sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Grande Arquiteto

Me afino com a idéia pagã que circulava antes do Cristianismo ganhar força.
Deus e a natureza eram sinônimos e representações um do outro.
Deus era chamado no feminino. Era Deusa.
Deusa terra, mãe, fecunda. Era a ela que agradecíamos uma boa colheita e acendíamos fogueiras nos solstícios e equinócios.
Deus estava na terra e na nossa capacidade de nos nutrir dela.
Aos poucos com a chegada do Cristianismo essa idéia migrou para a figura de Nossa Senhora. O Patriarcado foi imposto e Deus virou masculino.
Hoje, é a ela que me reporto. A ela que rezo e agradeço.
Continuo com uma imensa sensação de que Deus está ali, na terra, no fogo, no ar e na água. Não é a toa que usamos esses elementos nos Rituais religiosos, do Camdomble ao catolicismo.

Não tento entender Deus, apenas senti-lo.
A sensação que estou dançando sua dança, ouvindo sua música é intensificada por algumas manobras que busco manter durante meus dias. Quando pratico yoga minha intenção é acima de tudo tornar minha experiência “com Deus” um pouco mais prolongada.
Estar em movimento, pegar uma estrada bacana, ouvir uma música que toca a alma, me conectar com o humano que existe em cada um de nós, me faz sentir Deus.
É pura percepção. Silêncio e música. Barulho do mar. Vento na cara.
Existe uma “perfeição” divina na natureza, no funcionamento do corpo humano, na relação dos órgãos com nossas emoções.
Deus é um arquiteto genial. Como faço parte de um de seus projetos não tenho idéia da grandeza da obra. Apenas imagino. E mesmo diante da minha visão limitada, fico absolutamente maravilhada.

Beijos e bom findi Semana

Obs: esse texto também foi publicado no Blog do Calau, Fenomenal: http://blogs.abril.com.br/calaufenomenal

5 comentários:

Anônimo disse...

Temos conhecimento mínimo sobre a grandeza da obra de Deus. Por isso que tentarmos explicar e entender é uma perda de tempo e gasto de energia. Assim como você Monica querida, o meu interesse em Deus está em sentir a sua presença. Isso acontece quando me emociono com coisas simples que acontecem no meu dia-a-dia. Com a natureza (sou uma abraçadora de árvores compulsiva rs), com os animais, com uma criança sorrindo, pura e inocente, alegrando o meu dia (minhas afilhadas rs), quando rezo, ao ouvir música, ao ver gestos de bondade e generosidade no outro, (isso ainda existe, graças a Deus rs), enfim, o entendimento não penetra a alma, nem nos toca emocionalmente.

Beijocas!

Fernanda P. D. Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda P. D. Ferreira disse...

Eu acho que isso é sentir a presença de Deus! Lembro de uma historia em que uma pessoas pede uma resposta de Deus. Ele fala com ela de diversas formas, mas ela não reconhece. Se decepciona com ele e fica desacreditada, até que alguém fala: "Ele tentou falar com você diversas vezes, mas você ignorou."
As pessoas gostam de complicar as coisas e acham que quem fala com Deus tem algo diferente e muito especial. Mas é nas coisas simples que Ele está! Agradeço a Ele todos os dias pelos dias que Ele me proporciona.
Bjs e boa semana!
Fica com Deus!

Anônimo disse...

Gostei do texto!
Deus está mais na sensação pra mim tb !
Beijos

Anônimo disse...

Gostei do texto!
Deus está mais na sensação pra mim tb !
Beijos