sábado, 28 de junho de 2008

Medo da Vida não Vivida

Outro dia comentei que estava com medo...
Pediram-me então pra falar sobre o medo...
Primeiro achei difícil...Será que era medo de falar dos próprios medos?
Mas percebi que não sou uma pessoa de ter muitos medos.
O engraçado é que isso não me torna nem corajoso nem menos medroso.
Afinal, a ausência de medo pra mim é um estagio de iluminação impar, ou, de alucinação impar.Como não me considero um iluminado, prefiro sentir medo.

Não sou de sentir muitos medos, mas acho que sou de sentir grandes medos.
Afinal, o que define um grande medo de um pequeno medo?
Chamo de "grandes" aqueles medos que não são efêmeros:
Medo de barata, de tomar um "não" quando se quer ouvir um "sim", medo do "ridículo", enfim, medos, menores. Efêmeros porque passam de uma maneira ou de outra, você recebendo "sim" ou "não".
Apesar disso, eles voltam, talvez pra fixar a lição...
Estes medos fazem parte da vida. E esses eu sinto também! Só que aprendi a não dar tanta importância...
E quando você percebe isso é ate legal "brincar de ser corajoso" enfrentando esses "pequenos medos".

Para falar de um medo "grande" escolhi o"medo do leito de morte". Não confunda, não é medo de morrer.
É medo, de chegar no meu leito de morte - e falo daqueles melhores possíveis, bem velhinho, cercado de familiares e pessoas queridas - e naquele momento olhar pra trás e perceber que não me orgulho do que vejo.
Acho que nesse momento, os verdadeiros valores vem à tona, e todos esses medos "efêmeros" deixam de existir.
Não acho que medo do ridículo, da rejeição, ou de barata façam o menor sentido pra alguém nessa condição.
Acho que alguém nessa condição me diria: "Enfrente seus medos, pois o mais importante é viver a vida de acordo com seus valores.” Viver a vida com amor, sonhar e fazer tudo para realizar estes sonhos.
Basta ficar atento para suas escolhas, pois são elas que vão formar a grande história que você vai rever lá na frente, a qual deve ou não se orgulhar.

Destemido Walace

17 comentários:

Anônimo disse...

os 2 textos se entrelaçam. gostei da ideia.
bjs

Anônimo disse...

Nossa Deus me livre, no fim da vida olhar pra tras e ver que fiz tudo errado!
Tá certo, é isso aí, tem prestar atenção nas escolhas, pois a vida é feita delas, não é mesmo.
bjs
C

Anônimo disse...

legal entrelaçar os textos, to curiosa pra ver o do Macho. Dá uma visão bem abrangente sobre o tema, né?
bjs

Monica Guinle disse...

É isso aí, feliz de trocar com você aqui também!!!
Tem uma frase do Chaplin que eu amo e acho que resume o que senti lendo seu texto.
"A vida é maravilhosa para quem não tem medo dela".
Para mim é isso: liberdade de viver a vida simplesmente sendo quem você é, ou como vcs dizem, fazendo o que se ama!

super bj
Monica

Unknown disse...

Ótimo texto!
Bem filosófico!
Mas é isso aí, os medos estão aí pra serem serem vencidos! Faz parte da emoção da vida!


Moniquérrima!!! Desculpa, sua Editora anda em Alfa! kkkk!!!
Aguarde melhores resultados em breve!
Beijocas

Anônimo disse...

Amei saber que essa semana vc. vai escrever tres textos.
Demais Liguinha estou super orgulhosa!!!!Nuxa

Anônimo disse...

"Enfrente seus medos, pois o mais importante é viver a vida de acordo com seus valores.” Viver a vida com amor, sonhar e fazer tudo para realizar estes sonhos.
Basta ficar atento para suas escolhas, pois são elas que vão formar a grande história que você vai rever lá na frente, a qual deve ou não se orgulhar.


Caiu como uma luva ! fiquei super emocionada quando li o texto!!!
Adorei !! Mais uma vez, parabéns!!!
ah, estou adorando ser sua amiga !!
Beijos

Anônimo disse...

Cara quem é esse Destemido Walace???? Onde vc arraja essas figuras? Sensacional.
Parabens. bjão

Anônimo disse...

Cara virei fã. Entro todo dia aqui pra ver se tem texto novo. bjs
Parabens.
Celso

Anônimo disse...

Nessa minha primeira participação tomei a liberdade de colocar um trecho de um texto que achei muito espontâneo e lindo de uma amiga querida:
"Houve uma sexta-feira em que eu cheguei casa angustiada e com medo. Fim de tarde, projeto desconectado, sensação de incoerência. Impotência abraçando o corpo: "mal estar paralisante", como diria a tese de uma amiga ao tratar da sensação de sufocamento que esse mundo maluco impõe à nossa força criativa. Acho que para passar por isso não precisava viver o momento de estranhamento que tenho vivido: já sentira muito isso em outros tempos, e penso, até mesmo, ser algo cíclico, que nos pega em serviço e nos bota pra repensar no valor do trabalho, na respiração da força transformadora que trazemos internamente, no ritmo, no tempo, na missão. Resistência, re-existência. Alguns dias descem quadrados, como aquela sexta-feira quando me peguei fazendo espuma com as idéias. Pois assim que cheguei em casa, e como boa canceriana, 200% mais leve e feliz depois disso, guardo numa gaveta velha uma coleção de levanta-astrais, e não, não é um vibrador: são revistas, músicas, filmes, fotos, livros, cartilhas, coisas boas que estão acontecendo no mundo e cuja atenção eu reservo para esses momentos de desacreditação aguda. Acreditar é sempre bom, a qualquer hora do dia."

Fazendo um pararelo entre esse texto, o da roda gigante e o da vida não vivida, chego a conclusão de que o medo é uma força propulsora em estado latente. Quando ele aflora é sinal de que no fundo não acreditamos mais no que se põe à nossa frente; resta então mudar, arriscar e fazer por onde. Depois disso, novos medos irão surgir...é a bela consequência de cada passo dado. Ou não?
Bjs,
Noro

Anônimo disse...

Não me acho velha, mas engraçado...faz bem pouco tempo que comecei a me preocupar com certas coisas.E uma das coisas que hoje me preocupo é em expulsar ou tentar enfrentar os medos que me bloqueiam. Não quero futuramente olhar pra trás e ver que tudo era possível, que eu poderia ter realizado isso ou aquilo mas que não o fiz por achar que não ia dar certo ou por ter pensado “um dia vou fazer pois ainda dá tempo” e no final das contas não ter feito e me frustrar por conta disso.Frustração é um sentimento que me faz muito mal. Me arrasa! E outra coisa pelo qual brigo muito com o medo é quando ele me impede de falar. Com esse medo eu luto com tudo e sempre acabo ganhando.Pois falo MESMO. Esse texto é maravilhoso, Destemido Walace!Deve ser muito perturbador olhar pra trás e ver que vc deixou poucas marcas nessa vida. Quero olhar pra trás e ver que minha vida foi bem instigante e que instiguei muita gente. É isso... Que medo que nada. Só os pequenos...esses tudo bem! Tenho medo de barata e vou morrer tendo! Beijocas!!!
libriana

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Adorei o texto!
Acho difícil pensar nesse medo do leito de morte...e se pensar, é meio desesperador!
A vida é feita de escolhas sim, mas também não da pra ficar escolhendo muito, se não ficaremos em cima do muro eternamente...Então, vem aquele pensamento: "será que fiz certo?" Um pensamento bem gestaltico é pensar que sempre fazemos o melhor possível naquele momento. Mesmo que seja uma coisa horrorosa, foi o melhor que pudemos fazer...

Bjs,

http://conversandogt.blogspot.com/

Ps: Não tem www!

Carolina disse...

Minha incrível irmã,como é bom te ler...esse BLOG ainda vai dar muito o que falar,não duvido nada que se transforme em algum projeto ainda,só não sei qual...esse assunto do MEDO me dá até medo só de pensar nos meus MEDOS,entende?!!Você me conhece bem e,sabe como são muitos os medos que tenho mas,também sei que são muitos os medos que estou aprendendo a vencer,mesmo que alguns eu esteja "batendo a cabeça" e batendo o martelo no mesmo lugar mas,sei que o medo se transforma...a sensação que tenho é que muitos medos acompanham a gente desde a infância e,se a gente não "cuida" se a gente não encara de frente esses medos em algum momento de nossas vidas,eles vão nos acompanhar sempre,em estágios diferentes,de maneiras diferentes mas,sempre estarão ali!Com o passar do tempo,tenho pensado cada vez mais nessa questão de viver intensamente,de aproveitar cada segundo,de curtir a vida pra valer,não enlouquecer mas,curtir mesmo,pequenas coisas,dar valor a pequenos momentos...a vida realmente passa muito rápido e,tenho medo também do arrependimento,acabei de me dar conta,que esse é mais um medo á ser trabalhado!!Love you,so much!!Sua irmã,Cal.

Tam disse...

amei esse texto...
qdo entro aki e leio cada texto mais incrivel do que outro fico muito orgulhosa de vc cunhada, pelas ideias pelos pensamentos vc é incrivel meus parabens seu blog é um sucesso...
adoroooooo vc me faz refletir sobre tudo, mas agora vc me deixou com um medo...
caracaaaaaaaa imagina no final da vida!!! tudo errado...
beijuss

Anônimo disse...

Caraca, Monicatsons! Que textos lindos... Me sinto fazendo terapia diretamente da "zona oeste". he he. Ai, meus medos. Vamos lá. Medo de perder minha paz interior, medo de não estar em contato para saber o que quero, medo de engordar e não conseguir emagracer, medo de não conseguir aquilo que MAIS quero na vida (você sabe o que é!!!), medo de falar em público, medo de pivete, medo de avião, que mais?...., medo de não estar fazendo terapia há tanto tempo, medo de não conseguir dormir, medo das minhas alergias, medo de lagartixa (outro dia JURO caiu uma no meu ombro!!!!)..............medo de não ser amada e aceita........ai, quantos..............mas enfim... nenhum deles me paralisam!!!!!!!! HEEEEEEEEEEEELLLLLLLLLLLOOOOOOOO MEDO, vamos pegar na merda!!!!! vamos encarar o touro pelo chifre!!!! é ou não é?....Viva a análise! Viva você! Parabéns pelo blog. Beijos, Bruna.

Anônimo disse...

Parabens Destemido Walace seu texto é Lindo e assustador ao mesmo tempo.
obrigado, me fez pensar.

Paula Saboya disse...

A Vida de fato é para ser Vivida. Não basta Existir. É ação, é coração mudando de ritmo, é atenção no que acontece com vc e os que te rodeiam, é um montão de coisas. Reconhecer o Medo mas dar uma chance para si mesmo e não para esse monstrinho. Dá para Viver e muito com ou sem Medo!!

Outro dia um amigo me enviou este blog e estou agradecida pois realmente os textos são ótimos e produz reflexões. Mais uma coisa : senso de humor é fundamental e aqui sinto isso.
Parabéns da nova visitante,
Paula Saboya