos leva a outro tema o fato de que as pessoas nao sabem terminar uma relacao, seja por inseguranca seja por uma questao de conveniencia (filhos, casa etc). Nao to falando que eh facil tambem... quem sou eu...
Mas nao concordo com a quebra de acordo que existe entre duas pessoas que deveriam ser antes de qualquer coisa amigas. Questao dificil mesmo... Parece ate que a monogamia eh uma briga que a gente entra sabendo que vai perder.. talvez caiba mesmo a nos discutir um novo molde de relacao ao inves de tapar com a peneira a nossa incapacidade de lidar com os nossos instintos...

Anônimo disse...

existe, na minha opniao, um complicador na questao traicao, o fato de que o ser humano nao eh monogamico. Mas acredito que mediante uma balanca de perdas e ganhos o ser humano pode sim se dedicar a uma relacao com uma pessoa so. O que nos leva a outro tema o fato de que as pessoas nao sabem terminar uma relacao, seja por inseguranca seja por uma questao de conveniencia (filhos, casa etc). Nao to falando que eh facil tambem... quem sou eu...
Mas nao concordo com a quebra de acordo que existe entre duas pessoas que deveriam ser antes de qualquer coisa amigas. Questao dificil mesmo... Parece ate que a monogamia eh uma briga que a gente entra sabendo que vai perder.. talvez caiba mesmo a nos discutir um novo molde de relacao ao inves de tapar com a peneira a nossa incapacidade de lidar com os nossos instintos...

Monica Guinle disse...

Duda, concordo totalmente com vc. Acredito que a grande questão que nos impede de construir relações num novo formato é a posse. Adminstrar o que eu chamei de "entrega compartilhada'. Pensamento bem aquariano né?rsrsrs Liberdade, igualdade, fraternidade, total. super bj

Anônimo disse...

Que bom!!!