sábado, 23 de agosto de 2008

Paixão declarada

Declarar uma paixão é algo difícil, complexo e dá um super medo. Mas pode ser extremamente libertador para quem está apaixonado, mesmo não sendo correspondido. O medo da rejeição é o único empecilho para esse ato de bravura emocional. Não é pouca coisa, eu sei. Fugimos da rejeição e do abandono como o diabo foge da cruz! Levar um "toco" é péssimo, machuca, dá o maior bode, mas do chão a gente não passa, né? Como dizia Vinícius:"quem nunca sofreu por amor, não sabe o que é ser feliz". E optar pelo medo numa hora destas pode ser a pior escolha.
Declarar paixão é ato de coragem. No mínino, surpreenderá o outro. Verbalizar seu amor não é se fragilizar perante o ser amado, não é ser um carente louco à esmolar amor, muito pelo contrário, é ser dono de seus desejos e anseios. É ser generoso o suficiente para saber compartilhá-lo com quem lhe provocou tal sentimento, independente de resposta. É ser o senhor do seu amor, e não vítima dele.

Se apropriar de sua paixão, é saber que o outro, merecedor ou não, é mero coadjuvante nessa escolha, já que foi ele quem apertou o botão da paixão. Mas o botão é seu e a paixão também. Isso só revela o quanto você é capaz de amar e de se apaixonar. Se por acaso a paixão não for recíproca, já valeu! Você sentiu o amor correr nas veias e se deu conta do que povoa sua imaginação. Se Paixão é tela em branco, é preciso de distanciamento. Paixão é projeção dos nossos desejos e no mínimo serve pra gente perceber o que nos encanta e o que nos seduz. Por isso já vale, porque ali estará refletido o seu ser enamorado, o que há de mais bonito e amoroso em você.

Hoje, esse foi um dos temas de consultório. Quando cheguei em casa fui escutar um CD que acabei de ganhar. Lá estava uma música, intitulada: "Declaração de Amor", e que fala justamente disso.
A música é fresquinha e ainda não foi lançada, mas o autor é O Destemido Walace, um velho conhecido aqui do Blog.
Na música ele declara sua paixão de forma a se libertar do ser amado. Linda música, linda letra. Super Inspirada. A melodia nos leva por esse caminho de libertação. Uma vez explicitado tal sentimento, o amor cria asas e liberta!
Quem quiser escutar é só ir no www. Myspace.com/destemidowalace.
Aí em baixo segue a letra, só pra dar um gostinho:

“Declaração de amor”

Meu amor,

Pro que eu vou te falar
Não espero nada em troca
Nenhuma palavra sua
Não preciso de resposta

Nós já conversamos
Já entendi o seu ponto de vista
Pra você eu sou vítima do tempo
Pois este não era, o seu momento

Te procuro e declaro
que estou apaixonado
E me dizem: é suicídio e
eu digo estou aliviado!

Eu não tenho pudor
de me declarar
Tenho orgulho do que sinto
Mesmo que de você
Eu não possa me orgulhar

Eu formalizo meu amor
Não pra você se gabar
Mas por respeito a minha história
Que em meu último dia eu vou relembrar

Nota do AUTOR DA LETRA:
A musica é cantada do começo ao fim, sem interrupções de solo ou convenções intencionando uma declaração ininterrupta.
A bateria simula a batida de um coração, que até mudar o dedilhado da Mão direita é dobrado no tempo pra dar ansiedade.
O merengue entra no final, pra dar a sensação de alívio, de missão cumprida, daquele cara que sabe que já perdeu, mas que perder não é problema, e que uma vez feita a declaração do que ele sente, ele esta livre!

Vale a pena, escutar a música, ler a letra, se apaixonar, e lógico criar coragem pra se declarar!

17 comentários:

Anônimo disse...

Não é tão simples qt parece! Corajoso o rapaz da música. Isso é um ato digno de admiração. Pensando assim até acho que olharia o cara de forma diferente, talvez até me apaixonasse por ele! Mas pensando do lado de quem se declara da muito medo de levar um toco. Ficar com cara de babaca na frente do ser amado, seria uma merda!
bjs
Parabens mais uma vez.

Anônimo disse...

Texto irado. linda letra. bem legal. bjs

Anônimo disse...

Amei isso:"Se por acaso a paixão não for recíproca, já valeu! Você sentiu o amor correr nas veias e se deu conta do que povoa sua imaginação." Fantástico, é isso aí. O que eu sinto é meu, se eu quiser posso compartilhar com quem me ajudou a sentir, se valer a pena lógico, por que tem gente que passa na nossa vida e que parece que só serviu pra despertar um sentimento, quase como se fosse só pra isso mermo. Esse texto me fez refletir como tem gente que vem só pra mostrar algo que há em mim, e como vc disse, isso é meu. Adorei. é libertador. bjs

Anônimo disse...

Nossa, tava inspirada mesmo heim!
Bem que vc falou!
Linda letra!

Uma beijoca

Anônimo disse...

AMEIII O TEXTO, SUPER INSPIRADO. LINDA LETRA TB. pARABENS AO dESTEMIDO wALACE. Amei isso:"É ser o senhor do seu amor, e não vítima dele."
Coube como luva no meu momento, tô quase ligando pro sujeito pra dizer todo meu amor.... bjs

Anônimo disse...

Falar que ama alguem e o cara mandar aquele velho texto de que eu sou ótima mas que foi na hora errada como diz na música, é mortal. Não da vontade de se declarar e sim de mandar a merda! quem faz isso é covarde pois não encara e fala que legal que vc me amo mas nõa posso dizer que sinto o mesmo por vc.
seria foda mas verdadeiro.
bom tema, nossa acabei de levar um toco desse e tô mt irada.

Anônimo disse...

Monicatsons, o seu texto é simplesmente brilhante! Parei de ler no meio e esperei pra continuar porque não queria que terminasse de tão bom. Quanta lucidez. Eu concordo plenamente, e (enquanto tipo 8) sou sempre a favor do agir. O medo não pode nos paralizar. Não é justo com nós mesmos. AMEI! Sorte minha que já tinha ouvido isso de você há anos atrás. Destemido, TU É O CARA! "Amar é virtude dos corajosos. Os fracos se escondem. Gandhi". Beijo, Bruna. Vou ler de novo.

Anônimo disse...

Queridona, acredito que declarar paixão seja algo fácil, já que ele é, como diz minha mulher, uma bola de sabão...o dificil é, como está no texto, declarar o AMOR que se tem por outro...acredito, entretanto, que antes de declarar AMOR ao outro, a pessoa deva se declarar para si mesma, dizer o quanto se AMA, o quanto se VENERA, que está acima de tudo e de todos (não no sentido de olhar para o proprio umbigo, como você narrou há alugm tempo atrás), mas que se respeita e quer o próprio BEM...com esta segurança de si mesmo(a), acredito que a declaração de amor, destemidamente, será fácil e sem traumas se a outra não corresponder porque o mais importante é DAR AMOR AO OUTRO...a meu ver, isto sim é o verdadeiro Amor...lembro de uma situação que me coloquei há anos e anos atrás, quando chamei uma pessoa na porta de casa para dizer que estava interessado nela...não fui correspondido, mas não morri por isto, muito ao contrário...sai mais fortalecido e Feliz comigo mesmo....obrigado pelo texto e por me fazer rememorar minhas paixões e meus amores....beijo grande, Figura

Anônimo disse...

Muito bom, mônica !
É realmente libertador, mesmo sendo correspondido ou não !!!
Mas é claro que são sentimentos diferentes e com a 'libertação " em comum. Eu já estive nas duas situações !!!
Parabéns destemido Wallace, muito boa a música !
Beijosssss

Destemido Wálace disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Destemido Wálace disse...

Monica, grande texto, so serve pra enaltecer ainda mais a letra da musica.

A todos, meus "obrigados" mais sinceros pelos elogios a letra. É muito bom dividir um trabalho que é feito com amor e saber que ele pode ser inspirador. Pensando melhor, se é feito com amor, talvez nao devesse ser outra coisa que nao inpirador.

Beijos
Destemido Wálace
http://www.myspace.com/destemidowalace

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Incrivel!
esse texto foi escrito no dia do casamento do meu irmão. A missa foi linda demais e tinha muito amor rolando.

Bjs!

Anônimo disse...

Belo texto, Monica. Letra bem idem. Bacana essa atitude de falar do seu amor e se libertar.

Anônimo disse...

Sooo cute, me leva de volta aquela epoca de ginasio, taoooo distante da atual realidade em que vivo hoje...
bj grande! ALP

Anônimo disse...

É MUITO BOM SE DECLARAR , SE ABRIR, MOSTRAR PARA QUEM VOCE QUER TUDO AQUILO QUE VOCE TEM PRA OFERECER MESMO QUE A PESSOA NÃO ESTEJA ABERTA PARA RECEBER ... MAS É DIFICIL PRA CARAMBA !
EU, CASADO E FELIZ ACHO ESTE TEMA SUPER FÁCIL HOJE EM DIA PORQUE ME DECLARO DIARIAMENTE PARA ELA E PRO MEU FILHO SEM A MENOR VERGONHA . CHEGA A SER ATÉ BANAL.. MAS COM TANTA CUMPLICIDADE TUDO FICA FÁCIL.
APRENDI QUE DIZER "TE AMO" É MUITO BOM.... OUVIR ENTÃO... NEM DÁ PRA EXPLICAR . NÃO É VERDADE ?

MAS SEMPRE FUI , E SOU , SUPER TIMIDO E SEI MUITO BEM COMO É DIFICIL SE DECLARAR PARA ALGUÉM. DÁ DOR DE BARRIGA !! MUITAS VEZES EU ME VIA ENSAIANDO TUDO QUE EU IA FALAR E NA HORA .....NÃO SAIA NADA !!! É UMA M... EU MUITAS VEZES DEIXEI DE ME DECLARAR E PREFERI FICAR NA CONCHA OLHANDO ... MUITAS VEZES A MENINA PULAVA NO MEU PESCOÇO E ME BEIJAVA LOGO PORQUE VIA QUE DALI NÃO IA SAIR NADA SE FICASSE ESPERANDO EU ME DECLARAR OU MESMO FALAR ALGUMA COISA ..( RISOS ) E ASSIM , GRAÇAS A DEUS AS COISAS IAM ACONTECENDO . NÃO ME ARREPENDO DAS VEZES QUE ME DECLAREI MAS QUE É DIFICIL NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA.

MAS.... COMO FALAR É FACIL EU ACONSELHO A TODOS QUE SE DECLAREM , SE RASGUEM DE EMOÇÕES PORQUE AS OPORTUNIDADES ESTÃO AI PARA SER APROVEITADAS ... QUEM SE DECLARA DÁ CHANCE PARA A FELICIDADE ENTRAR E DEVE VIVER MAIS TAMBÉM ...

BEIJOS MONIQUINHA !!!!!

HEYDER
- CONSEGUI ESCREVER UM POUQUINHO HOJE .

Anônimo disse...

Nossa, realmente se declarar não é nada fácil. E acho que justamente por esta razão é que o alívio é tão grande depois da paixão declarada.

Lembro de uma vez, quando eu era adolescente, era apaixonada pelo meu melhor amigo na época, estudamos juntos no colégio, mas na época que me declarei já não éramos mais da mesma escola, mas não perdemos o contato, nos falávamos sempre pelo telefone. Morria de medo de falar e nossa amizade não resistir. Mas eu já estava me sentindo sufocada. Até que um dia, depois de desligar o telefone com ele, me deu uma coisa e nem pensei em nada. Liguei pra ele e falei assim: esqueci de te falar uma coisa, é que eu gosto muito de você. (haha Depois que falei que vi a besteira que falei "esqueci de te falar") Ele primeiro ficou mudo, sem reação. E eu, "fala alguma coisa.."

A resposta dele não foi muito boa, disse que me via como amiga, que eu era a melhor amiga dele e que não queria estragar isto. E disse também que nunca imaginou isto (eu disfarçava bem, né?! rsrs)e não queria que eu me afastasse dele por causa disto.

Fiquei super chateada, mas aliviada. Lembro que fui tomar banho, chorando. Mas apesar de triste, tinha uma coisa boa também, tinha tirado um peso enorme.

Ainda ficamos amigos, mas ficou uma situação meio estranha... E depois acabamos nos distanciando de vez. Mas não me arrependo de ter falado, se não tivesse falado, nunca saberia se ia dar em algo. Há um tempinho atrás nos reencontramos e foi muito legal, nem parecia que tinhamos passado por isto. Fui num aniversário dele. Hoje em dia sei que ele tem uma filha fruto de um namoro (que já deve ter uns 7 anos) e está casado. Uma vida bem diferente da minha, por sinal.

Muito bom relembrar esta história...

Anônimo disse...

Tem um texto que eu adoro que fala o seguinte " Não sei o que é que faz alguém nos amar, mas seja o que for, é a única coisa que conta e quando ela não existe, não podemos criá-la com a bondade ou a generosidade ou qualquer outra coisa dessa espécie", e é exatamente isso. Se declarar é ótimo e adoraria ter a coragem que vc menciona no texto para me abrir, dizer que o amo, dizer como ele é importante para mim, dizer que acordo pensando nele e que durmo pensando nele. Mas e o meu amigo orgulho, o que faço com ele???? O texto é inspirador e até ensaiei o que ia dizer (como já fiz milhões de vezes) mas acho que preciso percorrer mais algumas estradas para chegar no ponto e dizer "Eu te amo" sem realmente me importar com a reação dele.
Obrigada pelo texto e pela força de sempre e parabéns ao destemido wallace.

Bjs Madrinha