segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Gênio da Lâmpada


Vocês lembram da história do Aladin? Aquele cara que encontra uma lâmpada mágica, onde morava um gênio que lhe concede 3 pedidos? Eu amava esta história quando era criança e ainda hoje brinco com a imaginação me perguntando o que pediria ao Gênio. Esse é um ótimo exercício para conectar com o desejo. Vira e mexe uso lá no consultório. É uma forma lúdica de ampliar nosso repertório emocional.
Pois é, minha filha está estudando o mundo árabe na escola e lá fizeram um muro com os desejos de todas as crianças. 75 crianças entre 6 e 7 anos fizeram seus pedidos:
“Quero voar” “quero todas as cartas pokemon” , “ “quero ser cantor e ator”, “quero ser famosa”... Minha filha pediu um jardim mágico, fiquei toda feliz!Um amiguinho mais engajado, desejou o fim do aquecimento global. Essa é a turminha que estará encabeçando o mundo daqui há 20 anos.
Muito bacana enxergar a vida através desses pequenos olhos, e perceber que em seus desejos, a fantasia e a imaginação estão tão presentes.
Em que momento deixamos de acreditar que podíamos ser tudo aquilo que queríamos? Como se dá esse desencantamento? Quando tiramos os óculos que nos permite ver o mundo com essa riqueza de possibilidades?
Eu me rebelo contra a caretice de uma vida em preto e branco. Gosto de ver o mundo através desse olhar. Isso me renova. Não sei se vocês se lembram, mas quando Peter Pan leva Wendy e seus irmãos pra terra do nunca eles vão voando. E para voar, ele ensina: basta ter pensamentos felizes!
Hoje, eu tô lúdica a Vera, eu sei! De fato, esse muro de desejos me fez pensar e desejar viver num mundo melhor. Comecei a perceber que não há como fazer isso sozinha.
Trouxe aqui pro blog a idéia de fazer um muro com nossos desejos. Despertar para o simples querer. Basta escrever aí nos comentários um de seus desejos.Vamos lá?
O que você pediria ao Gênio da lâmpada?


13 comentários:

Anônimo disse...

nossa, tanta coisa...mas hoje penso no meu futuro mais proximo e peço que meus projetos atuais se realizem (você sabe qual) e que eu tenha uma vida prospera. Não so de dinheiro, mas de amor, sucesso profissional pra que eu possa dar o melhor pro meu futuro.

MR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Monica,

Eu pediria pra voltar a ser criança e nunca mais crescer...exatamente como acontece na Terra do Nunca.
Muito engraçado você postar esse texto...ontem por coincidência ou não, dormi assistindo o filme do Peter Pan (não...não foi o desenho. Foi o filme mesmo! Lindooo...nunca tinha visto) e simplesmente dormi pensando em como eu era encantada com essa história, como eu me imaginava nela e chegava a sentir minhas mãos enlaçadas nas mãos do Peter Pan e o vento no meu rosto quando “a gente” voava...deitava sem sono só pra fechar meus olhos e criar minha história que por alguns minutos era tão real, tão real que me dava frio na barriga (eu era louca pelo Peter)!

Criança é maravilhoso...fico viajando nas minhas sobrinhas e nas “tiradas” delas...morro de rir. Falam com a maior espontaneidade que pode existir na vida, choram e riem quando dão vontade. Não cerceiam seus sentimentos, são inteligentes de dar medo e o maior barato pra mim é quando escuto elas brincando sozinhas e criando histórias mirabolantes da mesma forma que eu fazia quando era da idade delas...que D-E-L-I-C-I-A!

Até virei pra minha mãe ontem depois desse filme (ela e mais 2 sobrinhas estavam assistindo o filme comigo) e falei: mãe, queria voltar a ser criança! Mas não, não sou mais uma criança...tava eu lá deitadinha, com uns florais e ¼ de rivotril na cabeça (só floral não deu) pra dormir que nem um “anjo”! Mas tudo bem...não posso reclamar da minha vida. Problemas temos e as vezes é até divertido administrá-los.

Bom...to vendo que a hora dos desejos é agora...falei em voltar a ser criança. Seria maravilhoso realmente mas vamos pensar pra frente, né?
Pediria ao meu querido Aladin (são 3 né?):

1) Muita saúde para mim e pra quem eu amo (principalmente);
2) Sabedoria pra amar nessas épocas de tanto desamor e desapego;
3) Muita paixão pra me impulsionar em tudo...

Aladin???? Tá aí ainda??? Posso só mais um???

4) Mesmo já adulta jamais deixar de acreditar nos meus sonhos...NUNCA!

Beijos, Joana

Anônimo disse...

Nossa! Eu teria uma lista imensa de pedidos pro gênio, mas se ele só pudesse me conceder 3 eu pediria o fim da desigualdade social, o fim das guerras e o fim das drogas, porque tudo o que está relacionado a dinheiro e poder gera violência!
Eu não aguento mais ler e assistir os jornais!
Não é demagogia!
Enquanto peço pelo fim da desugualdade eu penso em mim, na minha família e meus amigos!
É isso!
Beijocas

Anônimo disse...

Meu desejo é ser feliz. pra isso preciso que as pessoas que eu amo estejam com saude e minimamente bem.
Preciso do mínimo de harmonia a minha volta. Desejo que as pessoas evoluam e tenham mais amor ao próximo.
Desejo que muitas pessoas leiam seu blog e formem uma enorme corrente de bons desejos.
Parabens pela iniciativa.

Anônimo disse...

Oi Monica, parece que minha síndrome de Wendy contagiou GERAL!!!rsrs
O meu mais profundo desejo, que habita meu coração e meus pensamentos desde criança é de um mundo inteiro sem fronteiras, onde todos os seres humanos vivem como uma grande família, exércitos e exércitos de pessoas cheias de amor, respeito e compaixão.
Como diria Robert Happe, nosso sistema passou do dogma religioso para o dogma econômico, onde o ser humano tem que "pagar" o preço da sua liberdade para ser feliz.
Sonho com um mundo onde todas as atenções estão voltadas somente para o amor, e a humanidade inteira busque junta, enfim, o sonho de todos os indivíduos. Porque estou certa de que este sonho não é só meu: o universo inteiro uma imensa família, onde todos se sentem amados e seguros, porque todos são amigos! Com Peter Pans e Capitães Hook de braços dados e tudo!!
bjs
Patty

Anônimo disse...

Moniquinha, tem que ser só 3 desejos? Porque se forem só 3 não terei opção e cairei no poço comum que grita por justiça social, paz e amor no mundo. Mas se o gênio for gente boa, e puder fazer uma pequena lista, acho que pediria para mim a capacidade de curtir o hoje, viver o presente sem me estressar tanto tentando minimizar os riscos do futuro. Ser feliz pelo que tenho e sou hoje.
BJKS!

Anônimo disse...

Muitas coisas, vou dizer apenas algumas delas, poque tudo não iria caber mesmo rs:

- Continuar sendo feliz, e até mais, porém num mundo mais generoso, sem tanta maldade e violência.

- Viver sempre cercada de amor.

- Sucesso profissional

- Muita, muita, mas muita saúde, o fim de várias doenças horrorosas, todo mundo ia morrer de velhice só!

- Poder tocar as nuvens e perceber feliz da vida que todas elas não passam de um montão de algodão doce gostoso.

- Como queria voar.

- Poder respirar por hs embaixo d'água sem ajuda de equipamentos.

- Ter superpoderes nas mãos (como um raio laser de cor lias ou roxo é claro, a cor da prosperidade) pra tirar tudo qto é enegia ruim das pessoas e dos lugares e ir voando como o Superman pelo céu, jogando tudo de ruim em algum lugar inabitável. O lixo do espaço kkkkkkk, ia jogar tudo lá, depois iria reciclar a ruindade toda (viajei nesse kkkkk).

- Uau, o Brasil agora é primeiro mundo e os EUA, oh coitados, estão devendo uma grana preta pra gente. Péssima época pro Obama kkkkkkkkk. Mal foi eleito e já tem uma dívida externa gigantesca.

- Queria mais outros 2 poderes: Qdo eu sentisse preguiça de voar, queria me teletransportar pros lugares e também dar um estalinho com os dedos no ar e pronto, já estaria arrumada, maquiada em 3 segundos (era só antes eu imaginar a roupa e o estilo que queria usar no dia). Tipo Feiticeira...poderia mexer o nariz tb ao invés de estalar os dedos, tb seria bem legal! rss. Meu namorado adoraria esse poder, ele nunca mais iria mofar me esperando.

- Produzir dinheiro enquanto durmo e depois distribuir por aí para as pessoas pobres, necessitadas, tipo um Hobin Hood moderno, futurista.

- Ver Deus e falar com ele. Ou pelo menos ouvir sua voz. Queria fazer algumas perguntas curiosas pra ele.

Isso é só pra vc ter uma noçãozinha pequena do pq tenho insônia kkkkkkkkk. Mto fértil a imaginação.
Penso demais, logo não durmo nunca!
Beijos!

Anônimo disse...

Ahhhhh também quero pedir para o Gênio da Lâmpada fazer eu parar de comer palavras ao escrever, correndo que nem uma louca(principalmente a letra R), pq o cérebro tá cinco mil vezes mais rápido do que os dedos kkkkkkkkk.

Estou mega infantil hoje rsrs

Beijocas.

Anônimo disse...

Ahhhhh também quero pedir para o Gênio da Lâmpada fazer eu parar de comer palavras ao escrever, correndo que nem uma louca(principalmente a letra R), pq o cérebro tá cinco mil vezes mais rápido do que os dedos kkkkkkkkk.

Estou mega infantil hoje rsrs

Beijocas.

Anônimo disse...

01) Comer um pacote de bisboito Bono de doce de leite agora sem engordar uma grama - meu apetite tá mega;
02) Que o problema (alguma coisa de ar condicionado) que tá dando no meu carro simplesmente sumisse;
03) Ter uma máquina de ultra-sonografia na minha casa pra ficar vendo o crescimento do meu baby a cada minuto...
hi hi hi.
Beijos, Bruna.

Monica Guinle disse...

Bruna sensacional. Eu tb tinha essa vontade da maquina de ultra. Era como ir visitar o bebe.
bjs

Anônimo disse...

Quero a maquina de ultra sonografia!!!!!!!Moniquete estou com 11 semanas, por isso o sumiço. Bjus Flavinha