sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O que me faz sentir viva

A primeira idéia que veio é de que vida é prazer! Então, pra me sentir viva era só seguir meus instintos e fazer valer meus desejos, nem que seja sentar na praia com um saco de biscoito globo na mão, um copo meio mate meio limão na outra, e um jornal me esperando para ser devorado.
Tenho pequenos prazeres relacionados à vida nesta cidade que são inabaláveis. O cheiro da maresia, o vento batendo na cara quando ando de bicicleta com minha família ou ouvir a musicalidade do carioca da favela ao asfalto.

Pensando um pouco mais, me dei conta de que não são só os momentos de prazer que me fazem sentir viva, mas também quando choro ou sofro. Foi então que percebi que me sentir viva é estar em contato. Seja com meu vazio, minha dor, prazer ou alegria.
É antes de tudo me sentir plugada comigo mesma. Me sentir pulsando de dentro pra fora e de fora pra dentro.
Respeitar a linguagem do coração. Cessar o esforço da lógica e da razão, de tentar me convencer que não estou sentindo aquilo que estou sentindo. Simplesmente fazer a cabeça repousar no coração. Aceitá-lo, reverenciá-lo, como fazemos ao iniciarmos a prática da yoga, meditação ou oração. É o gesto do Namastê. Abaixar a cabeça em direção ao coração.
Nem sempre é fácil, principalmente se o coração está cheio de dúvidas e escasso de felicidade. Olhar o escuro dentro de nós também é fazer contato, e esse é um contato que dói. Sentir dor também é estar vivo, né? Caso contrário, fica todo mundo com aquela cara de quem tomou Prozac pra sempre! E isso definitivamente não é a minha idéia de felicidade.

Pra me sentir viva ...

Preciso me apaixonar por pessoas, por amigos, por pacientes, me reapaixonar pelo meu marido, por idéias, por artistas.....
Sentar com uma amiga e falar besteira. Dar gargalhada!
Não ter vergonha de pagar mico e me expor com a liberdade de poder acordar sendo outra amanhã!

Sinto o sangue correndo nas veias numa discussão filosófica. Ter uma aula sobre Nietzsche me faz entrar em êxtase. Trocar então com pessoas inquietas, é delírio puro! Chego a ter insônia, fico elétrica. É como uma febre, toma primeiro a cabeça e depois enche o coração. É uma injeção de Vida em forma de troca!

Sinto a vida pulsar em mim, vendo minha filha crescer tão linda, resplandecente, com os olhos curiosos e feliz. Sentir seu cheiro, beijar a covinha escondida no cantinho da sua boca e ouvir sua gargalhada deliciosa.

Me sinto viva praticando yoga e agradecida por ter encontrado mestres como Mahavir, Nando, Sushilla e Shakti. Gente do bem, iluminada e generosa.

Me sinto viva ouvindo música, dançando, comendo uma pizza com meus amigos, ou em contato direto com a natureza. Estar num lugar cercado por uma natureza abundante, seja mar, cachoeira ou montanha, daqueles que o silêncio ensurdece a gente, e só é quebrado pelo canto dos pássaros, sapos ou cigarras, é estar em contato direto com Deus. É vida na veia!

Me sinto viva na estrada. Em especial na de Búzios.
A primeira curva que dá de cara na praia Rasa, me traz a infância, adolescência e todos os bons momentos que passei naquele lugar.

Me sinto viva escrevendo esse blog e trocando com todo mundo que ousa postar sua opinião, ou com aqueles que comentam ou criticam quando eu tenho oportunidade de encontrar. Por isso fica aqui o convite: Se esta crônica te tocou de alguma forma, ou simplesmente te fez pensar ou sentir alguma coisa, vamos lá, me diga:

O que te faz sentir vivo? O que faz você sentir seu sangue correndo nas veias?



Um grande beijo e obrigado por me ajudar a estar em contato.

29 comentários:

Anônimo disse...

Ah moniquérrima!
Ainda bem que são muitas as coisas que me fazem sentir viva!
Cheiro de terra molhada, musicas que falam por mim, ver o sorriso de uma criança, etc. Confesso que não sou muito ligada a natureza, mas como uma boa carioca, o sol e o mar são impressindíveis.
Sentar na pedra do arpoador quietinha só ouvindo o barulho do mar, sentindo o cheiro da maresia, assistir o por do sol é maravilhoso! Mas o que mais me faz viver melhor são os meus amigos,esses sim é que fazem a vida valer a pena!
Bela reflexão!
Beijocas!
Marcinha

Anônimo disse...

MONIQUINA,

O QUE ME FAZ SENTIR VIVO É EXPLORAR OS MEUS CINCO SENTIDOS COM TUDO QUE PASSA POR MIM SEM DEIXAR NADA PARA TRÁS :

A AUDIÇÃO PARA PODER ESCUTAR A NATUREZA , OS PÁSSAROS A CADA DIA DE MANHÂ, A MÚSICA BEM TOCADA, O SOM DA CACHOEIRA, A VOZ DAS PESSOAS QUERIDAS , O CHORO DE UMA CRIANÇA QUE APERTA MEU CORAÇÃO DE UMA FORMA INEXPLICÁVEL E TANTOS OUTROS SONS QUE ME TRAZEN ALEGRIA, DESESPERO E UM MONTE DE SENTIMENTOS POSITIVOS E NEGATIVOS .

A VISÃO QUE ME TRAZ A LUZ , AS ÁRVORES , O MACACO PREGO QUE ME VISITA DE MANHA NA MINHA JANELA (LINDO MAS AO MESMO TEMPO NAO QUERO ELE TÃO PERTO), O MAR ,A LUA , AS ESTRELAS . TANTAS COISAS TEMOS PARA VER . A VISÃO REALMENTE ME FAZ SENTIR MUITO VIVO.

O OLFATO . UMA DELÍCIA SENTIR O CHEIRO DAS FLORES , O PERFUME DA MINHA MULHER , O CHEIRINHO DE UM BEBÊ ,O CHEIRO DO MAR E DE UMA BOA COMIDA ...SÃO TANTOS. É UM SENTIDO QUE TAMBÉM NOS TRAZ COISAS DESAGRADAVEIS MAS VIVER É SENTIR O BOM E O RUIM TAMBÉM .

O PALADAR . SETIR O GOSTO DAS COISAS SEM DÚVIDA NOS FAZ SENTIR MAIS VIVOS . UMA FRUTA , UM CHOCOLATE .... É MUITO BOM .

E POR FIM O TATO . ESTE É O MAIS OUSADO E ME SINTO CADA VEZ MAIS VIVO SEMPRE QUE OUSO EXPLORAR MAIS E MAIS . O TATO É UM SENTIDO OUSADO E FENOMENAL. O CORPO DE UMA MULHER , ÁGUA, FOLHAS , E CUIDADO COM OS ESPINHOS ...

MUITO BOM REFLETIR NISSO PORQUE EU REALMENTE ME SINTO MUITO VIVO HOJE E MEU CONSELHO PARA AS PESSOAS É QUE EXPLOREM SEUS 5 SENTIDOS SEMPRE E EM CADA MOMENTO .

BEIJOS,

HEYDER

Anônimo disse...

Texto muito bom que chegou numa hora otima pra reflexao...
Com transito basico de saturno em cima da venus, acho que as coisas ficam meio pesadas e a eu simplesmente me esqueço do meu eu. O que me faz me sentir viva? Concordo quando você fala, estar em contato seja na alegria ou na dor. Quando estou em contato comigo mesma, fazendo as coisas que meu coração me pede, me sinto viva e inteira. As vezes é dificil esse tal de contato, descobrir o que posso fazer para me nutrir por exemplo, mas aos poucos chego la.
Acho que essa é outra palavra que me faz me sentir viva: nutrição. Nao digo somente a nutrição alimento, mas a nutrição de pessoas.
Beijo grande
Fernanda Falcão

Anônimo disse...

Monicaaaaaaa,

me arrepiei dos pes a cabeca (desculpe a falta de acento...esse computador ta doido)
Senti aquele arrepio no couro cabeludo...muito bom. Entao...ja comeca por ai...isso faz eu me sentir viva (me emocionar com um texto)

Escutar uma musica da Carly Simon que eu amo!!! E tava tocando enquanto eu lia seu texto.
Musica que eu escutava pequenininha com meus pais.

Na epoca a melodia me encantava. Hoje, alem da melodia...a letra bem piegas (adoro pieguices) tambem faz que eu me sinta viva...
Fala daquele medinho bom do amor...que faz eu me sentir completamente viva...

diz assim.

If you think you're alone
that you're the only one who is afraid
Let me tell you I feel just like you do
And sometimes I stand back from desires and dreams
I don't understand they overwhelm me
I feel just like you do....


e mais...muito mais...

dormir na cama com minha mae (acordei hoje com ela)
trocar ideia com meu pai
me preocupar com eles
ter medo que eles morram
ter medo de morrer
ouvir as lamurias da minha vo
perder a paciencia e querer matar um
controlar a TPM
beijar a boca das minhas sobrinhas (minhas irmas deixam)
ama-las incondicionalmente (tenho medo do amor que vou sentir quando tiver o meu filho)
dormir completamente enroscada no meu namorado
morrer de saudades
comer palha italiana
tentar entender minhas loucuras
nao dormir de tanta fecidade
dormir sem querer depois de tanto chorar
roubar um lexotan do meu pai de vez em quando
um vinho tinto com o Joao, ouvindo Stevie Wonder no vinil
um livro que me envolva
dancar, dancar e dancar
amar, amar e amar
me apaixonar, me apaixonar, me apaixonar
uma briga com minha irma
depois fazer as pazes com ela como se nada tivesse acontecido
conversar horas com meu tio esquizofrenico que eu adoro e entrar nas loucuras dele
fazer meu mapa astral
chorar de rir
achar que vou morrer de amor e continuar vivendo
me arrepender
pedir desculpas
perdoar
dar presente
me declarar
ouvir um...EU TE AMO de verdade
levar fora e ficar bamba...mas nao cair
abracar muito forte quem eu amo
falar merda com minhas amigas
ter medo
ter muito medo
enfrentar ele e depois ver que uma hora passa
e mais...muuuuuuito mais...
e como vc escreveu...e de fato estar em contato com a minha dor, meu vazio, minhas lembrancas, minhas alegrias, meus prazeres...

coisas dessa vida bandida, maravilhosa, doida que eu AMO!!!

ahhh...e a insonia depois de conversar com alguem eletrico....naquele dia nao dormi!!!

beijos emocionados, Joana

Anônimo disse...

Mônica!!!!
que saudade!
Me faz sentir viva estar em contato com outras pessoas (bem confluente rsrsrsrr )
Comer biscoito globo doce e mate com limão tb rss , sentir cheiro gostosos, lembranças boas,aquele medinho de arriscar algo novo, sentir o sol no meu corpo, o cheiro de chuva, o balanço do mar, me alongar no pilates,arcordar sem ter hora marcada, sentar num bom restaurante, ouvir o sorriso de um neném , a voz de criança aprendendo a falar, cafuné,ter um sonho bom , abraçar e receber abraços fortes... e muito mais !Enfim, fazer coisas que Eu quero!!
Foi muito bom ter parado p pensar nisso!muito boa!!!!!
Beijão!!!

Anônimo disse...

Sem duvida todas as coisas que estão no texto me fazem sentir viva...a natureza principalmente, seja pisar na terra e abraçar uma arvore, tomar banho de cachoeira, seja dar um mergulho no mar, principalmente o de Cabo Frio, que foi onde passei toda a minha infâcia.
Dançar me faz me sintir muito viva! Dançar até não aguentar mais, principalmente quando estou rodeada de amigos e podemos relembrar aquelas musicas e passinhos da adolecencia...Rsrs
Ir a um show de rock (de verdade) com meu pai e me sentir sobretudo amiga dele.
Deitar na cama e esquentar o pé no meio das pernas do meu marido. Dormir feliz e acordar se sentindo uma criança.
Sentir a adrenalina no corpo... Como saltar de paraquedas! São 60 segundas de queda livre e muita adrenalina e 10minutos de contato com Deus, o silencio,a imensidão e ficar inteiramente só comigo mesma. É inexplicável! Uma boa montanha russa também é incrivel!
Bung jump? Ainda não realizei esse sonho!
Por falar em estar em contato com Deus, essa experiencia é indescritivel. Seja quando converso com ele, ou vou a missa e sinto toda a energia divina, ou quando medito...Sinto meu coração se encher de amor, a palma da mão esquenta e o fluxo de energia saindo pelos meis dedos. E com me sinto viva! Muito viva!
O que me faz sentir viva? Simplesmente sentir, seja qual for sentimento ou sensação. Se for bom, melhor ainda!
Bjs e bom fds...

Anônimo disse...

Esse texto me fez pensar em tantas coisas!!! Beijo de namorado, bate papo com as amigas, suar, me exercitar, me sentir bem dentro do meu corpo. Sofrer por amor! viver como se não houvesse amanha.
nossa muito bom...
obrigado, bjs

Anônimo disse...

Querida amiga,

Adorei o comentário do Heyder. Puxando para mim...os meus sentidos... o que me faz sentir viva hoje? Abrir os olhos todos os dias e ver que estou com saúde,que não sinto dor, não sinto medo de nada, que estou morando numa casa, que era um sonho desde pequena, plantei uma semente e ver a flor brotar lá no jardim, olhar pro meu Joezinho e vê-lo feliz abanando o rabinho, contente e carinhoso com um amor incondicional por mim.
Olhar nos olhos do meu marido, me enchem de amor e me derretem de paixão. Abraça-lo, beijá-lo, esquecer do tempo ao seu lado.
Escutar Tom Jobim, Chico, Djavan, Milton e mais um monte de gente que me leva a loucura. Sentir as letras das musicas, chorar e me emocionar."Por causa de você" por exemplo. Receber ligações, e-mails e visitas de amigos e parentes. Agora que muitos estão longe é muito bom saber que se lembram de mim e que lhes importa como estou.
Encontrar amigos de 20 anos atrás aqui no meio da rua e ser recebida com um imenso carinho.
Ler um bom livro, agora estou com Comer, Rezar e Amar que é uma delícia e eu recomendo. Rezar quando estou bem concentrada também me faz sentir arrepios, rubores e palpitações. De resto, fico com a natureza, os sabores, cheiros do Heyder. Sem o cheiro e o corpo da NANA, é claro. rsrsrsr
Muitos beijos e saudades(me fazem sentir viiiiiiiiivaaaaaaaaa)
Flavinha

Anônimo disse...

Esse texto me provocou mts emoções diferentes. Senti saudades de pessoas com quem me sentia viva, fiquei emocionada porque essa estrada de Buzios tb me traz mts lembranças, fiquei triste por qque me dei conta que não ando me sentindo muito viva ultimamente, e de repente comecei a me sentir melhor por estar sentindo. Voce faz cada uma com a gente, heim. Já to acostumada com isso em terapia e sei que essa semana vai vim porrada.rsrsrs
obrigado. bjs

Anônimo disse...

Monica, acabei de chegar de um encontro com Amigos de 20 anos e com um dos melhores prazeres da Vida, o que seja, beber Vinho....em janeiro de 1994, fui, solo, para Buzio de Bike...depois de 11 horas do dia 2 de janeiro de 1994 cheguei nesta lugar maravilhoso e mergulhei meu corpo e minha Alma, ambos sendo lavados pelo mar da praia rasa...Viver, naquele tempo, era ter a intensa sensação de contato com os desafios que eu podia estabelecer e, agora, com minhas 2 dádivas ao meu redor, sobrevivo para compartilhar com eles todos os melhores momentos que estou possibilitado...nestes últimos anos, viajei muito no Mundo, fui a Africa, Australia, New Zeland, EUA/Europa, enfim, mantive um contato intenso...enfim, o me me faz sentir Vivo é a INTENSIDADE DE CADA SEGUNDO NESTA ETAPA DA PASSAGEM PELA TERRA....beijo, Figura.

Anônimo disse...

ESSE TEXTO É MARAVILHOSO ME FEZ ME SENTIR VIVA!!!
ACBEI DE RECEBER UMA LIGAÇAÕ DE UMA PESSOA SUPER AMIGA SIMPATICA QUE ME FAZ ME SENTIR VIVA E FALOU VAI NO BLOG DA MINHA CUNHADA QUE ELA POSTOU UMA COISA MUITO LEGAL, ESTOU LENDO E ESTOU AMANDO...
ELA ESTA MAIS DO QUE CERTA, TA MARAVILHOSO!!!
ESSE TEXTO ME FEZ PARA UM POUCO PARA PENSAR O QUE FAZ EU ME SENTIR VIVA E ACREDITE SÃO INUMERAS COISAS...
ACORDAR CEDO E CORRER NA PRAIA DESCALÇA NA AREIA ME FAZ SENTIR SUPER VIVA SE FOR AO LADO DO MARIDÃO MELHOR AINDA...
SAIR COM AMIGOS...
COMEÇAR UM NOVO SEMESTRE NA FACU...
VIVER NESSA CIDADE MARAVILHOSA E APROVEITAR TUDO DE BOM QUE ELA TEM DE BOM PARA ME OFERECER NÃO TEM PREÇO ME SINTO VIVISSIMAAAAAAAA!!!!!!!
BEIJUSS

Anônimo disse...

muito bom monica!! se sentir vivo eh muito bom!!

Beijos!!

Anônimo disse...

Caramba!!!!! Muuuuito bom o texto!!
Ri, chorei, me emocionei. Ou seja, lendo seu blog, me sinto viva!!

Adorei isso: "Não ter vergonha de pagar mico e me expor com a liberdade de poder acordar sendo outra amanhã!"

O que me faz sentir viva? Muuitas coisas. E com certeza, a dor é sím uma forma de me sentir viva.Vc mesma falou isto, mas na hora de dar exemplos, só falou de coisas boas!! haha

Me faz sentir viva:

- Sentar num bar com amigos e rir até não poder mais (fiz isto ontem!)
- Não ter vergonha de fazer o que tenho vontade, pagar mico mesmo e não estar nem aí pro que os outros estão pensando (também fiz isto ontem, nisto a bebida me ajuda haha
- Ir pra Itaipava com minha mãe e uma amiga dela super divertida, fazer compras durante o dia e à noite beber um vinhozinho (fiz isto também na sexta!!)
- Chorar e sentir as lágrimas escorrerem
- Ver um filme triste e me emocionar, ver uma comédia e rir até a barriga doer, ou um filme que me faça refletir
- Me decepcionar com alguém, mas entender que quem criou uma pessoa fui eu, então a decepção é minha e aprender com isto
- Sentir como sou amada por meus amigos e familiares (como é bom!!)
- Sentir saudade dos meus avós, amigos que infelizmente já não estão mais entre nós
- Sentir saudade da Buddy, minha cachorra que ficou doente e morreu de uma hora pra outra
- Brincar com a Puppy, herança da Buddy :)
- Ser terapeuta e fazer terapia
- Ler um bom livro
- Escrever
- Reencontrar amigos da infância e adolescência
- Voltar na escola em que estudei como profissional
- Viajar
- Ir à academia (isto já não é tão bom haha O bom é depois!)
- Tirar fotos
- Amar e estar em busca de um amor
- Ter amigas especiais como você

É... Falei de você, mas a maioria da minha lista foram coisas boas!

A dor me faz sentir viva, até porque o que seria da felicidade sem a dor? Só damos valor à alegria porque existe a tristeza. Uma não existe sem a outra.

E viver é isto mesmo, é rir e chorar, é ter momentos felizes e momentos tristes. E se a pessoa estiver se sentindo viva, não é a dor que vai matar! Pelo contrário, a dor muitas vezes impulsiona, desafia.

A dor é inevitável, como se lida com ela é o que faz a diferença. Quem se sente vivo, com certeza enfrenta os obstáculos e continua vivendo...

E pra quem está fazendo o melhor que pode no momento, mas não está satifeito, coragem... Terapia!!!

Anônimo disse...

Cunhada...
São coisas pequenas que me fazem sentir viva mas que são importantes para mim!!!
- Acordar ao lado de 2 pessoas maravilhosa...
- Ama-las incondicionalmente...
- Me sentir amada por elas...
- Ser util para as pessoas (nem que seja por alguns minutos, adorei a companhia da Manu Ricardo tb amou)...
- Ter amigos, mas amigos de verdade...
- Passar horas no msn falando com todos os amigos...
- Ter encontrado uma familia maravilhosa aki no Rio bem longe de casa no Maranhão...
- Fazer minha faculdade...
nossa são muitas as coisas que me fazem me sentir viva passaria horas e horas aki escrevendo, mas como não tenho todos essas horas disponiveis vou ficando por aki...
beijuss Tam

Monica Guinle disse...

O coração bateu forte, ri, dei gargalhada,chorei, contemplei e amei todas as participações que este texto me possibilitou. A galera que tem coragem de postar muito obrigado, é bom demais sentir a emoção ir e vir, isso definitivamente me faz sentir extremamente viva!
muitos beijos .

Anônimo disse...

Impossivel nao fazer as contas… hummm vamos arredondar pra 20 anos pra nao parecer caqueticas, hahahaha… ai comecemos a desencavar e afiar o portugues de quando completavamos o pensamento poetico uma da outra, epoca em que esperava que algo novo, extraordinario ou subito me trouxesse o sentimento de vida! Com passar dos anos o significado ficou mais palpavel, mais simples, mais alcancavel; menos sonhado, iludido, claramente real em pequenas coisas de imensuravel valor.
A logica naum faz mais sentido pra certas coisas, depois de trabalhar 14horas seguidas, sem um piscar de olhos, dirijo pra casa da minha amiga pra acordar 4h da manha e acompanha-la numa viagem de 2 horas de carro pra capital, deixar a filha no aeroporto e claro, nao podia perder a oportunidade de dar aquele abraco cinematografico nas amigas que la’ moram e naum via ao vivo e `a cores tem uns 3 meses (3? Parece mais de 6!!), entao nos confraternizamos no restaurant preferido, colorimos o papel da mesa com crayons, cada uma com seu drink favorito brindando o reencontro, fim do almoco, abraco apertado como se fossemos repetir tudinho sabado que vem, carro, estrada, 2 horas de volta, jurando que podia dormir um cadinho assim que chegasse em casa, mas qual o que, chega, troca de roupa e se manda pro trampo, aproveitando enquanto a estacao permite, morta de vontade de cair na cama e dormir, mas oh sentimento de vida, oh coisa boa, rever as amigas, aproveitando a rara oportunidade, do simples prazer que me faz sentir felizmente viva.
Com apenas uma tarde de folga na semana, trabalhando e espiando -quando possivel- o verao anoitecer pela ampla janela em frente ao mar, nao tive duvida do q fazer com o fim de tarde livre, hoje e’ PRAIA! Cata cadeira, livro esperando pra ser lido tem uns 6 meses, uma margarita de garrafinha, pq ninguem e’ de ferro, e ali deitada pertinho da agua, ipod no ouvido, ainda assim escutando as ondas do mar, ooohhhhh yes, q paz, que vida, zen, 2 horas com sorriso de orelha a orelha, apenas pelo simples prazer de estar ali, como diz uma amiga, e’ tudo que tem de bom...
Vivissima e’ encontrar amigos, grandes amigos, melhores amigos, amores amigos, e amigos amores, que o tempo e a distancia afastou fisicamente, ainda que tenhamos seguido caminhos `a parte, o reencontro verdadeiro, ainda que atraves de fibra otica, traz a sensacao de vida. E’ vero, a dor, a perda, a separacao, e’ o que nos direcionou para o que hoje somos, a saudade da presenca, de quem se foi e nao pode voltar, o choro por tudo que poderia ter sido partilhado, conselhos, colo, ou apenas pela voz nao mais audivel, ao mesmo tempo me faz realizar de que metade do que sou hoje, e’ produto dessa dor e do que escolho ser.
Me sinto viva so’ de saber q tenho liberdade de ir e vir, qualquer dia, hora e lugar, sem lastro, e muitas vezes da liberdade de escolher ficar ali mesmo onde estou.

Bjs e muitas saudades de ti!!
Alice de La Penha

Anônimo disse...

Impossivel nao fazer as contas… hummm vamos arredondar pra 20 anos pra nao parecer caqueticas, hahahaha… ai comecemos a desencavar e afiar o portugues de quando completavamos o pensamento poetico uma da outra, epoca em que esperava que algo novo, extraordinario ou subito me trouxesse o sentimento de vida! Com passar dos anos o significado ficou mais palpavel, mais simples, mais alcancavel; menos sonhado, iludido, claramente real em pequenas coisas de imensuravel valor.
A logica naum faz mais sentido pra certas coisas, depois de trabalhar 14horas seguidas, sem um piscar de olhos, dirijo pra casa da minha amiga pra acordar 4h da manha e acompanha-la numa viagem de 2 horas de carro pra capital, deixar a filha no aeroporto e claro, nao podia perder a oportunidade de dar aquele abraco cinematografico nas amigas que la’ moram e naum via ao vivo e `a cores tem uns 3 meses (3? Parece mais de 6!!), entao nos confraternizamos no restaurant preferido, colorimos o papel da mesa com crayons, cada uma com seu drink favorito brindando o reencontro, fim do almoco, abraco apertado como se fossemos repetir tudinho sabado que vem, carro, estrada, 2 horas de volta, jurando que podia dormir um cadinho assim que chegasse em casa, mas qual o que, chega, troca de roupa e se manda pro trampo, aproveitando enquanto a estacao permite, morta de vontade de cair na cama e dormir, mas oh sentimento de vida, oh coisa boa, rever as amigas, aproveitando a rara oportunidade, do simples prazer que me faz sentir felizmente viva.
Com apenas uma tarde de folga na semana, trabalhando e espiando -quando possivel- o verao anoitecer pela ampla janela em frente ao mar, nao tive duvida do q fazer com o fim de tarde livre, hoje e’ PRAIA! Cata cadeira, livro esperando pra ser lido tem uns 6 meses, uma margarita de garrafinha, pq ninguem e’ de ferro, e ali deitada pertinho da agua, ipod no ouvido, ainda assim escutando as ondas do mar, ooohhhhh yes, q paz, que vida, zen, 2 horas com sorriso de orelha a orelha, apenas pelo simples prazer de estar ali, como diz uma amiga, e’ tudo que tem de bom...
Vivissima e’ encontrar amigos, grandes amigos, melhores amigos, amores amigos, e amigos amores, que o tempo e a distancia afastou fisicamente, ainda que tenhamos seguido caminhos `a parte, o reencontro verdadeiro, ainda que atraves de fibra otica, traz a sensacao de vida. E’ vero, a dor, a perda, a separacao, e’ o que nos direcionou para o que hoje somos, a saudade da presenca, de quem se foi e nao pode voltar, o choro por tudo que poderia ter sido partilhado, conselhos, colo, ou apenas pela voz nao mais audivel, ao mesmo tempo me faz realizar de que metade do que sou hoje, e’ produto dessa dor e do que escolho ser.
Me sinto viva so’ de saber q tenho liberdade de ir e vir, qualquer dia, hora e lugar, sem lastro, e muitas vezes da liberdade de escolher ficar ali mesmo onde estou.
Bjs e muitas saudades de ti!!
Alice de La Penha

Anônimo disse...

Impossivel nao fazer as contas… hummm vamos arredondar pra 20 anos pra nao parecer caqueticas, hahahaha… ai comecemos a desencavar e afiar o portugues de quando completavamos o pensamento poetico uma da outra, epoca em que esperava que algo novo, extraordinario ou subito me trouxesse o sentimento de vida! Com passar dos anos o significado ficou mais palpavel, mais simples, mais alcancavel; menos sonhado, iludido, claramente real em pequenas coisas de imensuravel valor.
A logica naum faz mais sentido pra certas coisas, depois de trabalhar 14horas seguidas, sem um piscar de olhos, dirijo pra casa da minha amiga pra acordar 4h da manha e acompanha-la numa viagem de 2 horas de carro pra capital, deixar a filha no aeroporto e claro, nao podia perder a oportunidade de dar aquele abraco cinematografico nas amigas que la’ moram e naum via ao vivo e `a cores tem uns 3 meses (3? Parece mais de 6!!), entao nos confraternizamos no restaurant preferido, colorimos o papel da mesa com crayons, cada uma com seu drink favorito brindando o reencontro, fim do almoco, abraco apertado como se fossemos repetir tudinho sabado que vem, carro, estrada, 2 horas de volta, jurando que podia dormir um cadinho assim que chegasse em casa, mas qual o que, chega, troca de roupa e se manda pro trampo, aproveitando enquanto a estacao permite, morta de vontade de cair na cama e dormir, mas oh sentimento de vida, oh coisa boa, rever as amigas, aproveitando a rara oportunidade, do simples prazer que me faz sentir felizmente viva.
Com apenas uma tarde de folga na semana, trabalhando e espiando -quando possivel- o verao anoitecer pela ampla janela em frente ao mar, nao tive duvida do q fazer com o fim de tarde livre, hoje e’ PRAIA! Cata cadeira, livro esperando pra ser lido tem uns 6 meses, uma margarita de garrafinha, pq ninguem e’ de ferro, e ali deitada pertinho da agua, ipod no ouvido, ainda assim escutando as ondas do mar, ooohhhhh yes, q paz, que vida, zen, 2 horas com sorriso de orelha a orelha, apenas pelo simples prazer de estar ali, como diz uma amiga, e’ tudo que tem de bom...
Vivissima e’ encontrar amigos, grandes amigos, melhores amigos, amores amigos, e amigos amores, que o tempo e a distancia afastou fisicamente, ainda que tenhamos seguido caminhos `a parte, o reencontro verdadeiro, ainda que atraves de fibra otica, traz a sensacao de vida. E’ vero, a dor, a perda, a separacao, e’ o que nos direcionou para o que hoje somos, a saudade da presenca, de quem se foi e nao pode voltar, o choro por tudo que poderia ter sido partilhado, conselhos, colo, ou apenas pela voz nao mais audivel, ao mesmo tempo me faz realizar de que metade do que sou hoje, e’ produto dessa dor e do que escolho ser.
Me sinto viva so’ de saber q tenho liberdade de ir e vir, qualquer dia, hora e lugar, sem lastro, e muitas vezes da liberdade de escolher ficar ali mesmo onde estou.
Bjs e muitas saudades de ti!!
Alice de La Penha

Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carolina disse...

Fofuxa...ler esse seu texto já me fez entrar em contato com várias coisas...fiquei pensando exatamente nas coisas que fazem com que eu me sinta viva,com essa adrenalina correndo nas veias...

Me sinto viva quando começo a programar uma viagem com os amigos,principalmente se essa viagem for para Mauá,amoooooooooo reunir amigos naquele lugar que pra mim é mais do que especial,me traz muitas lembranças,não só da minha infância mas,da minha adolescência também...foi em Mauá que fumei meu primeiro baseado,foi em Mauá que descobri o sexo...foi em Mauá que entrei em contato na maioria das vezes comigo mesma...através da dor e através da felicidade.

Me sinto viva quando chego naquele lugar e,sinto o cheiro da terra,do verde vivo...o barulinho daquela água correndo...e o êxtase maior,é chegar na fazenda e dar um mergulho delicioso naquele rio,você sabe do que estou falando,né irmã?!Aposto que se sente viva com isso também...é um prazer que não dá para descrever...aquela água gelada faz com que o sangue circule nas veias a mil por hora...

Me sinto viva durante as nossas conversas,mesmo que sejam essas conversas "virtuais" que temos tido ultimamente,via MSN e via Orkut...aprendo muito com você,sinto como se nem tudo estivesse "perdido",sabe?!Me sinto mais viva ainda quando temos essas conversas olho no olho,estou morrendo de saudades disso...sinto uma plenitude ao seu lado,um amor enorme que invade meu coração...um amor único e verdadeiro.

Me sinto viva quando passo a mão na barriga da Maria Emilia e,fico pensando que daqui há 4 meses praticamente vai ter uma nova "pimpolinha" chegando no clã dos Llerenas e dos Guinles...

Me sinto viva em um abraço gostoso nos amigos,nas conversas soltas....de preferência com um bom queijo e um bom vinho na mesa...

Me sinto viva quando me reuno com as minhas irmãs,meus cunhados amados e,meus sobrinhos...principalmente se for para um churrasquinho...regado com muita cervejinha,muita "fumaça" e,de preferência com um brownie da minha irmã para fechar com chave de ouro...é prazer que não acaba mais...

Me sinto viva quando beijo na boca das minhas irmãs...tenho a sensação de como se fosse um pacto de amor eterno,de cuidado,de afeto...

Me sinto viva com beijos na boca...principalmente beijos apaixonados...daqueles que fazem molhar a calcinha...

Ir a um show que me enlouqueça...Caetano...Djavan...Chico Buarque...meu Deusssssss...Chico!!

As mil descobertas da minha própria vida que tenho com a minha terapeuta...

Me sinto viva em sentar no Arpoador,ali na barraca do João...pedir um mate geladão...comer um biscoito O Globo ou um queijinho coalho da Lourdes...e em seguida dar um mergulhão daqueles....fechar o Sabadão vendo aquele lindo pôr-do-sol com direito a aplausos e tudo mais...

Me sinto viva todas as manhãs quando acordo e,vejo que estou com saúde e com disposição para encarar o dia...me sinto viva em estar viva,ainda mais com todas as loucuras que enfrentamos nessa cidade maluca em que estamos vivendo...

TE amo irmã amada...e me sinto muito viva por ter uma irmã tão linda e tão iluminada como você!!!

Cal

Anônimo disse...

Minha vez! O que me faz sentir VIVA?! Acho que as emoções, as fortes! Quando era adolescente, de certa forma sofria, porque pra mim tudo era intenso. Tinha amigas que não tinham TANTO prazer intenso e também não sofriam TANTO nos respectivos momentos. Eu me perguntava o que era melhor. "Entrar" tanto nas coisas ou meio que passar "imune" às coisas. Não escolhi o dia, nem a hora que nasci. Isso foi a forma que meu mapa resolveu me receber. E eu adoro! Essa introdução conta um pouco da Bruna e talvez porque me sinto tão viva com as coisas que listo na sequência. Me sinto viva: quando estou suando ao fazer um execício, me sinto viva quando dou uma porrada na bola de tênis, quando meu marido olha dentro dos meus olhos, quando estou numa reunião no trabalho e não consigo segurar o que quero falar, quando o meu Mengão marca um gol e grito GOOOOOOOOLLLLL POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRRRRRRAAAAAAAAAAAAAAA, quando fazia terapia com a Mônica e enxergava coisas de forma tão simples e gostosas, quando acordei bem tranquila e sem olheiras no dia do meu casamento, quando entrei de noiva na cerimônia ao som das Meninas Cantoras de Petrópolis, todas as vezes que revejo esse video, quando saio pra tomar chopp e gargalhar com as minhas amigas, quando sofro e choro muito, quando como e estou com muita fome, quando tomo água e estou com muita sede, quando passo batom, quando acelero com o carro, quando o avião termina de frear depois da aterrissagem, quando canto alto uma música que adoro, quando fazem massagem na minha coluna/pescoço, quando ouço a gargalhada de uma criança, quando entrego a penca de ovos de páscoa que ganho para as crianças nos sinas (não gosto de chocolate...), quando vejo o Caldeirão do Huck, o final da novela, uma linda estória de amor numa excelente comédia romântica, quando estou lendo um puta livro (!!!!!!), quando ligo o ar e estou com calor, quando coloco o casaco e estou com frio, quando me olho no espelho e me acho bonita, quando chego de viagem e desfaço a mala, quando recebo um abraço forte, quando falo por favor e obrigada, quando retoco as luzes no cabelo, quando chego em casa - tiro o sapato e coloco minhas Havaianas, quando minha mão liga "Babyyyyyyy" ou minha irmã e diz "heeeeeyyyyyy", quando assino um contrato, quando dou um beijo na boca, quando vejo o reconhecimento no trabalho. Hoje, Dia dos Pais, me senti muito viva, quando enchi meu lindo pai de beijos e abraços. Me sinto viva, aqui e agora, no blog da Monicatsons. Acho que muito ainda está por vir. Amém. bj, Bruna.

Unknown disse...

Moni,

O q. me faz sentir viva ???Boas parcerias !!!
Natureza, música, um bom filme, blá blá blá blá....mas nada como olhar para a prórpia vida e descobrir q. está bem acompanhada. È uma longa (ou curta? )jornada e estar perto de bons amigos,amores,familia enriquece nossas mentes e corações.

Li esta frase em algum lugar e amei.

" Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante..."

Preciso dizer mais alguma coisa????rsrsrsrs

um beijão

Monica Guinle disse...

Maravilhosooooo. Bruna c,Bruna b, Alice, Cal, anonimos, Dinho, Marcinha, Cla, Figura, Tam, Fê Falcão,Fernandinha, Joana, Duda, Line, Flavinha, todos que leram. agora vem o texto da Amélia. Tá tão bom... bjs

Anônimo disse...

Monica:

Por absoluta falta de tempo não pude ler antes seu primoroso texto. Pena, perdi durante um bom tempo ótimas lições de como é bom se sentir vivo. Um grende beijo e obrigado.
MDR

Anônimo disse...

Monica querida,
Simplesmente maravilhoso seu texto! Me emocionei e me identifiquei com muitas coisas.
O que me faz sentir viva?
Estar em contato com a natureza e com os animais, dar um mergulho no mar, sentir o sol, a chuva, ver o pôr-do-sol.
Ouvir música, dançar, ler, viajar, andar, interagir, aprender, rezar.
Entrar em contato com minhas emoções, amar, chorar, rir até doer a barriga, fazer terapia, enfrentar meus medos e ver que uma vez enfrentados, podem ser superados.
Ficar indignada com alguma situação e lutar para mudar as coisas.
Ajudar as pessoas.
Ter amigos verdadeiros, bater papo até perder a hora.
Ter alguém do meu lado para dividir todos os momentos da vida, cuidar, apoiar, me sentir verdadeiramente amada.
Ter a minha Molly do meu lado, sentir seu amor incondicional e a alegria que ela me proporciona.
Abraçar muito meu sobrinho e enchê-lo de beijos.
Bater perna por aí, observar a vida, as pessoas.
Aproveitar cada instante da vida, valorizar cada momento.
Trabalhar com o que gosto e ganhar por isso.
Ler o seu blog, e fazer esta troca maravilhosa com as pessoas, dividindo experiências, gostos e opiniões.
Beijo enorme,

Anônimo disse...

Monica,
pra me sentir viva, preciso estar perto das pessoas que gosto, meus amigos , ter liberdade , rir...rir ... ter meu canto né! sou canceriana.... bjs fafa

Anônimo disse...

Descobri aos 56, que a minha felicidade só depende de mim.....Helllooooo!!!
Menos querida !!!Comecei a me sentir poderosa...Mulher VIVIVILHA..lembra ?
Tirei o peso do marido...disse a ele, não se preocupe mais..eu não dependo mais de vc pra ser feliz...só de mim...Me senti a melhor mulher do planeta..Eu posso , eu sou, só depende de mim..UAU !!! que maravilha ..ele não entendeu nada...achou que eu pirei...Minha felicidade é fazer as coisas que gosto...sem medo de ser feliz., sem bloqueios, sem julgamentos nem critícas..Hoje faco , como, vivo, curto minha vida como se fosse o último dia..Vivo o agora !!! sou feliz por isso estou aqui !!! meu balão mágico !!!!