quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Só por Hoje: o poder do aqui e agora.

Não há nada pior do que a indefinição!
Viver uma situação que dependa de espera, pra mim é um trem fantasma.
Aguardar o resultado de um exame médico que pode mudar sua vida. Esperar a resposta de um emprego, é simplesmente uma tortura!
Não à toa trilhei um caminho para depender só de mim. Sou autônoma, mais por não suportar dependência e espera, do que qualquer outra coisa. Simplesmente prefiro contar comigo. É mais seguro.
Ultimamente as pessoas que me cercam andam passando por situações assim. Pessoas que eu amo, cuja vida faz trança com a minha. Simplesmente impossível não ter meu destino afetado por elas. Logo eu, tão fiel à filosofia do cada um no seu quadrado!
Por mais Retroflexiva que eu seja, não sou uma ilha. Meu amor por elas faz com que a resposta que elas esperam, faça eco no meu “quadrado”. Meu amor por elas me tira da minha auto-suficiência. Quebra minhas defesas, me expõe aos fantasmas que tanto evitei.
São questões pertinentes a vida alheia, mas que ecoam na minha. Meu exercício diário é fazer como a galera do A.A (Alcoólatras Anônimos): Só por hoje. Mais 24 horas!
Viver um dia de cada vez é um antídoto para não pirar na espera.
Se eu conseguir ficar no Aqui e Agora, não há sofrimento. Mas se sair deste instante e viver a espera que pode resultar numa mudança drástica de vida, simplesmente a angustia e a ansiedade tomam conta da minha pessoa. Funciona como se tivesse alguma coisa roendo minha alma aos poucos.
Ter a vida fora de minhas rédeas me deixa louca! Sei que essa sensação de controle é mera ilusão, mas me mantém minimamente numa zona de conforto.
A imagem que me vem a cabeça é da carta ‘ Força” do tarot. Uma mulher nua em cima de um leão. Simbolizando que ela controla sua fera interior. Tem pleno domínio sobre ela. Só por hoje, volto a repetir pra mim e assim controlo a louca que abita aqui. Sabe que tá funcionando! Meu Leão tá quase domesticado. Já bebe leite no pires!
Tanto na Yoga quanto nas Terapias Existenciais o conceito de Aqui e Agora é amplamente difundido. Nunca poderia imaginar que colocá-lo em prática, pudesse ser tão útil na minha vida.

11 comentários:

Anônimo disse...

Monica,

Acho que perder o controle e viver um dia de cada vez é muito dificil mesmo!! Estou aprendendo a ser flexivel e a ter mais paciencia, sem ter que decidir tudo para ontem, apenas ir sentindo o que meu coração está dizendo a cada momento!!!
Um super beijo
Fê Falcão

Nane Rodrigues disse...

Mônica,
Lidar com uma jornada de 24h parece-me uma tarefa infinitamente mais leve que a perspectiva de suportar a jornada de toda uma vida. Hum? Acho que é por isso que o presente é um presente. Trocadilho tosco... mas, ele é o que nos é dado. Todo o resto nos escapa.
Assim como o A.A, o Reiki também tem princípios baseados no presente.

Os Cinco Princípios do Reiki (em Japonês Gokai Sansho)

Kyo dake wa - Só por hoje
Ikaru na - Não se zangue
Shinpai suna - Não se preocupe
Kansha shite - Expresse sua gratidão
Goo o hage me - Seja aplicado em seu trabalho
Hito ni shinsetsu ni - Seja gentil com os outros

Para uma leitura mais completa sobre esses princípio, acesse o site do meu Mestre de Reiki, Carlos Humberto soares Jr. em http://www.sementereiki.com/reiki_principios.htm

Bjs

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Adorei! Muito bom viver o aqui agora. É foda fazer isso, mas quando começo a entrar na paranóia penso na frase que a Erika disse pra mim quando estava com medo: viva o aqui agora! Foi o que eu fiz e me deu menos medo. Me ajuda também lembrar da frase do meu pai: não conte com o ovo dentro da galinha. As vezes a gente se programa tanto pra dar tudo certo e se alguma coisa sai diferente é uma mega decepção.
Assim, vou vivendo mais no aqui agora e tenho uma vida mais leve.
bjs e bom fds

Anônimo disse...

Parece que esse texto foi também escrito para mim rs. Sabe qual é o meu maior poblema nessa história, quando não fico no aqui e agora? A ansiedade!

Segundo Perls, "A ansiedade é o vazio entre o agora e o depois" e ainda diz: "Sempre que você abandonar a base segura do agora, e ficar preocupado com o futuro, você experienciará ansiedade". Flutuo neste espaço intermediário, que me dá insônia e dores no estômago rs.

Hoje em dia, mais bem trabalhada em terapia, a necessidade de controlar é menor, mas ainda existe. Porém, tenho muitos momentos de relaxamento, de entrega ao presente, sem pensar em organizar e controlar nada, apenas sentindo e curtindo o agora, porque a minha conscientização se ampliou e continua se ampliando.

Depois que descobri que isso só me trás leveza pra vida e que quanto menos programo algo, menos expectativas fantásticas crio, e conseqüentemente a frustração acaba sendo menor (pois se não programo não tenho como me decepcionar com algo dando errado), mais me tornei fã do lema que já apreciava: Carpe Diem! Aproveite o dia! Faça do seu dia algo extraordinário, viva cada momento com intensidade e com emoção, se dê esse presente! (Amo o filme "Sociedade dos Poetas Mortos", ele foi de suma importância na minha formação como pessoa adulta, mesmo antes de eu conhecer qualquer teoria ou conceito da Gestalt).

Pra fechar...tem uma frase de John Lennon que considero marcante:
"A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos."

A vida é o agora!

Beijinhos!
Tenha um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

È verdade!!!
Támbém concordo que a nossa profissão é coisa de quem quer ser independente, mas nunca tinha me ligado nisso!
Pois bem!
Tem horas que é muito difícl viver no agora, pois o medo do que pode acontecer no futuro é assutador!

Mônica você é a melhor!
Uma beijoca

Anônimo disse...

Não entendo como ser psicólogo é ser auto-suficiente independente? Como assim? Dependemos do paciente, do ser humano e suas aflições para termos o nosso ganha pão! né não?
Ou sou eu que não comprendi a sua reflexão?????
bjks

Anônimo disse...

Verdade Monica...

To numa fase de muito conflito. E essa “não espera” é o que mais desejo hoje na minha vida.
Viver o aqui e agora é viver com leveza. Existem dias maravilhosos em que nos sentimos assim... no final do ano quando eu for pra Mangue Seco, quero me sentir TOTALMENTE assim..., leve, solta, feliz, burra, alienada do mundo mas dona de mim, do meu quadrado. Deixo até o João pular um pouquinho no meu galho, mas só ele! Quero me sentir literalmente uma Tieta do agreste. Vou nem levar celular (já soube que agora pega celular la...porra!)

Delícia total mas não é bem assim que a banda toca, né? É que na verdade não somos só nós e como vc mesma disse: impossível que o barulho daquela pessoa que amamos não ecoe no nosso quadrado.

Hoje acordei com o despertador tocando...meu despertador é meu telefone, meu computador, minha calculadora...tudo junto (ainda me livro dele) e no vício (essa merda vicia), antes que eu me levantasse, dei uma checada nos meus emails....e vi que vc estava lá!!! Obaaa...li esse texto maravilhoso e levantei feliz mas cheia de questionamentos (pra variar) pois tava cheia de feras me tentando...

Sei que hoje to longe de controlar minha maior fera interior mas posso dizer que já consigo domar as ferinhas. No “meu Tarot”, aquele Leão ainda é um gato...Mas ainda vou me ver em cima daquele Leão! Ah vou!!!

Beijos, Joana

Monica Guinle disse...

quero agradecer a todos que escreveram aqui. Os comentários estão sensacionais.
Fê, conexão com coração é um super aprendizado. Fazemos isso na yoga né? Namastê total!!!
Elane, fico toda orgulhosa de ver teus escritos aqui. Pra mim é uma honra!
Fernandinha, super companheira de grupo, bacana vc dividir com a gente sua experiencia.
Vanessa, perolas maravilhosas, pra variar!!!rsrsrs

Monica Guinle disse...

Marcia Cristina, lindona, amada, poderosa! Senti tua falta no Congresso. Obrigado querida por estar sempre aqui comigo.Você é tudo de bom!
Anonimo sua pergunta é totalmente pertinente. Mas pra mim ser boa psi só depende de mim, não tenho patrão, escolho a forma que quero trabalhar. Tenho total liberdade de criar dentro do meu seting terapeutico. Nesse sentido só depende de mim, entendeu?
Se for bacana o paciente volta e indica, caso contrário: vazio total!
Não é que ser terapeuta é serauto suficiente, eu como pessoa é busco isso. Se vc tb é terapeuta sabe que essa é uma das defesas, que no meu caso, funcionou mt bem.
Joana, posso estar enganada, mas a leoa que ´mora aí dentro dá pra ver a olho nú!rsrs
bjs

Anônimo disse...

Moniquinha,

Nós sempre estamos esperando alguma coisa, torcendo por algum acontecimento e lutando para obter aquilo que consideramos o melhor para as nossas vidas .

E a ansiedade é um sentimento que nos corroi de forma tão avalassadora que ficamos totalmente debilitados quando nos deixamos tomar por ela. Não dormimos , não comemos bem , não nos exercitamos e ficamos nervosos e sem paciência. Estes sintomas são os básicos de uma pessoa em crise de ansiedade .

Mas eu aprendi a controlar minha fúria pelos resultados e consido , é claro que com algumas recaídas (afinal sou humano) , controlar. E o mais interessante é que faço exatamente com o que voce coloca no seu texto: Eu vivo cada 24 horas ... Eu vivo cada dia sabendo que terei outros iguais a este para fazer aquilo que eu não fiz hoje ou para dar segmento aquilo que estou fazendo . Assim eu me permito viver melhor. Se hoje eu estou fazendo um trabalho super importante me permito terminar nas 24 horas de amanhâ. Afinal eu as tenho e posso fazer o que eu quizer com cada 24 horas da minha existência.

Se hoje estou meio para baixo, querendo ficar em casa improdutivo eu me permito ! Amanhâ eu volto com toda energia e serei produtivo novamente.

E isto se aplica também quando penso naqueles que eu amo. Quero que consigam as coisas que fiquem curados que alcancem seus objetivos e estou sempre disposto a ajudar , mas sempre respeitando cada 24 horas.

Viver 24 horas e saber que temos 30vezes estas 24 horas por mês me dá tranquilidade para escolher o que fazer em cada 24 horas daquelas 30 sem deixar que no final eu perca alguma coisa.

Assim a vida fica mais gostosa.

Sem stress mas com responsabilidade.

beijos,

Heyder

Anônimo disse...

Mônica,
Eu tenho uma dificuldade imensa de viver no aqui agora, to sempre no futuro e no passado. Tenho tentado estar no presente que é o realmente interessa. Devagarinho lá vou eu !
seus textos me fazem refletir bastante, obrigada !
Beijos