domingo, 1 de junho de 2008

Carioca

Ser carioca para mim é um vício, uma adicção. Sou apaixonada pelo modo como levamos a vida, pela pouca maquiagem das mulheres, pela graça inerente em seu andar, pelo Baixo Gávea, pelas rodas de capoeira espalhadas pela cidade, pela boemia da Lapa, pelo contorno do pão de açúcar, pelos surfistas da Prainha, pela vista das paineiras!
Tem gente que torce pelo Flamengo, pelo Botafogo ou pelo fluminense. Eu torço pelo carioca. Torço de ficar roxa pra que a gente volte a ter nesta cidade prazeres corriqueiros, como dar um mergulho em Ipanema sem pegar hepatite, andar pela Lagoa sem medo de ser assaltado, ou visitar o Cristo Redentor sem ser extorquido.
Ontem fui a uma festa onde meu coração carioca se encheu de orgulho. Os Meninos da 6D estavam comemorando aniversário da empresa. 5 anos de sucesso! Uma galera que acreditou num jeito criativo de viver e conseguiu êxito profissional sem se enquadrar na caretice do centro da cidade. Os caras trabalham numa casa linda no miolo do Jardim Botânico. Na hora do almoço dá para dar um refresco na cachoeira alí do Horto e voltar pro batente com energia renovada. Alí na casa ainda funciona o escritório de arquitetura do Tiago que anda imprimindo sua assinatura e bom gosto pelo mundo e da Antonia, estilista carioquíssima com suas roupas despojadas e elegantes.
A festa era um retrato do Rio bacana: uma casa linda, com gente do bem, de idades variadas, caipirinha cerveja e Koni. De quebra showzinho do Bossa Cuca Nova. Uma música deliciosa que é a cara do Rio.

Quando saí de lá, às 4 da manhã, dirigindo pela Rua Jardim botânico em direção a Gávea contemplei novamente a beleza desta cidade, o corredor de palmeiras imperiais parecia um cartão postal com os 2 Irmãos ao fundo, lindo, lindo de morrer!
Brinco com meus amigos e pacientes que meu maior concorrente é São Paulo. Nos últimos anos perdi muitos pacientes que se mudaram para terrinha da garoa. Nada contra a cidade, mas me entristece ver o Rio se esvaziar, perder em qualidade humana simplesmente por que aqui a oferta de trabalho diminui ano após ano.
Por isso mesmo, quando me deparo com uma galera produtiva que movimenta a vida da cidade só me resta aplaudir. Aplausos para os meninos da 6D, os músicos do Bossa Cuca Nova, o dj Marcelinho da Lua e para os irmãos Antonia e Tiago.
Tutti buona gente! Todos cariocas da gema!

14 comentários:

Anônimo disse...

OI queridona,
estava mesmo uma delícia o clima da festa, o papo gostoso, tudo num clima de casa de amigos, muito especial mesmo. Também tenho essa paixão pelo Rio que às vezes parece até uma sina, eheheheh. Deve ser mais fácil trocar de cidade quando se nasce num lugazinho feito cubatão, né?
Flavia

Anônimo disse...

caramba, essa festinha bombou mesmo. Os caras mandaram muito bem. Concordo ontem tava a cara do Rio Bacana.

Anônimo disse...

Porra Monica, sacanagem! Deu muita saudade de morar aí!
Ainda mais com frio que tá fazendo aqui!
bjs
R.F

Anônimo disse...

parabens a você, parabens a todos os cariocas que mantem a alegria de viver mesmo a cidade estando tão abandona.
A.G

Anônimo disse...

Ameiiiii!!!!!!!!tambem sou carioca de carteirinha.

Anônimo disse...

Oi Quink, concordo com vc em tuudo! Os meninos são mesmo muito bacanas, corajosos! Sou cliente e atesto, além d tudo ainda são competentes abessa!
Tenho orgulho especial pelo nosso Tolinha!!
Qto a nossa cidade, é fato, não troco por nada neste mundo, coisa + linda...
Queria tanto ter ido... Pena...
Fico feliz q tenha sido um sucesso!!!
Love,
Zizi

Fernanda P. D. Ferreira disse...

preciso saber onde encontro essa Antônia...
Meu irmão vai casar e so encontro roupas caretas cheias de brilhos nada a ver...Uma inspiração carioca seria ótimo!

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Ah! Adorei o texto, vou mostrar pra um amigo de Santos que trabalha em S.P. e é doido pra vir morar no Rio.
Bjssss

Monica Guinle disse...

Fernanda,
Antonia é maravilhosa, bacanérrima, vc vai adorar.
A loja dela fica no Leblon, em cima da Livraria Argumento.
O tel do Ateliê é 3875-3684
bjs

Carolina disse...

Essa festa realmente deve ter sido incrível!!Quanto a essa sensação maravilhosa de ser carioca,eu também tenho mas,ao mesmo tempo com saudades de muitas coisas,inclusive dessa paz,dessa tranquilidade que você citou no seu texto e,que está cada vez mais distante!Love you fofuxa!!

Anônimo disse...

Monica,
Voce tem toda a razao,nada melhor do que ser carioca e viver carioca. Vc sabe bem que passo metade da semana em SP, e nao tem nada melhor do que ser reconhecido como carioca, o orgulho cresce. Melhor ainda e chegar no S.Dumont depois de alguns dias por l'a e as vezes ter a sorte de voltar na hora do por do sol e sobrevoar esta cidade linda que nos foi abencoada!!!!
Bjs
Erick

Anônimo disse...

Oi Moniquinha, compartilho com vc o orgulho de ser carioca e a benção de morar nesta cidade. (leia-se zona sul). Apesar de dois governos garotinhos e brizolistas (não sou partidário de nenhum, mas esses dois são quase uma unanimidade negativa), ainda podemos desfrutar do prazer de dar um mergulho no Leblon antes do trabalho, ou então, dar uma corrida na Lagoa vendo o pôr do sol.
Isso sem contar no nosso estilo despojado, onde podemos ir em um shopping de chinelos, bermuda e sem gel no cabelo e não ser notado por ninguém. Ou então tomarmos um café ao lado do Chico Buarque numa mesinha na rua sem que isso signifique qualquer coisa fora do cotidiano.
Podem falar que SP tem R$, mais oportunidades de trabalho, melhores salários, excelentes restaurantes, mas, no fundo, posso apostar que a maioria pensaria com carinho em mudar para cá.
Por fim, não dá para deixar passar em branco o grito que ecoou no Maracanã há duas semanas atrás:
EH EH EH, PRAIA DE PAULISTA É RIO TIETÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bjs

Anônimo disse...

MONIQUINHA,

GOSTEI MUITO DESTE SEU TEXTO. REALMENTE VIVEMOS NUM PARAISO E SOMOS ABENÇOADOS POR ESTARMOS TODOS OS DIAS EM CONTATO COM ESTA NATUREZA EXUBERANTE QUE O RIO DE JANEIRO TEM . EU, EM PARTICULAR MORO E TRABALHO NA MESMA RUA AQUI NO JB E O LUGAR MAIS LONGE QUE VOU NO MEU DIA A DIA É ATÉ A GÁVEA LEVAR E BUSCAR MEU FILHO NO COLEGIO . TODOS OS DIAS PASSO PELO CORREDOR DE PALMEIRAS IMPERIAIS COM O DOIS IRMÃOS AO FUNDO , OU NA VOLTA PELO MESMO CORREDOR COM O CRISTO AO FUNDO. MUITAS VEZES TIVE VONTADE DE PARAR O CARRO NO MEIO DO TRANSITO DA JARDIM BOTANICO, ME SENTAR EM CIMA DA CAPOTA SÓ PARA FICAR OLHANDO AQUELE POR DO SOL COM O CRISTO JÁ ILUMINADO . SEM CONTAR QUE TEMOS UMA PRAIA MARAVILHOSA COM ONDAS MUITO BOAS DE SURFAR (POIS É , DEPOIS DE VELHO VIREI SURFISTA) . PEGO ONDA DURANTE A SEMANA , NOS FINS DE SEMANA E EM PRAIAS SEMPRE PARADISIACAS AQUI DO RIO . TEMOS QUE LEVANTAR A BANDEIRA DE NOSSA CIDADE MAS COM UM OBJETIVO E COMUM QUE É TRAZER A PAZ OU PELO MENOS UM POUCO DELA DE VOLTA .

BEIJOS,

HEYDER

P.S. - MUITO BOM LER SUAS COISAS AQUI. PARABÉNS !

Anônimo disse...

Esse assunto é muito engraçado... Trabalho há muitos anos numa empresa giga, cuja matriz fica em SP. Pessoas babacas e pessoas do bem não tem a ver com ser do Rio ou de SP. Fiz alguns bons amigos paulistas. Quem me conhece sabe que tive algumas propostas incríveis para ir "sua carreira vai deslanchar de forma meteórica". Sou muito criticada por minha decisão de EU NÃO VOU. Tenho os meus motivos. O que NAÕ DÄ é passar por situações como essa: estava numa reunião numa agência mega e séria de lá. Era não uma cliente, mas mais uma visita naquele lugar. Um cara, conhecido, muito bem sucedido, VP da empresa no final de uma troca de farpas sobre o assunto me diz "O Rio não passa de um balneário no final da Dutra"!!!!!!!!!!. Eu quero que esse sujeito de merda vá tomar no cu!!!!!!!! Essa arrogância.....diria eu até síndrome de inferioridade é que não rola!!!!!!!!! Diga-se de passagem são MUITOS os publicitários fazendo bombar o mercado de SP.......CARIOCAS! Que pena. Beijos, Bruna.