segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Um Mapa Inexistente

Por Amélia Clark

Viva a vida.
Às vezes parece obrigação.
Será que ficar sentada na poltrona confortável do pai assistindo episódios de Lost é viver a vida? Eu aprendo ué! sinto suspense nas veias... Aprendo a me virar numa ilha...Estimulo a minha criatividade!
Ta, tudo bem, confesso que nessas horas tô com preguiça de viver mesmo!
Mas sou uma pisciana! E piscianos não conseguem fugir dos seus desejos. Os desejos pipocam na nossa pele!
Aos 31 (claro!) larguei toda minha vida de executiva enlatada e fui atrás dos meus sonhos. Como todos os sonhos, eles são um pouco turvos, não têm ordem cronológica, nem sempre as pessoas têm faces e a cor é uma mistura de colorido com preto e branco. Mesmo assim estou indo atrás deles, seguindo um mapa inexistente.
Uma viagem de pelo menos 1 ano, de carro, com meu companheiro, acampando nos pontos mais belos desse imenso Brasil, sem roteiro pré-definido. Só a decisão de ir ao desconhecido, mas com a certeza do rumo certo, já seria motivo suficiente para o sangue ferver nas veias.
Sim e não! Levo meu computador comigo para sempre me deleitar com os novos episódios baixados de Grey’s Anatomy!
Há momentos em que é mais fácil viver a vidas dos outros. Brincar de Barbie era mais fácil pra mim do que soltar pipa ou subir em árvores.
É o medo de botar a cara pra fora da barraca e estender a face à vida.
Às vezes as coisas pequenas são menos desafiantes. Me sinto bem viva quando coloco meu ipod no ouvido e saio dançando as minhas musicas preferidas. Danço mesmo, de verdade. Em pleno por do sol, na beira do rio. A adrenalina sobe como numa rave.
Olho pro outro lado do rio e vejo um pescador no seu barquinho. Nossa! Com certeza tô parecendo louca. Paro imediatamente. Cortou minha pulsação.
É o medo de ser mal interpretada pelo pescador desconhecido que tá há mais de 1 quilometro de distância e que nunca mais vou ver na vida.
Às vezes se vestir bem e ir pra balada ajuda. Nada melhor do que saber que tenho uma festa chique. Assalto o armário generoso da minha mãe e sei que vou me sentir bem viva chegando de salto alto.
Quando completamos 30 anos, eu e minhas amigas entramos na fase do batom vermelho. Foi algo que de repente começou a acontecer, essa vontade de ter os lábios rojos na pele clara. Comprei vários tons, todos combinando com os esmaltes. Esperei a festa chique pra botar o preto básico e justo, com o detalhe vermelho nos lábios da pele branca.
Saindo de casa me senti mulher, me senti viva. Chegando na festa cruzei com uma coluna espelhada e não me reconheci. Meu Deus! Tira logo isso! Não dá pra te reconhecer! Cruzes, parece que tá oferecendo a boca!
É o medo de perder o disfarce, a máscara da identidade já conquistada.
Às vezes as compras ajudam. Ir pra Nova York a convite da melhor amiga que tem muitas milhas e mora lá. Dólar baixo, a América sempre on sale. Calça Seven, óculos da Oakley, sapatênis da Diesel, blusinhas de jovens da Abercombie, esmaltes da Sephora, qualquer coisa do Soho.
Quando vi que estava sem passaporte e que teria que pagar 300 reais ao despachante para acelerar o processo na PF, praticamente me recusei a ir. Não! Não, posso gastar dinheiro agora! Não posso tirar ferias das ferias! A vida não é essa moleza não!
É o medo de não ser merecedora e acabar perdendo todas as coisas boas que caem no meu colo.
A verdade é que pra mim nada, nada, nada, me faz me sentir tão viva quanto uma boa ANÁLISE! Seja no divã. Seja na astróloga. Seja no Curso em Milagres. Seja no ouvido amigo. Seja no Dalai Lama, na Amma ou no Pranayama.
É na descoberta do que está coberto, que meu coração pulsa com vontade.
É na procura do que está no interior da minha alma que encontro minhas veias pulsando.
Olhando para o mapa que ainda não existe e desenhando meus passos com canetas de cor, já que nada é preto no branco.
Só assim é que se vence o medo.


A viagem dela está no www.expedicaoaguasdobrasil.blogspot.com

11 comentários:

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Nossa, se não tivesse falado a idade, eu jurava que era uma adolescente! Incrível! Parabéns! Ter o vigor de uma adolescente dentro de nós é realmente se sentir viva com a maturidade de adulta.

Anônimo disse...

Esta "doida" que escreveu esse lindo texto é minha irmã!!!! My baby sister...... Me sinto muito viva com o orgulho e o amor incondicional que sinto por ela. A branquinha (gente, ela é branca mesmo!!!!) que bricou de barbie e bob e ken a vida inteira (tinha uma casa de 3 andares que meu pai construi pessoalmente pra ela), que do dia pra noite jogou tudo fora e virou dark e fez teatro, e pendurou vários posters dos nossos ídolos da época sem camisa pelo quarto, etc. Agora toma uma corajosa decisão de viver a vida dela. Temos em comum os valores absolutamente enraizados que nossos pais nos deram. Cada um deve conhecer seus próprios botões. Certo, Mônica? Memé, eu te amo com MUITO sangue correndo pelas veias. E.....você sabe.........I will be always sailling behind. Beijo, Bruna Clark.

Anônimo disse...

Lindo texto.! Amei esse tema assim visto de vários angulos e com os comentários ficou ainda melhor. cada comentário trouxe um pouquinho de vida. Parabens. obrigado pela injeção de vida. bjs

Anônimo disse...

Achei irada essa foto. Onde é? Vou dar um pulo lá no blog dela.
Parabens Monica pelo tema e por trazer gente legal pra dialogar com vc.
abraço
Daniel

Anônimo disse...

Nossa, só de ler esse texto já me deu uma imensa sensação de liberdade!
Texto maravilhoso!
Parabéns!
beijos
Marcinha

Anônimo disse...

Adorei o título, adorei o texto! E a Foto é lindíssima.
Adooooro o blog, fico esperando o novo texto...
bjs

Anônimo disse...

SEM PALAVRAS . APROVEITE CADA SEGUNDO DESTE MOMENTO BOM DA SUA VIDA. NEM TE CONHEÇO MAS LOGO NO PRINCIPIO ME IDENTIFIQUEI COM O PISCIANO LARGANDO TUDO PRA VIVER MELHOR....VAI FUNDO !NÓS PISCIANOS SÓ PODEMOS SER FELIZES ASSIM .

HEYDER

Anônimo disse...

Adorei isso:"É na descoberta do que está coberto, que meu coração pulsa com vontade." Tambem me sinto viva fazendo terapia. Ali removo o lodo e o "lixo" que tava acumulado. é um processo de limpeza.
bjs
Lu

Carolina disse...

"É na procura do que está no interior da minha alma que encontro minhas veias pulsando..." Cada vez tenho mais certeza que preciso olhara para o meu interior,me descobrir,mr respeitar e principalmente me AMAR!!Lindo texto irmã!!!Amo você coisa fofa!!Vamos quando para Mauá?!!!"Hoje o tempo voaaaa amorrr...escorre pelas mãos...mesmo sem se sentir,que não há tempo que volte amor...vamos viver tudo que há pra viver...vamos nos permitir..." vamos nos permitir...vamos nos sentir VIVAS!!Voto em irmos para Mauá logo!!AMOOOOOOOOO essa família incrível de focas brancas!!!

Anônimo disse...

Amélia:

Faço minhas as palavras de Oscar Wilde em sua homenagem:"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."

Um beijo e parabéns pelo seu texto e pela sua coragem.

MDR

Anônimo disse...

Amélia...foi através de um anjo que te descobri aqui...
Vc está em todos os lugares...viajando com seu companheiro, menino cheio de delicadezas, homem sensível,contempla a natureza, fala dele sem medo, nossa, acho que estou melhor...encontro pessoas diferentes...o que etá mudando?
diria que eu...mudando pra melhor...acho que isso é sintonia...
Amélia é minha sobrinha com orgulho da sua liberdade de ser feliz...
Obrigada anjo louro...ela me trouxe aqui...meu carinho pra vcs.....
Eneida