quinta-feira, 19 de junho de 2008

Ela fala, Eu soluciono

Após uma ótima conversa sobre as diferenças entre universo feminino e masculino, eu e o "Macho de Respeito" escrevemos algumas linhas. Aí vão as considerações do ponto de vista do "Macho". Em breve a versão Feminina.

Cena 1: a mulher se dirige ao marido à noite na cama e desata a falar: “amor, hoje eu fui naquela loja que te falei na Dias Ferreira, encontrei a Bia e ficamos...(cinco minutos falando sem parar)
Cena 2: o marido interrompe e responde: ahn, sei (querendo dizer e daí?, mas fazendo cara de compenetrado, realmente se importando)
Cena 3: a mulher então vai finalmente ao ponto e diz que comprou o tal vestido da Adriana Barra que ela viu no desfile não sei aonde e que tava amarradona para usar no casamento de sua cunhada...
Cena 4: o homem consente calado, esperando a bomba...
Cena 5: a mulher faz beicinho e diz que não está feliz com seu corpo e que não vai ficar bem no vestido etc... e que está tentando há seis meses perder aqueles 3 kg que nenhum homem percebe (Neste instante o marido pensa, então por que comprou?)
Cena 6: o marido não se contém mais, a interrompe delicadamente mas manda na lata: amor, se não emagrecer, faz logo uma lipo, eu pago pra você.
Esse diálogo é fictício mas poderia muito bem acontecer comigo. E, eu, macho provedor naquele instante em que disparei a “solução” não teria a menor dúvida de que estaria mandando bem pra KCT e que teria solucionado o problema dela.
Ledo Engano! Em 1º lugar fui um péssimo ouvinte. Em 2º lugar ela não pediu a solução e muito menos que eu disparasse que era caso para uma lipo...
Eu agiria nesta situação com a melhor das intenções: quero minha parceira feliz e vou proporcionar algo que solucionará a razão de seu descontentamento. Dentro do meu raciocínio de macho (leia-se, lógico e objetivo) estou constantemente configurado para a solução contínua de problemas. Os homens usam a fala e a linguagem para comunicar fatos e dados. A maioria dos homens “só fala quando e se tem algo a dizer”, isto é, quando quer comunicar fatos, dados e principalmente dar soluções. Isso cria sérios problemas de comunicação com as mulheres, porque a “conversa” feminina é outra, é um meio de se ligar à outra pessoa.
A mulher tem uma enorme capacidade de conversar e isso é uma coisa que a maioria dos homens encontra enorme dificuldade de entender. Posso estar amando, zelando, fazendo planos, mas, confesso que ainda não consigo simplesmente ouvir, sem expressar uma opinião objetiva tendente a solucionar a questão.
Li em algum lugar que desde os primórdios, as mulheres evoluíram agrupadas com outras mulheres e crianças dentro das cavernas sendo certo que a capacidade de construir e consolidar relacionamentos íntimos era fundamental para a sobrevivência de cada uma delas. Quando estavam fazendo alguma atividade, as mulheres falavam o tempo todo, como uma forma de se manterem unidas. Já os homens evoluíram perseguindo alvos móveis, pescando ou caçando e estas atividades exigiam como até hoje exigem, um silêncio eloqüente, porque, do contrário, espantariam a presa.
Traçando um paralelo com a mulher moderna, quando ela sai para fazer compras, ainda consegue conversar o tempo todo. As mulheres não precisam de um motivo para falar, muito menos de um propósito específico. Falam simplesmente para estarem conectadas. Fico realmente impressionado quando vejo duas mulheres passarem o dia inteiro juntas e depois ainda falarem por uma hora ao telefone. A reação comum do homem, incluindo a minha, não pode ser outra: “vem cá, não deu para esgotar o assunto durante o dia que passaram juntas?”
Naquele famoso livro “Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor” existe uma afirmação baseada em pesquisas que mostram que o cérebro feminino pode produzir, sem esforço, de seis e oito mil palavras faladas por dia. E sabe qual é a produção masculina? De duas a quatro mil palavras. Em horas contínuas de falação, (14 horas úteis computando que dormimos oito horas, tomamos dois banhos diários calados e dirigimos sem falar no celular), nós homens nos calaríamos às 16:00, enquanto elas iriam até às 23:00. Haja assunto!!!!!!!!!!

Voltando ao tema, confesso que sou um profundo admirador do universo feminino e tenho a plena consciência de que um bom homem tem que saber escutar quando uma mulher fala. Não quero parecer egocêntrico para que você ache que somente sou capaz de concentrar-me em problemas e interesses sob o meu ponto de vista (objetivo e solucionável). Entretanto, é importante que a mulher tenha em mente que é muito difícil alterar nossa natureza, nosso racional e implementar de uma hora para outra a habilidade de somente ouvi-la sem contrapor uma solução, opinião, ou uma forma de resolver de uma vez o problema. Pode parecer fácil pra você, mas, para mim vai ser o 13º trabalho de Hércules.
Quero melhorar como homem, quero ter a paciência para somente ouvi-la interessadamente e sem opinar, pois acredito na máxima universal de que“ Um homem que não sabe ouvir uma mulher vai acabar por deixar de a ver, para sempre”. Como sei que o caminho para uma mudança é árduo, me dei cinco razões para lembrar de sempre escutá-la: 1) Porque ela gosta; 2) Porque ela precisa; 3) Porque é melhor saber o que ela pensa; 4) Porque ela fica feliz; 5) Porque sempre posso aprender alguma coisa.

Macho de respeito é propriedade de humanopossivel@blogspot.com.br Todos os direitos reservados. Não é a CEO do blog e é macho e espada de verdade, solteiro, namorando, tem 34 anos e é advogado no Rio de Janeiro.

19 comentários:

Anônimo disse...

Querida,
Seu blog esta cada dia mais gostoso! Que saudades!!!
Beijos,
Dani

Unknown disse...

Nossa, fiquei realmente impressionada com a capacidade analítica do Macho de respeito, acerca do universo feminino, visto que sendo ele um HOMEM, ADVOGADO, SOLTEIRO com 34 ANOS do Rio de janeiro, estar disposto a desejar ouvir atenta e solicitamente sua companheira é realmente digno de admiração!
No entanto admirado macho...
Talvez as suas razões para conseguir ouvir uma mulher estejam ainda muito voltadas para ela!
Quem sabe se você pudesse concentrá-las mais em você ao invés de concentrar apenas nela essas benditas razões, talvez tivesse mais sucesso em seu intento, tipo:

È apenas uma suposição...

1) Porque eu gosto;
Gosto de ouvir pessoas inteligentes, pois, pessoas que se comunicam mais tendem a ter mais conteúdo, afinal inteligência é fundamental, por isso eu estou com ela!

2) Porque eu preciso;
Interessar-se pela jornada diária de alguém que por algum motivo me despertou interesse pode ser bom para nossa relação! Afinal esse interesse não deve ter surgido apenas pelos seus belos olhos ou pela sua bunda fenomenal!

3) Porque preciso saber o que ela pensa;
Sim eu realmente preciso! Caso contrário, não como poderei acompanhar seu magnífico raciocínio?

4) Porque eu fico feliz
Fico imensamente feliz em compartilhar assuntos do dia a dia da minha companheira, ou apenas ouvi-la já que essa é a questão!

5) Porque sempre posso aprender alguma coisa.
Ah, sim! E talvez se eu pudesse trocar algumas palavrinhas também poderia dividir algo com ela e não apenas receber informações!

Por favor macho de respeito, não entenda isso como um ataque é apenas o lado feminino da coisa! RS

Mas acho que a questão do “saber ouvir” vale para os dois lados! Se ele precisa saber ouvir sobre seu descontentamento com o corpo, ela também precisa saber ouvir a opinião dele! Por mais desagradável que seja!

Saber ouvir é a chave para a boa comunicação!

Também não acho que seja o caso de alterar a sua natureza, já que pelo menos no seu caso já está evidente a sua disponibilidade para a boa comunicação entre os gêneros. E isso já basta!

Apenas só mais um comentário:

Engraçado, Não sei porque, mas ontem a noite eu estive tentando me comunicar com a Mônica, mas não foi possível, pois ela estava em uma conversa telefônica na qual a comunicação foi bastante produtiva, não é verdade?
Adorei!
Vocês formam uma dupla imbatível!

Anônimo disse...

Esse macho é o bicho!tá solteiro???

Anônimo disse...

Isso que é Macho de Respeito!

Muito bom!



Beijos e parabéns mais uma vez!

Libriana

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Esse texto me lembrou um fato engraçado acerca da curiosidade masculina sobre o fato de nós mulheres, quando em local público irmos ao banheiro em bando!Gostaria de ver o fato sob a perspectiva masculina e como esse macho é de muito respeito, gostaria de saber a opinião do ilústre comentarista!

Anônimo disse...

Prezada Marcia:

Sua pergunta é uma enigma para os homens maior do que TOSTINES. E as férteis imaginações masculinas tendem a criar explicações de todos os tipos.
Nossa difuculdade em entender é a seguinte: pensamos com a cabeça de homem e nos colocamos no lugar de vcs. Imagina se eu, macho espada vou convidar um amigo para ficar ao meu lado em pé no mictório. Como se já não bastassem os manja rolas "de plantão" (vc não faz idéia de quantos existem por aí), o que eu mais quero no banheiro é ficar só e sair no menor tempo possível. (até pq não pense que no nosso banheiro paira um odor de gleid).
Voltando ao ponto, vou ser bem sincero: todo homem já fantasiou algo nesta situação. Quem disser que não estará mentindo, ou não é homem. Eu pessoalmente trabalho com algumas hipóteses: 1)retocar a maquilagem, 2) arrumar o cabelo 3)tramar alguma estratégia (solteiras à noite procurando...), 4)comentam da vida alheia 5)manter um costume ilógico e aguçar mais a nossa curiosidade. Fiquei perto?
bjs

Unknown disse...

Entendi!
É, até que chegou perto sim, mas a questão é a seguinte:
Em primeiro lugar, nós não temos um mictório, de modo que não ficamos de pé vigiando o xixi alheio!
segundo, muitas vezes nosso banheiro público também não há gleid, de forma que se permanecemos lá por muito tempo, é realmente necessário!
Bem, terceiro, como vocês homens entram fazem o que tem que fazer de pé mesmo e dali já vazam imediatamente, nós ainda temos que enfrentar a famigerada fila,(isso no de vocês não tem)
terceiro, retocar a maquiagem, arrumar o cabelo, solteiras tramando estratégias, comentar a vida alheia e aguçar a curiosidade masculina sim, mas tambem tem, aquele comentário que não podemos fazer quando nossos respectivos também estão sentados a mesa, mostrar a maquiagem ou a lingerie nova, ou seja, comentários que dizem respeito só as mulheres! Lembra do apelo do fecha e deixa solto? Então, é mais ou menos a mesma coisa!!!
beijos

Anônimo disse...

cara, como isso é verdade: mulher fala pra caramba. Minha irma, vai com uma amiga p escola qd volta se pendura com a mina no telefone. Uma dorme na casa da outra e mesmo assim tem assunto. Cacete.
Mas mesmo assim mulhe é mt bom né?

Monica Guinle disse...

Marcia acho que vc tá exigindo demais do Macho. Se esforçar para ser um bom ouvinte já é maravilhoso, se identificar com o papel já são outros 500! rsrsrs
ótimo comentário. Obrigado

Monica Guinle disse...

Macho adorei o texto e a sinceridade.
Acho que o mais complicado é o homem perceber que quando a mulher compartilha um problema ela só quer cumplicidade, pode ser que ela chega na solução, mas não quer que a solução venha de fora. é "me ajuda a pensar na solução" mais do que "me diz o que fazer."
bjs Monica

Anônimo disse...

Marcia acho que nós mulheres vamos ao baneiro juntas para fofocar,Basicamente falar deles,Eu adoro falar de homem, contar as ultimas, saber o que elas estão achando do bofão, tec.
bjs P.f

Unknown disse...

Mônica e Anônina, vocês estam certas!
Minha intenção não era fazer com que ele se identifique, mas perceber que quando ele pede pra deixar ele solto pra sair com os amigos pois eles querem falar de coisas que só dizem respeito aos machos (ou seja, Mulheres, futebol,...) nós mulheres saimos junto com eles, mas vamos ao banheiro pra falar coisas que só dizem respeito as fêmeas(ou seja, homens, maquiagem, lingerie nova, lojas novas, aquela vaca que dá encima dele,...)
Como nós falamos, muito, não podemos disperdiçar os preciosos minutos no banheiro! Precisamos aproveitá-los, só que sem a presença deles!
kkk!!!
Beijocas

Anônimo disse...

adorei a brincadeira com as gaivotas.
To viciada nesse blog.
quantas postagens vc faz por semana? Tem dia certo?.
bjs Joana

Anônimo disse...

Adorei a nova cara do site!!!!!
Macho de respeito vc. é uma figura!
Parabens pelo texto, adorei.
Anna Izabel

Anônimo disse...

Oi,
Como vai voce e todos ai?
Wow Monica, esta o maximo.Da uma saudade da terrinha! Estou aqui a 17 anos, e lendo o seu blog me senti carioca denovo!
Beijo grande,
Andrea

Monica Guinle disse...

Joana, obrigada, tambem tô viciada no blog.rsrs
Quero postar 2 textos por semana. A menos que algum assunto se torne emergente antes e seja datado, tipo dia dos namorados.
bjs
Monica

Anônimo disse...

Depois que li o seu texto sobre forma de raciocinio lógico, acho que vc deveria dar uma olhada nessa apresenação. É maravalhosa e explica muito c oisa! A “Nothing box” é perfeita! Mostra pro “macho de respeito”.

Acho que a grande diferença na forma de raciocinio homemXmulher é a capacidade da mulher interligar assuntos (compra de vestido, gordura, necessidade de lipo e casamento da cunhada). O homem não faz esses links todos. Qdo fala de futebol, é futebol, mulher é mulher e assim vai.

Hoje percebo que exigir do homem a compreensão das nossas multitarefas e multipensamentos elaborados e interligados é demais pra eles. Com isso recalculei minhas expectativcas e confesso, estou mais feliz e menos frustada! Questão de dosagem de expectativa como diz uma amiga minha.

Anyway, da uma olhada que vale a pena.

Carinho

Joana

Anônimo disse...

Mônica, o blog agora está melhor, mais visível!

Adorei o texto do Macho de Respeito! Os homens realmente são objetivos e práticos, bem diferente de nós, mulheres!

Acho que o que facilita a comunicação é o diálogo. Ao invés de ficar tentando adivinhar o que o outro quer quando desabafa ou conversa, é perguntar o que pode fazer, o que ela quer dele. Não impacientemente, mas realmente interessado.

Não dá para generalizar, "as mulheres quando falam algo sempre querem que o outro ouça". Concordo que normalmente é isto, sim, mas por que não perguntar?! Pode ser que o que ela esteja buscando ao conversar com um homem seja mesmo uma solução (ou tbm), uma visão mais prática.

O homem ficar apenas pensando o que a mulher quer ouvir, sem se colocar, também não adianta. Não adianta não opinar. Uma conversa não existe sem opiniões, sem se expor. A questão é saber ouvir, primeiro. Simplesmente ouvir. Se ficar só escutando, preocupado no que falar, ai sim que vai falar besteira. Se estiver aberto, disponível, paciente, e consciente de que nós mulheres não somos práticas, vão perguntar e se interessar, ao invés de dar uma solução sem antes perguntar se queremos. Rsrs