segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Intenso Mundo de Fal

Acabei de ler a última linha do livro da Fal. Caí em prantos e me despedi dele como se me despedisse de uma grande amiga que tá indo embora.
Conheci a Fal, na coluna da Cora Ronai. Entrei no blog dela e me apaixonei perdidamente.
A maneira como ela descreve as coisas, a vida, as dores e amores, é visceral. É humano demais. É simples e Bonito demais.
Comprei o livro, que acabou de sair e devorei neste fim de semana, guardando as páginas pra não acabar logo. Quando me apaixono por um livro, mergulho de cara depois começo a economizar capítulos. Fico avarenta, não quero que acabe!
Me mudei pro mundo da Fal nesses dois dias e posso dizer que foi uma experiência extremamente intensa. Depois do café da manhã sentei pra ler o livro e desatei num choro profundo, desses que o soluço vem da barriga. Aí o telefone tocou e era hora de pegar minha filha numa festa. Lá fui eu com aquela cara de quem tinha chorado muito. Nego achou que eu tava péssima, mas nem ligo. Ainda estava no mundo da Fal, onde as cores, sons e até cheiros ganham uma vida, que podia ser sua, minha ou a da vizinha. A narrativa é deliciosa, e ainda tem o delírio de poder trocar com a autora em tempo real. Ela é totalmente Humanopossivel.
Quem quiser colocar um pouco de Fal em sua vida vá ao http://www.ddfal.notlong.com/ ou compre o livro: “Minúsculos Assassinatos e alguns Copos de leite.
Aproveitem o mergulho!
Boa semana.

9 comentários:

Unknown disse...

o nome do livro é "minúsculos assassinatos e alguns copos de leite" e, concordo, é arrebatador

Monica Guinle disse...

Mag, super obrigado, já foi devidamente corrigido.
bjs

Anônimo disse...

VOU COMPRAR HOJE!!!

TO PRECISANDO LER ALGO QUE ME EMOCIONE!

OBRIGADA MAIS UMA VEZ. BEIJOS, JOANA

Anônimo disse...

Gostei da dica, mas to meio com medo de comprar um livro que te fez sofrer!! Vc é tão fortona e se desmanchou assim... que meda! Mas vou seguir sua dica, são sempre boas. bjs

Monica Guinle disse...

Fica com medo não, o livro é bom demais. Tambem dei muita gargalhada com ele. é pra quem tá afim de fortes emoções, não é livrinho morno, bege.... As emoçoes ficam bem definidas, quando é engraçado faz a agente rir alto, e quando é triste eu solucei.
A fortaleza é só parencia, não compra ela não! bjs

Anônimo disse...

Lindinha sua cronica. fiquei a fim de ler. obrigado pela dica. bjs
Lu

Renata Escarlate disse...

Só seu jeito de descrever o livro já me deixou cheia de vontade de lê-lo....

Estou por aqui, tá??

Beijos,

Rê Escarlate

Anônimo disse...

puxa vida tb quero ler!!!
vou comprar esse fim de semana e ler na minha viagem!!!
beijuss
Jana

Carolina Martins disse...

Oi Lindona! Como diz um amigo meu, "quem é vivo sempre aparece", e por isso estou aqui comentando no seu blog! Demorou mas apareci, tudo bem que depois do esporrinho básico que vc me deu após os três inocentes choppinhos da quinta-feira passada!Quem sabe um dia, numa galáxia muito, muito, muito distante, eu consiga parar de fazer as coisas por um empurrão alheio? Mas enquanto não consigo, pode me empurrar, puxar minhas orelhas, me beliscar, claro que com firmeza e com carinho também, do jeitinho que vc já faz... Sei que todos os seus "toques", visam o meu bem e o meu desenvolvimento, e por isso gosto tanto de recebê-los... Mesmo que façam eu me confrontar com questões áridas pra mim... Assim como os demais, também fiquei com muita vontade de ler o livro da Fal. Provavelmente será uma das minhas próximas aquisições, depois desta propaganda convincente e tocante que vc fez!Já conhecia o blog dela através da minha ex-cunhada, a Veronica, que é blogueira de carteirinha. Na época em que peguei meus gatos e estava completamente embevecida com o mundo felino, ela me mandou o link da Fal, dizendo que o blog dela era muito legal e que ela gostava muito de gatos (como vc já deve ter reparado, acho que ela tem cinco)!Amanhã nos vemos!
Beijocas!
Carol