sábado, 27 de setembro de 2008

Cada um no seu Quadrado.

Bizarro e maravilhoso o vídeo Cada um no seu Quadrado, um dos mais vistos do Youtube.
Eu sou uma adepta dessa filosofia: cada macaco no seu galho, ou cada um no seu quadrado.
Você faz a performance que quiser sem invadir o espaço alheio.
A filosofia do quadrado é totalmente territorial e abraça a idéia de que minha liberdade termina onde começa a tua. Regra fundamental da boa convivência. Se cada um respeitasse os limites que cerceiam a liberdade individual seríamos mais felizes.
Pensa bem: Matrix no seu quadrado, matrix no seu quadrado... Você pode viajar o quanto quiser, mas não engloba o outro na fantasia, só assim não cobra depois.
Saci no seu quadrado, saci no seu quadrado. Cada um se vira no saci o quanto pode, só não vale contar com a perna do vizinho.

A idéia de ter o limite do outro como fronteira para minha atuação, representa que preciso estar atenta aos meus limites, minhas carências e minhas expectativas, por que pular pro quadrado alheio é fácil e atraente. Culpar o outro por que ele não atende minhas expectativas, por que não atendeu ao telefone, por que não estava disponível pra mim na hora que eu queria, é invadir o quadrado alheio.
De pano de fundo temos o lema da Gestalt terapia: Eu não nasci pra corresponder as suas expectativas nem você as minhas. Cada um no seu quadrado, cada um no seu quadrado.
Acredito que a adesão popular a dança do quadrado é um grito de libertação.
Só preciso tomar cuidado por que me relacionar com o outro é poder ir e vir, pular de quadrado em quadrado. É entrar e sair dessa fronteira “quadrilátera” mantendo minha consciência de qual é o meu espaço.

É bom chamar quem a gente ama pra pular no nosso quadrado, reunir a “macacada” pra pular no meu galho, mas tendo em vista que quando for necessário cada um pula de volta pro seu galho e vai cada qual pro seu quadrado.
Beijos e boa semana!

Obs: a galera da gestalt vai achar graça de tamanha retroflexão.

12 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito!!!
Comigo também é assim!
Cada um no seu quadrado!
Isso se chama respeito! E fico fula da vida comigo mesma, quando invado o quadrado alheio sem perceber!
ótima reflexão!
Beijocas

Anônimo disse...

Tô passando mal de rir! hahahahahaha. Muito bom!

Sabe do que lembrei? De uma situação bem boba, talvez banal perto de outras, mas me veio à mente aquelas pessoas que não temos a menor intimidade e que nos cutucam sempre quando querem nos dizer algo! Diz com a boca ora, e não com o dedinho! ODEIO QUE ME CUTUQUEM! Sinto-me invadida! Fulano mexeu no meu território sem ser convidado. Intruso! Sai daqui estranho! Vai pro seu quadrado ô sem noção!

Sei que precisamos interagir com outras pessoas e somos interdependentes. Até porque a existência do chamado "eu-individual" só é permitida através desse contato com o outro. Esta é a verdadeira alteridade. Compreender e entender o mundo a partir do olhar diferenciado de outro ser humano. Um novo ou diferente olhar com várias possibilidades.

Também concordo com a Marcinha sobre o respeito. É importante respeitar a fronteira alheia, pular para o quadrado do outro quando for convidado ou quando sentir que tem permissão, que não irá invadir demais, a ponto de sufocar e de sugar a liberdade! Senão o “sufocado” em questão, por completo desespero, começará a apelar para tudo, inclusive para a vassoura atrás da porta para você ir embora por uns tempos!(E COM CERTEZA UM BOM AQUARIANO QUE SE PREZA JÁ DEVE TER FEITO ISSO...TIPO...EU...VÁRIAS VEZES!!! HIHIHIHI).

Não é legal termos uma fronteira muito fixa e fechada a sete chaves, pois assim, perdemos a espontaneidade, a liberdade de ir e vir e a chance de perceber mais cores no nosso mundinho através da contribuição diversificada do mundinho do outro.

Kisses :)

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Porque você não veio pular no meu quadrado ontem?
Foi irado! Varias pessoas no meu quadrado, literalmente! Crianças, amigos, familia...
Bjsss

Anônimo disse...

MONICA,

CONCORDO COM QUASE TUDO NESTE TEXTO. ACHO QUE TODOS TEM SEU QUADRADO, QUE CADA UM DEVE FICAR NO SEU E DEVEMOS RESPEITAR O LIMITE DO OUTRO COMO FRONTEIRA DE NOSSAS ATITUDES, CARÊNCIAS E EXPECTATIVAS.

É MUITO VOCÊ QUANDO FALA EM NÃO ATENDER O TELEFONE OU NÃO ESTAR DISPONIVEL NA HORA QUE O OUTRO QUERIA ...

....EU RESPEITO ISSO POIS É UMA CARACTERISITCA DA SUA PERSONALIDADE . MAS CERTAMENTE VOCE JÁ RECEBEU RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM TE ENCONTRAR E NÃO TE CONHECEM BEM .

REALMENTE QUANDO ALGUÉM TE TELEFONA ESTA "INVADINDO" O SEU QUADRADO . ESTA TE INTIMANDO A FALAR MESMO QUE NAQUELE MOMENTO VOCE NÃO ESTEJA A FIM .

CONSIDERANDO ESTE PENSAMENTO VOCE ESTA CERTA EM SER ASSIM E NÃO ATENDER AOS TELEFONEMAS DEIXANDO PARA A SECRETARIA ELETRONICA TE AJUDAR A DEFENDER SEU QUADRADO.

MAS SE ISTO É CERTO OU NÃO, DEPENDE MUITO E ACHO QUE NESTE SEGMENTO VOCE TEM UM POUCO A APRENDER NA VIDA , MINHA QUERIDA MONIQUINHA .

ÁS VEZES QUANDO VOCE NÃO ATENDE UM TELEFONEMA VOCE PERDE A CHANCE DE RECEBER UM PARABÉNS PELO SEU ANIVERSÁRIO ! É UMA TROCA DE ENERGIA QUE PODE DURAR MENOS DE 1 MINUTO COM UM OBRIGADO DE SUA PARTE E PRONTO. MAS SE NÃO ATENDER NÃO VAI TER . É ENERGIA POSITIVA , NÃO É INVASÃO DE QUADRADO E É NADA MAIS QUE PURA GENTILEZA DE QUEM LEMBROU DE VOCÊ . LEMBRE-SE EM UM TEXTO ANTERIOR QUE " GENTILEZA GERA GENTILEZA" . OUTROS MOMENTOS QUE VOCE NÃO DEIXA QUE INVADAM SEU QUADRADO VOCE PODERÁ ESTAR PERDENDO A GRANDE OPORTUNIDADE DE AJUDAR UMA PESSOA QUE POR ALGUM MOTIVO ACHOU QUE VOCE PODERIA SER ÚTIL....

... E COMO SER ÚTIL É BOM !


O MEU LEMA É SEMPRE CORRESPONDER. QUANDO NÃO ESTOU A FIM, SIMPLESMENTE NÃO ATENDO O TELEFONE MAS GUARDO AQUELE RECADO E EM UM MOMENTO QUE EU CONSIDERAR QUE EU ESTEJA PRONTO, UM DIA OU DOIS DEPOIS , EU LIGO DE VOLTA E DOU UM FEEDBACK PARA QUEM PERDEU SEU PRECIOSO TEMPO PARA ME PROCURAR . O FEEDBACK É UMA PARAVRA QUE QUER DIZER ALIMENTAR DE VOLTA... OLHA QUE COISA LEGAL !

É CLARO QUE EXISTEM AQUELAS PESSOAS QUE NÂO QUEREM SOMENTE UM FEEDBACK MAS QUEREM UM CARTÂO DE ACESSO LIVRE AO NOSSO QUADRADO E ESTES DEVEM SER DESCARTADOS SIM E SEM A MENOR CERIMONIA .

MAS NUNCA SE ESQUEÇA DA TROCA . UM EXEMPLO FÁCIL É O ANIVERSDÁRIO . TODOS AQUELES QUE TE MANDARAM PARABÉNS NO SEU ANIVERSÁRIO DEVEM RECEBER UM OBRIGADO SEU . PELO MENOS TODOS AQUELES QUE VC ACHA QUE SÃO PESSOAS QUE VALEM A PENA E QUE O FATO DE TEREM LEMBRADO DE VOCE FOI REALMENTE LEGAL . AFINAL ELES PERDERAM TEMPO COM VOCE SEM A MENOR OBRIGAÇÃO. SE NÃO RESPONDEMOS AS PESSOAS SE CANÇAM E O MUNDO SE TORNA TOTALMENTE SEM SENTIDO, SEM GENTILEZAS ....

.... FRIO

BEIJOS

HEYDER

P.S. - SE VOCE ACHAR QUE ESTE TEXTO INVADIU MUITO SEU QUADRADO PODE APAGA-LO. MAS NÃO DEIXE DE REFLETIR .

Monica Guinle disse...

Dinho, obrigado pela bronca. Mas vc me conhece a tempo demais pra achar que atender ou não telefone seja sinonimo do amor, atenção, ou gentileza, que eu sinta por quem ligou. Adoro receber os recados, mas detesto falar no aparelho. Cada um com suas neuroses, né?rsrsrs.Definitivamente telefone não é o veículo de troca pra mim, me cansa profundamente. Gosto de trocar de outras formas, e a internet tá ai pra isso mesmo. Vc é meu amigo há 30 anos e resistiu a ausencia de telefonemas, né? Vc sabe que eu te amo espero que se sinta amado por outros meios.
Gostei muito do pito, obrigado. bjs

Anônimo disse...

Sensacional, mônica!!!!!
ahahhahaha
Adorei ! Não tinha pensado a música tão a fundo... rs
mas tem tudo a ver!!!!!!
Beijo,

Anônimo disse...

QUERIDONA,

NÃO FOI BRONCA NEM PITO ...
MAS, COM MUITO CARINHO,...
UMAS PALAVRAS PARA REFLEXÂO,...
DE UM VELHO AMIGO ,...
COM AS MELHORES INTENSÕES ...
E SEM NENHUMA MÁGOA .

BEIJOS ,

HEYDER

Anônimo disse...

Achei incrível seu texto e, pra variar, mexendo lá nos nossos pontinhos obscuros que não temos coragem de “cutucar”.

Fiquei pensando numa coisa...se abrirmos as pernas e esticarmos os braços pra cima na mesma direção das pernas e se desenharmos linhas retas de ponta a ponta, criaremos um quadrado...e é isso...em um quadrado, só cabe uma pessoa.

O negócio então é: cada um no seu quadrado e com muita calma tentando alinhá-los de forma que nunca se sobreponham e sim que permaneçam lado a lado. De preferência, bem pertinho mas nem precisa encostar...

Acho que é mais ou menos isso!!!

Mil beijos, Joana

Anônimo disse...

cunhadaa!!
hahahahaha quase morrir de rir do texto dei gargalhada ainda mais do comentario do HEYDER.
HAHAHAHAHHAHAHAHHAHA
acho que ele falou com a sinceridade de quem te conhece a anos e que provalavelmente ja tentou falar com vc muitas veses e não conseguiu...
mas concordo com ele em simples telefonema para um simples parabenss não acho que a pessoa esteja invadindo seu quadrado...
MAS COMO CADA TEM SEU QUADRADO... E NÃO SEI ONDE SEU QUARADO COMEÇA NEM TERMINA...
tambem odeio qdo invandem meu quadrado...
embora eu seja uma pessoa sem noçao que sem peceber invade o quadrado alheio...
bjs
TÂM

Anônimo disse...

Monica Sou igual a você. Gosto de me manter no meu quadrado e tenho panico de gente entrona. Não atender telefone pra mim não quer dizer absolutamente nada por que sempre que eu realmente preciso de vc , lá está vc linda de braços abertos pra mim. Obrigado querida. Adoro pular para o seu quadrado e depois voltar para o meu.
bjs

Anônimo disse...

AMADA AMIGA!! VC NÃO IMAGINA COMO FIQUEI FELIZ DA VIDA QUANDO CONHECI VC....PASSADO A PARTE, JA VAO FAZER MAIS DE DEZ ANOS (1990;1992)..E SE TE CONFORTA SABER EU SOU ASSIM QUE NEM VC..VENHO AQUI ME REVELAR...EU TAMBÉM ODEIO ATENDER TELEFONE, DETESTO INVADIR O ESPAÇO ALHEIO E NÃO ADMITO QUE VENHAM ME VISITAR SEM ME AVISAR, PRA MIM É UMA INVASÃO COMPLETA DE DOMICILIO ( AFF, PREVISTA EM LEI! GRACIAS!) ESTA HISTORIA DE QUADRADO PRA MIM É A SENSAÇAO DE ENERGIA CONSUMIDA..FICO EXAURIDA NO CONTATO COM CERTAS PESSOAS, OU NUM AMBIENTE VAMPIRIZADO, DENSO..ATUALMENTE TENHO DRIBLADO MUITO ESTE HABITO - QUE NAO JULGO NEUROSE - COM A INTERNET, MENSAGENS D TEXTO, TORPEDOS.. -PUXA COMO FACILITOU A VIDA NE!..MINHA VIDA GIRA EM TORNO DA NECESSIDADE DE INDIVIDUALIDADE E FOCO NAS MINHAS OBRIGAÇÕES, PORQUE FACILMENTE ME DISTRAIO DE MIM MESMA.. ESTOU CONTIGO E NÃO ABRO, E COMO DISSE O HEYDER - NÃO ACHO Q FOI PITO FOI A OPINIÃO DELE - SORTE DELE E DE OUTRAS PESSOAS NAO SE SENTIREM MISTURADAS OU PERDENDO TEMPO ATENDENDO TELEFONEMAS! ACHO QUE É FUNDAMENTAL ACEITARMOS NOSSAS DIFERENÇAS E ISSO VC JÁ FAZ HA TEMPOS, FIQUEI MUITO FELIZ QDO TE CONHECI E COM A SEGURANÇA QUE NAO RESPONDIA MESMO ALGUNS TOQUES, VC SE RESPEITA..E EU APRENDI A ACEITAR ISSO COM MAIS TRANQUILIDADE... NO FUNDO AS PESSOAS QUE AMAM A GENTE DE VERDADE COMPREENDEM O CONDICIONAMENTO E DEPOIS FICA TUDO BEM QDO RESPONDEMOS A NOSSA MANEIRA! NUNCA TIVE PROBLEMAS COM AS MINHAS AMIGAS DE VERDADE, POR CAUSA DO RESPEITO E AMOR QUE NOS VINCULAM!! É ISSO, BJOM ..:..MR

Anônimo disse...

So li esse texto hoje!
AMEIIII!!!
Bjs,
Amelia