sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Você por Você



Quando o amor por mim precisa ultrapassar meu amor pelo outro.
Quando devo tomar cuidado para não deixar que o ser amado se desinteresse....
Quando tenho medo enorme de perder e faço tudo pra que ele permaneça ao meu lado....
Quando sinto que estou pisando em ovos para agradá-lo/a a toda hora....

Bom, pode ser que realmente o ser amado escorra pelas mãos.
Pode ser que se canse de ser tão necessário...
Pode ser que seja pesado demais carregar a felicidade do outro nas costas.


Não sei você, mas acredito que gostamos de pessoas que se gostem. Eu particularmente acho mais atraente quem se acha atraente. O bonito que se percebe vazio, vazio parece. Murcha, perde o viço.
Aquele que se cuida, antes de cuidar do outro, se quer bem. Aquele que se nutre, que tem fome de conhecimento, aquele que busca algo na vida além de querer agradar aos outros, tem luz. Tem calor, atrai os que estão a sua volta.
A bem da Verdade, atrai muita “alma penada” também. Por que tem um tipo de gente que é satélite. Que se alimenta da luz alheia. Pra esses: sal grosso, figa, dente de alho! Xô vudu, sai pra lá!

O ponto levantado aqui são as conseqüências de colocar o outro no centro da sua felicidade. Isso dá zebra. Pesa pro parceiro/a carregar essa responsabilidade, desgasta o amor, burocratiza o sexo e afasta o casal. Acaba virando um tipo de “profecia auto-realizadora, do tipo: “tenho medo de perder meu amor. Aí fico insegura, desinteressante aos meus olhos e lógico acabo desinteressante aos olhos do outro.”
Pronto! Profecia concretizada.

Pra mim, o antídoto, é se interessar por você. Se interessar pela vida.
Se olhar no espelho e descobrir seus melhores ângulos, dar um mergulho interno e explorar assuntos que despertem sua paixão.
Esse é o pó de pirlimpimpim. Não é apaixonar pela imagem refletida no espelho. É encontrar suas paixões legítimas, aquilo que te impulsiona, o que te movimenta.
É fácil descobrir que tem essa conexão interna. O olho brilha, a mente é febril, o papo avassalador. Impossível não causar encantamento.



11 comentários:

Anônimo disse...

Esse texto tá foda!
tapa na cara! mt bom

Anônimo disse...

Adorei mônica!!
É muito fácil a gente colocar as responsabilidades no outro, mas no final acho que volta tudo pra gente e em dobro !
pelo menos pra mim é um trabalho árduo me olhar internamente, mas acho que é um exercício de vida!

Beijoss

Anônimo disse...

Que texto maravilhosos Moniquinha!
Eu estou bem num momento assim!
Apaixonada por mim!
Ainda não vi os resultados, mas isso e outra questão, que faz conexão com o texto novo da Vanessa, sobre a sabedoria de admirar as coisas simples da vida!
Muito bom poder contar com as suas reflexões!
Elas sempre se encaixam como uma luva pra mim!
Te adoro!
Umas beijoca

MR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MR disse...

Em todo o mundo, existe um único caminho que ninguém além de você poderá tomar. Para onde leva? Não pergunte, apenas siga-o." Friedrich Nietzsche

Nosso primeiro e ultimo amor é o amor próprio!! Hmm, amar a si mesma é um lindo romance p se viver a vida inteira..

Anônimo disse...

Monica queridíssima,
Todo vez que leio seus textos, só fico pensando na sorte que tenho de ter acesso à essas palavras... é terapia online! Sempre! Nao importa o assunto! Sempre aprendo tanto!
Eu que estou nessa viagem, longe de tudo que a vida segura traz, tenho que mais que constantemente lidar com as minhas dificuldades internas. E como é dificil!!
Uma vida à dois, que nesse momento só tem dois mesmo, é difícil de se manter com equilíbrio. Se a gente tá num momento vazio, onde a busca interna ainda traz obscuridades, a tentação de viver a vida do outro, ou pelo outro, é grande demais... Textos como o de hoje só me dão força e ferramentas pra trilhar um caminho mais certo.
Obrigada!
Amelia
www.expediçãoaguasdobrasil.blogspot.com

Anônimo disse...

Eu não deixo de me impressionar com você! E mais uma vez você vai lá, escreve mais um textinho e me comove de novo!
Gostei demais!

Costumo chamar esse "interesse por si mesmo" e o "amor próprio" de "egoísmo amoroso necessário"!

Parto do princípio de que quando primeiramente me enamoro, me cuido, aprecio o que tenho de mais simples internamente e valorizo de coração essas coisas em mim, os pequenos detalhes, sem grandes exigências, mais me torno interessante aos olhos do outro! E aí posso, a partir disso, valorizar e apreciar o outro também.

Quando a pessoa se trata bem, admira e se interessa como você disse, pela vida, eleva a auto-estima, passa a ter luz própria, irradia energias a seu favor, sente o gostinho de liberdade para apreciar não só a si, mas tudo o que lhe cause apaixonamento, e desse modo, mais realizada por dentro, fica menos dependente do outro e dificilmente aceitará, por muito tempo, um tratamento que destoe do que esteja acostumada a dar a si mesma.


“Amar a si mesmo é um início de amor para a vida toda”. (Oscar Wilde)

Beijoo

Fernanda P. D. Ferreira disse...

quase um poema!
muito bom!
dica: banho de sal grosso é bom, mas tem que se energizar com alguma coisa boa depois, porque o sal grosso limpa tudo, a pessoas fica zerada. Isso é bom e ruim, né? Porque as coisas boas vão embora e a pessoa fica mais vulnerável a energias ruins.
bjssss

Anônimo disse...

É o amor próprio !!!

Se uma pessoa não tem amor próprio como pode ser amada por alguém ?

Nós somos tão interessantes para nós mesmos que quando descobrimos isto outras pessoas nos olham com interesse também .

Se nos abandonamos ou não temos o amor próprio nos tornamos dependentes da vida dos outros e simples coadjuvantes do nosso cotidiano. Ficamos andando atrás de alguém que gostariamos de ser parecido ou igual. Isto é péssimo porque ficamos cada vez pior e a pessoa que seguimos ou perseguimos vai se afastando cada vez mais .

Temos que ser o personagem principal de nosso cotidiano. |E temos que interagir com outros personagens principais.

Na verdade amar outra pessoa é muito gostoso mas tem que ser com com segurança , com criatividade e com muito carinho. Ninguém perde ninguém até porque ninguém é dono de ninguém mas amar e ser amado é uma coisa muito boa . Nem todos tem esta sorte mas mesmo aqueles que não tem devem preservar seu amor próprio em primeiro lugar .

Temos que nos gostar, nos amar , nos curtir porque ninguém é mais interessante que nós mesmos .

Ter medo que um amor vá embora é péssimo. O amor vai embora quando voce não consegue administra-lo bem e esta administração é pura segurança e troca . Se uma pessoa começa a ficar com medo de perder o amor da outra é porque esta perdendo sua auto estima .

Recupere a auto estima e o amor que quer tanto preservar vai voltar até mais forte .

Mas não deixe sua baixa estima chegar a um ponto sem volta . Não existe gente feia, mal tratada e sem graça . O que existe é falta de amor próprio.

Ler , se informar , criar (muuuito bom criar) , plantar , se olhar no espelho e se ver todo sujo, com roupas rasgadas e descabelado mas mesmo assim se achar o máximo ! Olha que coisa boa! E eu digo com total segurança que todo mundo pode ser o máximo . É só querer e começar a curtir mais a vida e a si mesmo .

Com isso o amor vem com toda força e a probabilidade de encontrar um para compartilhar é bem grande.

Se ame para que os outros te amem também.

Beijos

Heyder

Carolina disse...

Fofuxaaaaaaaaaa...que saudades...tanto tempo sem passar por aqui e,quando entro recebo uma "enxurrada" de informações de assuntos variados: eleição, casamento, cariocas...dança do quadrado (adoroooooooooo)e, esse texto maravilhoso (Você por Você) que se encaixa perfeitamente bem em mim...percebo cada dia mais que a vida é feita de escolhas e,nós somos os únicos responsáveis pelas nossas escolhas..a hora é AGORA,não dá para deixar para amanhã...não dá para esperar "o outro", não dá para esperar o movimento partir "do lado de lá"...tinha uma frase que eu sempre escutava em um grupo que eu frequentava e,só fui entender a importância e a dimensão dela depois de escutar milhões de vezes..."QUE COMECE POR MIM"!!!E é isso...VOCÊ POR VOCÊ,simplesmente isso...simples assim!!!Te amoooooo!!MUITAS saudadesssssss!!Muitos beijosssssssss!!

Anônimo disse...

Monicatsons, EU AMEI ESSE TEXTO. Beijos, Bruna.