quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Ciúme e Possessividade

Ciúme e posse são a mesma coisa?
Sem dúvida, são irmãos. Mas, nascem de psicodinâmicas diferentes.
Ciúme é touro, posse é escorpião.
Ciúme é: “eu vi primeiro e ninguém tasca!”
Posse é domínio.
No ciúme, eu sou dono do corpo do outro e me mordo, enlouqueço, se alguém quer pegar só um pedacinho.
Na posse eu sou dono da vida do outro e fico louco se algo foge ao meu controle.
Ambos são territoriais. O ciumento sofre pelo passado, presente e futuro do parceiro. Por quem ele já beijou e por quem ele imagina que o outro beijaria.
O possessivo precisa sentir que domina seu território, sabe os horários e costumes do parceiro. Que horas chega, sai, dorme e come.
O ciumento acha que todo mundo tá olhando pro amor dele. É vítima da sua própria imaginação.
O possessivo só começa a ficar nervoso se algo foge do seu script. 15 Minutos de atraso é o tempo limite para o possessivo segurar a onda. Se o cara sempre chega da pelada as 10, Cacete! São10:30 e ele ainda não aparceu? É o início de um furacão e o outro vai sofrer as conseqüências.
Ela anda de um lado pro outro, parece tigre enjaulado. Olha o celular a cada 10 segundos e começa a torcer em segredo pra alguma coisa ter acontecido que justifique esse FDP, não ter aparecido até agora!
O ciumento pega pelo braço, chora, faz escândalo. Perde a linha, se humilha.
O Possessivo é frio, vingativo, estrategista. A dor que ele sentiu por se perceber fora do controle será repassada para o parceiro com juros e correção monetária.
Não acredito que ciúme seja amor. Quem ama cuida, não quer pra si. Porém, não recrimino. Num certo grau acho até gostoso. Acredito que se eu sou capaz de amar alguém assim, outra pessoa também será, e isso mantém minha relação aquecida.
Se o ciumento encontra pela frente algum inseguro que se alimenta de seu ciúme, tá feita a desgraça! Aí se estabelece a tal relação sado-masoquista, onde um se alimenta da dor do outro. Nesse caso deixa de ser relação, vira doença.
Ciúme e possessividade, ministrados com grau de liberdade, pode ser bacana, mas se for mal medido, sufoca o amor. Uma pegada mais forte no braço, pra dar uma situada na moça que tá muito soltinha na pista de dança, pode ser engraçado, mas se o cara ficar nessa paranóia a noite toda estraga a festa, né? E se isso se repete em toda a festa, o que azeda é a relação.
É a tal da pimenta, na medida é uma delícia, colocar demais, estraga o prato!

26 comentários:

Anônimo disse...

Querida, tô rindo pacas aqui no escritório com os exemplos e sacadas que dá sobre o ciume e a posse.

Costumo dizer a minha mulher (olha a posse ai) que eu a conheci quase 30 anos, depois de uma vida bem vivida, sem rodeios, bem aproveitados, com namoradas e casinhos e, que ela teria que ficar tranquila, sereninha, pois eu SOU AMIGOS DE TODAS!

Isto mesmo, todas as minhas ex´s são minhas amigas ou muito próximas, pessoas com quem muito me identifico, que escolhi para conviver num dado momento da minha vida, foram e são importantes para a minha história.

Abrir mão? Em hipótese alguma!

Egoismo da minha parte? Claro que não, mas, sim, consciente de que não sou "irmão gêmeo" nem me é prazeroso manter uma relação simbiótica, que leva à todas estas insanidades de posse e ciume estarrecedoras.

As pessoas têm que ser seguras por si mesmas, saberem o tamanho, no sentido masculino, de seus membros e enfrentarem, com serenidade, qualquer situação que ocorra a frente, como o seu parceiro balançar-se além do que ele já deveria saber num salão de festas.

Bem, este assunto é muito instigante e gostoso mesmo...eu poderia aduzir minha perspectiva aqui com muito mais comentários.

Fato: Eu tenho uma mulher ao meu lado muito legal, que sabe exatamente dosar seu ciume quando algo lhe dá motivo...Beijo, do Figura.

Anônimo disse...

Monicaaaaaaaaaaaaaaaaa



Sou muito escorpiônica!!!

Mas como o escorpião tem esse lado estrategista, consigo de alguma forma amenizar essa coisa possessiva que as vezes me deixa doente!

Dou a ferroada mas depois com um jeitinho faço ele esquecer da dor! Dessa forma as coisas tem fluído bem na minha vida amorosa...


Ô bichinho tinhoso esse escorpião. É uma loucura!


Acho que o que me mantém em equilíbrio é o meu sol em Libra...Deus sabe o que faz!!!


Hoje assino como anônima (olha a estratégia!)

Anônimo disse...

amiga...tenho os dois lados intensos dentro de mim..ainda me mordo de ciumes!!!!!!! como dizia o ultraje a rigor! e sim! tenho usado do tempero para dosar esta salada da vida, bjom!

Anônimo disse...

cara, sou ciumentérrima, e é uma merda!Doi. dá dor física, até. como se livrar dees mal?

Anônimo disse...

Eu quero levar uma vida moderninha, deixar minha menininha sair sozinha.... adorei

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Sou ciumenta e o Cristiano possessivo...hahaha
Mas eu já me acostumei com o jeito dele e ele ja se acostumou com o meu jeito.
Ele sabe, e pra elas eu deixo bem claro, que eu sou um doce, mas se pisar no meu calo, fico azeda rapidinho e é melhor sair de perto porque fica muito ruim de engolir.
E eu sei que se algo acontecer diferente do esperado ele fica desesperado e sem dormir, acorda meu pai, meu irmão...E por isso já aviso que os planos vão mudar pra ele não se desesperar.
É engraçado tudo isso, mas existe muito amor entre nós e é assim que nos vamos temperando a nossa vida juntos. É difícil perder a mão, mas as vezes acontece, não da pra controlar o tempo todo.
Engraçado que sou ascendente em escorpião...da pra explicar?
Bjssss

Anônimo disse...

Ah eu sou muiiiiiitooo, exxxxxtremamente, absurdamente ciumenta!
Com tudo e com todos!
Mas na maioria das vezes pra não fazer feio eu dou uma respirada funda (lembre-se da cara da Barbara me imitando) e finjo que tá tudo relax!
Imagina quanta coisas eu engulo!!!!
kkkkk

Anônimo disse...

vixi! sou muito ciumenta. se meu homem olha pro lado eu perco a linha.Ao contrário do que dizem por aí, não acho que ciume seja problema de auto estima. acho que é como vc disse se sentir dono do outro, e não querer dividir com ninguem.
Gostaria de ser diferente, cagar pra isso, mas simplesmente não consigo. é mais forte que eu.

Anônimo disse...

ciumento, eu? Lógico que não! Só fico muito puto se algum mané olha pra minha mulhrer, mas seguro a onda e sigo em frente.

Anônimo disse...

Ciúmes, na medida certa, um bem necessário para o relacionamento.
Quem nunca sentiu ciúmes que atire a primeira pedra!
É uma espécie de termômetro que indica o que se sente na relação.
É a pitadinha de tempero que incrementa!
Em doses excessivas a gente não respira, não tem paz.
Fantasiar ou sonhar a respeito de algo? Sem chance, esquece!
Porque agora que o parceiro se tornou uma entidade sobrenatural e obsessiva, que acredita ter capacidades até para ler os seus pensamentos, você prefere policiar a sua mente, controlá-la por precaução, afinal de contas, vai que você pensa “mas que FDP que não me dá um momento de tranquilidade na vida!” e ele descobre isso??? kkkkkkkkk.
O cuidado para não entrar na loucura do outro, nesse momento, é importante para que não se percorra um caminho doloroso e de ressentimentos.

Já tive relacionamentos com ciúmes, sem ciúmes e com ciúmes em demasia. Confesso que prefiro o meio termo.
Namoro sem ciúmes é um verdadeiro saco, o risco que se corre é o do distanciamento, da liberdade e do individualismo exagerados, seu e do outro.
No namoro com ciúmes desregrado, não há amor nem que a “vaca tussa”, porque no auge da paranóia do outro, tudo o que você mais deseja é que aquela pessoa suma para sempre da face da terra (eu sou aquariana, quase morri kkkkk).
É a situação mais horrorosa que uma pessoa pode passar numa relação! Liberdade zero, privacidade zero. Arrotar e soltar pum sozinho (a)? Há há, aproveita que você está sonhando e pede um pônei, como diz o Marcelo Médici na peça “Cada Um Com Seus Pobrema”.
Namoro bom é o do paradoxo, com confiança e respeito, mas ao mesmo tempo, com aquele ciuminho gostoso que faz com que você se sinta amado (a) e cuidado (a), com um pouquinho de posse sim, eu admito, porém, ele não tira as possibilidades de fazer e realizar coisas legais na vida! Porque tanto você quanto o seu parceiro, mesmo sentindo pitadas de ciúmes, querem ver o bem um do outro, torcem por seus respectivos crescimentos pessoais e profissionais, querem a felicidade mútua, ora bolas! :)

Anônimo disse...

Mônica, esqueci de dizer...seu blog está tudo de bom! Com textos inteligentes, divertidos e MUITO bons de ler! Beijocas!

Anônimo disse...

EU SU SUPER CIUMENTO. ACHO MINHA MULHER LINDA E VEJO OUTRAS PESSOAS OLHANDO PRA ELA . FICO LOUCO COM ISSO , MAS ME SEGURO E APRENDI A PENSAR COMIGO MESMO.... " AINDA BEM QUE TEM GENTE OLHANDO NÉ. AFINAL ELA É MINHA ( RISOS !)". AÍ ENTRAMOS NO MEU SER TOTALMENTE POSSESSIVO.

IMAGINA SE ELA FOSSE UMA JABURÉIA . AÍ EU PODERIA FICAR PREOCUPADO.....

NADA CONTRA AS JABURÉIAS MAS EU PRECISO DE UM POUCO DE BELEZA PARA APIMENTAR MINHA RELAÇÃO, MINHAS FANTASIAS ETC...

CONTROLO TUDO DE TODOS A MINHA VOLTA : MINHA MULHER, MEU FILHO, MINHA MÃE , MEUS IRMÃOS E NO FUNDO SEIQ UE ELES GOSTAM PORQUE É BOM SABER QUE TEM ALGUÉM QUE SABE ONDE VOCE ESTA OU QUE SE PREOCUPA COM VC.

NOS MAIS PROXIMOS ( MULHER E FILHO ) SEI TODOS OS HORARIOS E FICO LOUCO QUANDO PERCO O CONTROLE DA SITUAÇAO. NA VERDADE JÁ PASSEI POR SITUAÇÃO DE SEQUESTRO DA MINHA MULHER E TIVE QUE FICAR SEM NOTICIAS DELA ATÉ ALTAS HORAS DA MADRUGADA. QUANDO ELA CHEGOU , APAVORADA ( GRAÇAS A DEUS SEM NENHUM ARRANHÂO) , MINMHA PRIMEIRA REAÇÃO FOI GRITAR NA JANELA - PQP ONDE VC ESTAVA CACETE !! - DEPOIS FUI VENDO QUE ELA ESTAVA PIOR QUE EU . ACHO QUE POR ISSO FIQUEI REALMENTE PARANOICO COM A NECESSIDADE DE SABER ONDE ELA ESTA E A QUE HORAS CHEGA . E ELA ENTENDE . NA VERDADE ELA FAZ O MESMO COMIGO. EU GOSTO !

INDO MAIS FUNDO, MINHA POSSESSIVIDADE VEM DE CRIANÇA. MEUS AVÓS MATERNOS MORRERAM QUANDO EU ERA BEM PEQUENO E MEUS PAIS ME FALAM QUE MEU AVÔ QUE TINHA MEU NOME , HEYDER , ME VISITAVA TODOS OS DIAS DE MANHÃ. QUANDO ELE MORREU PAROU DE ME VISITAR, É CLARO, E EU FIQUEI ESPERANDO ELE NA PORTA DA CASA TODOS OS DIAS PRATICAMENTE DURANTE UM MES INTEIRO. AFINAL EU ERA MUITO PEQUENO E NAO ENTENDIA A MORTE AINDA. PORTANTO FICAR ESPERANDO NÃO É COMIGO DEFINITIVAMENTE.

ACHO TUDO ISTO NORMAL MAS O QUE ESTRAGA TUDO É A VIOLENCIA. CIUMES SEM VIOLENCIA E POSSESSIVIDADE SEM VIOLENCIA MESMO QUE VERBAL É TRANQUILO. AGORA QUANDO O NEGÓCIO ESQUENTA E BRIGAS COMEÇAM A ACONTECER FREQUENTEMENTE É MELHOR PARAR E REPENSAR PORQUE NINGUEM GOSTA DE SOFRER .

BEIJOS

HEYDER

Anônimo disse...

puta merda!!!!monica acabei de me da conta de que nem sou possessiva nem ciumenta!!!!!!!!
caraca!!!!!!!!!...
sera que não amo meu marido?
Jana

Monica Guinle disse...

Jana, que bom ter vc de volta aqui! Acho que não dá pra medir amor pelo ciúme. Esse será o tema do proximo texto. bjs

Anônimo disse...

muito bom !
me vi ai !
rsrsrsrrs
beijo pra vc, monica!

Anônimo disse...

Graças a Deus sou possessiva..Acho que o ciumento sofre muito coitado... Sempre quis ter um namorado ciumento porque achei que me sentiria o máximo. Mas, qdo ele chegou foi uma M%^&)$%^&! O cara era insuportável e a relação durou um mês... Um pouquinho é ormal e gostoso, muito ENCHE O SACO! Afinal a chuva que chove lá, chove aqui também... Um beijao da sua amiga Flay

Anônimo disse...

Monica, ciume ok, possessividade ta maluco!! hahahha

Sinto ciumes, acho que numa medida tranquila, mas sinceramente o que mais me incomoda nas relacoes de hoje eh a total perda da individualidade...

beijos!!

Anônimo disse...

Marida,

Como é bom ler ensaios sobre os pensamentos e reflexões humanos de forma tão leve, despretenciosa e real, por mais louco que sejam.
Acho que esta dose de desprendimento às prisões que nós mesmos nos colocamos faz do seu blog um lugar delicioso de navegar.
Torna a imprecisão da vida, uma maravilhosa e divertida experiência.

Te amo sempre

Re Richard

priscila disse...

meu deus eu so tao possesiva que estou tomando remedios para calmar meu nervozismo e falta de confiança... meu deus si ele fala ki vai pra algum lugar e nao mi leve pronto um furacao ta formado queria para com isso...

Sofie disse...

Monica!
Eu sou touro com ascendente em escorpião! Sou super ciumenta e possessiva e não consigo controlar.
Não é falta de auto-estima porque eu dou imenso valor a mim mesma e também confio no meu namorado mas não confio em nada do que está perto dele!! Se ele está a falar com uma mulher eu não gosto de ver e começo logo a imaginar que ela está interessada nele!!
Como é que eu posso controlar isto??

Anônimo disse...

cara,sou muito posseciva nao controlo isso ,ja tentei fiz de tudo e nao consigo,estou sofredo de mais com isso ate ja cheguei ao ponto de me humilha , nao aceito meu namorado sair com nem um amigo dele pq nao confio neles bando de fdp safado aff um ja falo pro meu namorado me trair,ele msm me falo eu grilei depois disso nunca mais deixei....agora ele so sai cmg Rum.. me ajuda nao aguento tem dias que ele me ignora acho que e pq ja domnstrei de mais que gosto sak ja cheguei ate avansa nele chorei muito me humilhei pra caramba tenho medo de ficra sem ele
me sinto muito so tenho 17 anos e to com ele a 1 anos e 8 meses nao me imagino sem ele

Anônimo disse...

eu gostaria muito de ser ñ assim.. eu tenho 21 anos meu marido tem 35, mas morro de siumes dele, pior quero controlar avida dele de uma tal maneira,q depois me arrependo. ajo por impulso. ate ai tb!! sempre fiquei com aquele sentimento so pra mim, ate pq durante 3 anos de casada eu nunca tinha passado por isso: descuti com ele pq ele tava no barzinho do lado da minha csa, quando ele chegou desabafei, falei todas o q devia e o q ñ devia. ai ele saiu e foi pra uma festa q tinha na mesma rua . mas q na qual ñ tinha sido convidado deu meia noite 1 2 3 4 da manha e nada, dai resolvi sair no portão pra v se o via, ele estava vindo pra casa. esperei ele detras da parede da garagem quando ele entrou bati nele joguei areia no seus olhos azunhei todo seu rosto falei um monte de merda,,tudo por impulso e por ñ saber controlar minha lingua, hoje ele está muito distante de mim, e eu me arrependi amargamente. me ajudem o q devo fazer ele ta muito frio comigo to com medo q ele arrume outra...SOCORRO me digam o q fazer , pelo amor de DEUS e me falem se isso é siumes ou possessividade... sou uma pernambucana mas q arretada,e odeio homem q sai e deixa mulher em csa..

Unknown disse...

Eu sou ciumenta e possessiva, os dois juntos, eu não era assim , mas de um tempo pra cá eu comecei a ter essas crises , eu rodo a baiana, eu dou o bafo, me humilho, me vingo, tudo o que disseste nessa postagem me define, coisa que nunca fui, e não sei o que fazer, pois ele me diz mensagens suspeitas, e deixa no ar, e é onde eu tomo as dores e me descontrolo, eu não sei mais o que fazer !!!

Monica Guinle disse...

Fer, obrigado por dividir aqui no blog a sua experiencia. Me apareceu que esse ciume é fruto do encaixe dessa relação, não é algo intrinseco a sua personalidade. Como se o seu parceiro estimulasse em ti justamente a insegurança.é isso? Se for, vale refletir o que há nessa relação que faz com que vc fique nela mesmo se sentindo assim?

Unknown disse...

Nao me orgulho disso, mas sou 100% escorpiao!

Monica Guinle disse...

@coletivo terapeutico vale a leitura para aula sobre eixo escorpião/ touro.