domingo, 21 de setembro de 2008

Mutley faça alguma coisa!



Deus do Céu! Por que temos mau humor?
As vezes eu acordo querendo encostar um no paredão....
Será que existe uma explicação química ou orgânica para isso?
Olha que não é TPM. É mau humor puro, legítimo, dos fortes.
Vou tomar café da manhã na padaria, tá com cheiro de frango assado e eu quase dou um karatê na pessoa que me atende. Francamente! Esse cheiro, logo de manhã! Quem foi o imbecil que botou isso pra girar tão cedo assim? Que espécie de pessoa come frango assado numa manhã de sábado? O queijo quente cheirava a frango, o suco cheirava a frango, e eu detesto frango!
Nossa, que mau humor. Quase mordi o caixa!
Tô igual ao Mutley, aquele cachorro do Dick Vigarista: medalha, medalha, medalha!
Sei que o dia está lindo e continuo rosnando. A vida me abençoou com amigos bacanas, uma família doida, mas cheia de vida, tenho uma casa que é minha e continuo rosnando. Vou dar um rolé até o Arpoador, e mal me agüento. Só penso que até a tarde esse mau humor há de passar.
Que inferno!
Ainda bem que como vem, vai. Sem dar explicarão, sem dizer à que veio.
Coisa de louco! Mas já reparei que vem sempre quando acumulo noites insones. Quando a cabeça tá a mil. Quando estou estudando coisas que me fascinam entro em estado de paixão. Leio, escrevo, dialogo comigo, com a galera do MSN, e varo madrugadas. Não, não sou bipolar, sou animada com o mundo das idéias mesmo. Ando assim agora com o Eneagrama, uma velha “filosofia” que caracteriza nós seres humanos, dentro de 9 tipos de personalidades.
Enquanto não desvendar a psicodinâmica dos 9 tipos do Eneagrama, não sossegarei.

Acabo de me dar conta que meu mau humor é primo do cansaço, irmão da fadiga e que talvez eu só precise mesmo de um bom livro pipoca pra me fazer sorrir novamente.

Alguém tem alguma dica?

14 comentários:

Anônimo disse...

Ja viu "I am Sam"? Nao gosto do Sean Penn, mas ele e a garotinha (acho que eh Dakotta Faning) tiram onda nesse filme alem de ser trilha sonora dos beatles. Meio piegas, mas ao mesmo tempo acho que é bom pra mau humor.

Beijos

Anônimo disse...

A cada dia que passa, percebo que o meu mau humor está ligado a várias situações diferentes! As principais são:

Mau humor vindo do cansaço. Comporto-me nesse caso como uma criança pentelha que fica reclamando e resmungando pelos cantos caindo de sono, mas teimosa e lutando para não dormir ao mesmo tempo.

Tem o mau humor vindo da raiva. Esse é o pior, toma conta de mim por inteiro, porque vem com uma carga de adrenalina e intensidade que chego a sentir compaixão por quem esteja por perto rsrs. Pode inclusive ser contagioso. O sarcasmo fica bastante aflorado, o humor negro também (Se bem que de vez em quando eu adoro um sarcasmozinho, me faz um bem danado!).

Mau humor de fome! Nossa, esse faz com que eu pareça uma bipolar, pois ao comer, vem um bom humor e uma felicidade tão grandes que as pessoas acham que eu pirei de vez. Me olham com receio, receio da louca! hahaha

O mau humor reinante é aquele que surge quando não dou conta do imprevisível. Sim porque sou uma criatura perfeccionista (caráter 2) que adora ter controle. Muito mais sobre mim mesma e sobre o que me proponho a fazer do que sobre os outros.

É, acho que todos têm aqueles dias em que mal se agüentam! Tem horas que é difícil ser eu e como tem! Tem dias que estou o supra-sumo da chatura! Prefiro até me isolar para não correr o risco de magoar ninguém. Mas faz parte, desde que não seja permanente e constante, em algum momento precisamos extravasar, botar para fora nosso lado dark e chato. Ficar o tempo inteiro felizinho da vida é irreal, ainda mais com todo o estresse desse mundo moderno e veloz que vivemos! Vai dizer que não é gostoso às vezes soltar uns palavrões?! Soltar um palavrão com mau humor, com muita vontade, aquele vindo do fundo da alma kkkkkkk Meu Deus, é bom demais!!! Isso contribui para a melhora do mau humor na certa, pelo menos do meu!
Mas sabe, não dá para ficar muito tempo sem sorrir.
Ouvir uma boa música (Love Song – Sara Bareilles é perfeita!), ler um livro que tire os meus pés do chão por alguns instantes e me permita sonhar, assistir um filme que me faça rir ou me comova (O Casamento Grego/Em Busca da Felicidade), ver uma peça de teatro, escrever, criar algo, dar e receber afeto das pessoas que amo, apreciar a companhia de grandes amigos e gargalhar horrores até a barriga e as bochechas doerem são meus antídotos preferidos!

Monica adorei esse texto!
Tb com uma escritora dessas!
Beijão!

Anônimo disse...

Monica,
Eu sou, com certeza, a pessoa mais mal humorada que vc conhece. Principalmente, de manha. Aqui onde eu moro, as 6 e meia da matina ainda tah de noite, com estrela e lua, sabe? E eu preciso levantar...e o cara que dorme do meu lado, fica mais uns 20 minutinhos, soh pra me irritar mais um pouco....putz, fico LOUCA de ODIOOOOO...Sabe quando vc tem vontade gritar bem alto FFFFFFFF DDDDDDDD PPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPPP???? Pois eh, essa vontade eh incrivelmente dona de mim as 6 e meia da manha. MAs eu me controlo pois meus filhos nada tem a ver com a maluquice da mae...Eles sofrem tambem...as vezes nao tem jeito e sobram uns gritos pros coitados...TADINHOSSSS
Mas no dia que eu casei, minha mae me chamou e disse: "Filha, eu sou sua mae, a pessoa que mais te ama nesse mundo. Se voce nao melhorar esse mau humor matinal, seu marido nao vai te aguentar nem um mes...".
Vc pergunta se alguem tem dicas...acho que uma otima fonte de anti-mau-humor eh tentar relaxar...tipo tomando um vinho, fazendo uma massagem, e quando nada disso tiver ao seu alcance, cara, aih respira fundo e tenta controlar...eh muito chato ficar de mau humor...As pessoas pensam que a gente gosta, que a gente acha engracado....Quem mais sofre com o nosso mau humor somos nos mesmos, sem duvida... nao tem a menor graca ser mal humorado. Acelera o coracao, de raiva, a gente fica sempre com cara de bravo, com aquelas rugas no meio da testa, sabe?
O lance eh tentar relaxar, contar ateh dez e comecar de novo o dia....BOA SORTE!!!
Mil beijos,
NANDA

Anônimo disse...

Nossaaaaaaaaaaa!
Fiquei com fama de mau humorada é?
Eu não sou mau humorada não! Só sou digamos ... um pouquinho extressada! kkk
Mas apesar disso me considero até bem humorada!
É claro que como qualquer mortal eu tenho meus momentos do anão zangado da branca de neve! Tem dias que nada está bom e até a minha melhor amiga parece uma chata de galochas enquanto a chata sou na verdade eu!!!
Mas com certeza o que me deixa com um mau humor dos infernos é estar com fome, cansada ou com sono e não poder atender a minha necessidade! Aí sim eu viro aquela fofuxa braba que você conhece! kkkk
Agora aquela irritação que toma conta do meu ser de forma assustadora acontece mesmo quando eu quero ficar na minha e tem algum pentelho insistindo pra eu fazer alguma coisa que eu não quero! Ah!!! aí eu deixo de ser eu!
Também não sou eu quando acordo! Invejo aquelas pessoas que já acordam cantando e dançando! Lembro quando assistia aquele ultimo BBB que as pessoas apareciam escovando os dentes e dançando a musica que o miserável do DJ colocava na maior altura! Putz!!! ficava me imaginando naquele lugar! Eu no mínimo iria soltar todos os palavrões existentes e inventar mais alguns! E tem mais! Se me acordar ninguém mais dorme! kkkkk É aquele negócio! Quando eu sou boa eu sou realmente muito boa! Mas quando eu não sou boa eu sou melhor ainda!!!
Daí, as coisas que me fazem melhorar o humor são: Ter por perto pessoas com quem eu posso contar pra desabafar ou falar asneiras, zoar alguém, ler os meu livros do estilo Chiclit que eu morro de rir com eles, sair pra fazer compras (mas nem sempre isso é possível! hehe!)dar uma volta na praia de preferência com os pés na areia! Então é isso!
Beijocas

Monica Guinle disse...

Galera sensacional a participação. Obrigada por dividir o mau humor comigo. Duda, valeu a dica eu gosto do Sean Penn, é um ator que me surpreendeu ao longo dos anos e hoje em dia eu gosto muito. Vanessa, vc faz poesia até com Mau humor, maravilhoso!
Nanda, cumplicidade no assunto, total saudade dos seu mau humor. Pior é que é a gente que sofre com ele. bem colocado.
Beijo no Andre e nos meninos.
Marcinha: adoro vc mau humorada, fica ainda mas fofa. qd alguem força a entrada, vc rosna, amiga. pitbull total. uma querida.
A propósito. gosto de gente mau humorada! bjs

Anônimo disse...

adorei esse texto sobre o mau humor. sou super bem humorada mas convivo com mau morados cronicos e já aprendi a lidar com eles. bjs

Anônimo disse...

Não há dúvidas que sou a mau humorada mais bem humorada que conheço. Salve salve meu comportamento POLAR!! Antes o personagem citado do que aquele que vive dizendo "Oh céus, oh vida, oh azar"

Pensando um pouco mais, diria que a escritora do blog faz parte desse time. O mau humor está lá mas a piada também.


Salve salve minhas tiradas crueis quando o mau humor gruda na minha alma.

Ja não brigo mais com ele, faz parte de mim e eu ADORO.
E me acompanha nos momentos mais gostosos da minha vida:

praia! mergulho! rio 40 graus! bolo da casa da tata! cinema! filme do 007! estar em cena! fazer um drama! chopp gelado! amigos! trabalhar!

E, claro, alunas provando roupas no meio da minha aula!!

E ainda dizem por aí que sou uma pessoa com um ótimo astral. Só posso ser assim, pq conheço como ninguem o meu mau humor!

Beijocas,
Erika

Monica Guinle disse...

Erika, maravilhosa. Você é uma mau humorada deliciosa, seu olhar de fuzilamento, seus esporros, sua gargalhada e seu humor refinado e sagaz. Adoro tudinho.
querida que coisa boa que vc entrou na nossa vida. bjs

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Monica,
ficou de mau humor com algumas coisas, fome é uma delas. Que se resolve comendo. Mas quando é cansaço, ou estresse, sei lá...O que me resolve é uma "noite de amor", que não precisa ser a noite, pra não tirar horas de sono. Relaxa tudo! Logo depois uma dormidinha...Ah! É tudo de bom! Porque inclusive tira o atraso do sono, faz bem pra pele, esquenta o corpo e a alma! Bjs!

Anônimo disse...

monica...
adorei o texto eu tb tenho mau humor, e olha que eu desconto em quem aparecer na minha frente se me encher o saco eu mando para puta que pariu....
o meeu mau humor qdo vem da raiva de alguma uma coisa insuportavel...
e esses que vc não sabe de onde vem são os piores....
sua cunhada conhece meu mau humor....
tadinha!!!
ela com certeza é uma pessoa que não tem mau humor!!!
uma boa dica é se enfiar na ioga dar uma caminhada na praia muitas veses no meu caso resolve-se...
beijuss e estou amando cada texto seu mas quase não tenho tempo de comentar mas leio todos!!!

Anônimo disse...

Bom demais. ADORO o Mutley. Adorava corrida Maluca. Alias nada como um bom desenho anomado pratirar a gente do mau humor.

Anônimo disse...

This absolutely reminds me of a well know concept. "HALT", that stands for Hungry, Angry, Lonely and Tired. They serve as a gauge of our level of emotional resilience. Whenever you are Hungry, Angry, Lonely, or Tired, your resilience is low and you are at risk of having a negative reaction or emotional breakdown. You are less likely to make good choices about your responses to stimulus. No question that bad attitude or bad mood is a bad choice hahaha! Being sad is also a huge trigger I would say, and maybe it would derive from one of the others above, anyway, I have my own way of dealing with a bad mood, I totally isolate myself (as I believe that nobody deserves me to lash out on them, and will not solve my issue either) and usually after some sleeping I'm ready to show my smile...

Anônimo disse...

Querida VC está internacional!!! Adorei!!! Não preciso nem dizer que sou mega mal humorada de manhã cedo né. As vezes o povo vem todo animado conversar comigo de manhã, em inglês, e eu não estou com o menor saco de dar "g'day" pois está um frio animal e eu quero voltar pra minha cama... mas acho que depois das 9AM meu humor começa a melhorar ;0)
Beijos cheios de saudade...
Dani

Anônimo disse...

Nossa o meu mau humor ataca todas as pessoas próximas... não consigo ser grossa então fico implicante rsss