terça-feira, 25 de novembro de 2008

Olhar Estrangeiro

Como é bom viajar!
Exercitar o olhar estrangeiro me fez refletir sobre a minha vida, minha cidade, meu país.
Estar num país tão próximo com uma cultura tão parecida me possibilitou olhar para nossa realidade de forma diferente.
Buenos Aires está a 3 horas de avião daqui. É um país vizinho, dá uma sensação de visitar um primo de segundo grau.
Como nós, passaram por ditaduras, fizeram abertura política e prezam a família mais que tudo. Isso para citar as semelhanças.
Os portenhos não consideram Buenos Aires segura, mas pra uma carioca como eu, o clima era de segurança total. Andei a pé pela cidade inteira, peguei metrô, trem e me senti completamente à vontade. Peguei um trem na estação do Retiro, onde atrás tem uma favela, e o clima era super ameno. Longe de ser aquele climão pesado que temos por aqui.
A estação era linda apesar de mal conservada. Gente de tudo que é tipo, cor, cheiro circulava por ali. Gente fazendo cinema independente, crianças correndo, gente com pressa e muitas famílas juntas, o que me surpreendeu. Aliás, como vi homens sozinhos andando com seus filhos, empurrando carrinho, ou sentados num café enquanto seu bebe dormia no carrinho a seu lado.
Viajo pra conhecer lugares e principalmente pra beber um pouco do modo de vida alheio. Sem dúvida, o que mais me intriga são as pessoas. Respirar o outro, perceber sua forma de andar, de beijar, de se arrumar e o que mais me enriquece.
Acho que essa viagem ainda renderá algumas considerações.... por hoje é só pessoal.
Senti saudades de estar por aqui.
Beijos e boa semana

2 comentários:

Fernanda P. D. Ferreira disse...

viajar é tudo de bom mesmo!
bjs

Anônimo disse...

Monica!!!!!!!Vem observar o Chile!!!!!!!!!!Bjus Flavinha