quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Matrioscas


Estou com uma imagem na cabeça que não vai embora. Acabei de usá-la com uma paciente e quero dividir aqui com vocês.
A imagem é uma Matriosca. Pra quem não conhece, são aquelas bonecas russas que abrigam várias outras em seu interior. Convivi com essas bonecas desde pequena, e pra mim sempre foram extremamente fascinantes. Adoro o encaixe perfeito dos desenhos e o barulhinho da madeira roçando enquanto elas se abrem..
Hoje buscava no meu imaginário algo que pudesse expressar uma imagem de riqueza inexplorada, o quanto de recursos essa pessoa tinha e não estava usando. Sabia que se ela investigasse internamente encontraria tudo que precisava para quebrar antigos padrões que a estavam deixando infeliz.
Eis que surgem as matrioscas. Perfeito! Somos todos matrioscas, penso eu.
Temos uma carcaça maior, a grande matriosca, que funciona pra nos apresentar ao mundo e abrigamos em seu interior uma infinidade de recursos que as vezes estão escondidos até de nós mesmos.
Matrioscas ilustram as camadas da nossa personalidade. Para ter acesso a personalidade seguinte, preciso ter coragem de me abrir para novas possibilidades. Para acessar os recursos internos preciso ousar, quebrar velhos padrões de comportamento. Assim emergirá uma nova matriosca. O melhor é que esta abrigará ainda em seu interior outros recursos a serem explorados.
Trouxe agora de viagem um imã de geladeira que são Matrioscas Frida Khalo. Minha fantasia é que essa mulher precisou usar muitos de seus recursos internos para superar as porradas que a vida lhe deu. Não tenho dúvida, olhando seu quadros, que ela foi abrindo camada a camada, matriosca a matriosca, numa grande explosão de recursos, o que lhe possibilitou criar quadros tão ricos e coloridos. Sou fã da pintora e das Matrioscas, encontrar essa fusão foi sensacional.





3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa e que um fusão hein?! Genial!

Tudo a ver o link que você fez da Frida Kalo com as Matrioscas! Tenho a mesma fantasia que você sobre ela. Realmente, para realizar coisas tão belas em meio a tantas porradas na vida com certeza ela precisou acessar MUITO os seus recursos e suportes internos. Eu a admiro! E certamente ainda tenho um montão de bonequinhas para descobrir rs que não faço idéia que existem. Vamos lá! Estou aberta e que venham as possibilidades rs.

Adorei o texto! Nem preciso dizer o quanto amo a sua criatividade né?!

Um beijão!

Anônimo disse...

Querida, vejo a Matriosca como facetas da nossa Vida, cada fase...se quisermos, podemos resgatar a nossa pureza chegando a última boneca mediante do desencaixes, com aqueles barulhos que podem as vezes irritar, dependendo da vontade ou interesse que tem em ir lá no fundo...beijo, Figura

Anônimo disse...

Muito bom saber que podemos nos redescobrir a cada dia, mudar os padrões, surpreender e escutar:
"- Ué, que novidade é essa? Você não é assim!!!???"

Lembrar sempre: Você é como você quiser ser, seja livre e mude de couraça sempre que queira...um grande beijo Flay