segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Alma Hippie

Nasci com alma Hippie. Passei pela adolescência lisérgica das pernas aloradas, saião florido, biquíni de tricot, e da galera cabeluda que discutia política na praia do Pepino. O Pepino era o Posto 9 da década de 80. Naquela época, o mundo se dividia entre capitalismo e comunismo, e pra esquerda militante o sonho de uma sociedade mais justa seria alcançada através de uma luta de classes onde a “elite dominante” (terno super usado na época) daria lugar aos intelectuais junto ao povo. Mal sabiam os intelectuais que o povo mesmo não tava nem aí pra eles nem pra tal “elite dominante”. Nada muito diferente do que rola hoje em dia. A triste constatação é que Fernando Gabeira, nosso intelectual vanguardista que usava tanga de tricô nem aparece nas pesquisas. O povão mesmo tá votando no candidato do Bispo. O bispo fala e as ovelhas dizem amem!
Essa cidade tem uma verdadeira obsessão por maus governantes. Isso já virou mania! O Rio tá que nem mulher de malandro, apanha, apanha, apanha e continua apanhando. Que loucura!
Eu, por outro lado continuo com minha alma Hippie acreditando que um dia a gente acerta! Quem tem alma hippie acredita no amor, e no que o ser humano tem de melhor.

Falando em alma Hippie, acabou de rolar um evento chamado Yoga Pela Paz que reuniu um punhado de pessoas no Rio e em São Paulo.
Krishna Das, o Pavarotti dos Mantras veio ao Rio, cantar pela Paz. O cara foi pra Índia aos 20 anos, conviver com monges no alto do Himalaia para aprender a meditar. Como ele mesmo diz, pensava em deixar o ocidente para sempre e se tornar um indiano. Lá seu guru mandou que ele meditasse como Jesus, o que deu um nó na cabeça do sujeito pois ele não tinha viajado milhas e milhas pra ouvir falar em Jesus! Porém, não há ninguém que tenha personificado mais o espírito Paz e Amor do que Jesus. Totalmente alma Hippie!
Enquanto cantávamos pela paz, olhei ao meu redor e não pude deixar de sorrir. Aquilo alí era uma convenção de pessoas que acreditam no amor como fonte principal de energia. Ao meu lado deeksha givers combinavam a próxima ida a Índia, entusiasmadas por servirem de canal dessa energia de amor e cura. Do outro, mestres de Reike, Acupuntura, Yoga e pessoas que como eu, transitam nesses universos e bebem dessas fontes.
Compaixão é fortaleza. Quem tem amor no coração não será abatido facilmente.
Aconselho a quem quiser beber um pouco dessa fonte que ouça um cd do Krishna Das, vá fazer uma aula de yoga, ou sei lá, distribua gentilezas. Afinal como dizia o profeta, gentileza gera gentileza.

14 comentários:

Anônimo disse...

Se todos tivesse uma alma como a sua o mundo não teria tanta violência, mortes acidentais ou não! Nada me tira da cabeça que é tudo pele dinheiro e poder!
Ontem eu estava naquele yahoo grupos e uma menina perguntou qual é o motivo de tantas guerras no mundo. Pra mim está claro que tudo acontece por causa da ganância, dessa mania horrorosa que a maioria dos seres humanos têm de querer se dar bem encima do próximo! Amor no coração hoje em dia é coisa rara!!! O que a maioria quer é encher os bolsos! Essas pessoas nem tem as palavras paz e amor em seus dicionários! é deprimente!
Até o avião que cai é resultado da ganância humana, os responsáveis deixam de fazer manutanções importantes pra embolsar uma grana que deveria servir pra segurança alheia, o traficante mata porque essa tal de droga dá dinheiro, e muitas outras gerras no brasil e no mundo acontecem pelos mesmo fins que acabam escondidos embaixo de tanta desgraça, enfin...
isso foi mais um desabafo do que um comentário!
bjks

Anônimo disse...

Acredito na alma hippie, acredito 100% no amor. As vezes os que acreditam no amor sao ridicularizados, nessa cultura em que vivemos, o cara "bonzinho" tem vergonha de o ser, pois ser "bonzinho" = ser otario.

Que "lei de Gerson" que vivemos é essa?? Onde o certo, o bonito é ser "malandro", é se dar bem em cima dos outros?? Otário é quem trai, que engana, e nao quem é enganado. Qualquer um pode ser enganado, nao há vergonha nisso, mas so os que nao enxergam adiante fazem mal ao proximo achando que estao se beneficiando.

Entenda enxergar adiante por entender que o altruísmo antes de ser um fator cultural, religioso, moral, etico é um fator biologico. Povos do passado que conseguiam se organizar em sociedade, com ajuda mutua, com divisao de tarefas tinham mais chance de sobreviver.
Voce acha que hoje é diferente?

Ajudar o proximo é bom porque faz bem, pra nos mesmos, isso nao é religiao, nao é uma moral humana, isso é uma lei universal. Faz bem em todos os sentidos. É a verdadeira malandragem. É enxergar adiante.

Monica, ja virou "clichê", mas parabens pelo tema. Sobre o Krishna Das realmente vale a pena ouvir. Segue um link pra quem quiser:

http://www.youtube.com/watch?v=lxXfI6lbXPU

Beijos

Anônimo disse...

Querida irmã é isso ai é bom de mais ver o mundo a nossa volta em harmonia. Te amo Nuxa

Anônimo disse...

Moniquina querida,
Como eu adoro essa frase do Profeta Gentileza... A-DO-RO sua alma hippie, aprendi muito com ela
;0)
Adorei a dica do CD, vou procurar por aqui.
Um super beijo, Dani

Anônimo disse...

Viva o Gabeira com sua sunguinha de tricot, viva vc com sua alma hippie, viva o profeta gentileza,e todos nos que vibramos no amor. bjs

Anônimo disse...

..:..NAMASTÊ..:..

Anônimo disse...

Monicatsons, eu que sou meio desconectada do mundo iogue visualizei você na hora quando li sobre essa matéria na Revista do Globo domingo passado. Que coisa mais legal. Não prático a parada, mas procuro exercitar a bondade, generosidade, humildade, cumplicidade, verdade, lealdade, caridade e várias outras "dades". É da minha essência. Sou santa não!!! Nem perto... Mas quando faço algo de diferente (e faço direto) me cai mal, não desce redondo. Perceber já é alguma coisa, né?
Viva o amor! Viva a paz! Viva você que está trazendo uma felicidade incrível pros nossos corações. Um beijo (hoje lotado de carinho) pra você, Bruna. (sei que vou tomar porrada com a próxima observação ainda mais num momento "desse", mas você merece ganhar dinheiro com isso...não o dinheiro pelo dinheiro, mas me parece ser um ótimo invetimento para "os outros/nós todos". Não é a causa, mas pode ser consequência. A remuneração pode e deve ser um reconhecimento de forma honesta, legítima e merecedora - não aprosionadora ou roubada!!!." Quem trabalha em empresas (ou não) - que tal divulgarmos a Mônica para palestras?... Um beijo cheio de amor tb para os que não concordarem...

Anônimo disse...

"GENTILIZA GERA GENTILEZA" ...ISSO É A BASE DE UMA NOVA ERA . PENA QUE NÓS QUE ACREDITAMOS NISSO SOMOS POUCOS E VIVEMOS EM UM MUNDO EM QUE A GRANDE MAIORIA SÓ FAZ GENTILEZAS ESPERANDO ALGUMA COISA EM TROCA. É UMA PENA QUE ESTAS PESSOAS AINDA NÃO PERCEBERAM QUE QUANDO SE FAZ UMA GENTILEZA DE GRAÇA , SEM INTERESSES , O RETORNO VEM SEM ESPERARMOS E NO MOMENTO QUE MAIS PRECISAMOS, SEM PRECISARMOS PEDIR . SER GENTIL COM OS OUTROS É UM DEVER DE TODOS NÓS MAS O MUNDO EM QUE VIVEMOS DEIXOU ESTE TIPO DE COMPORTAMENTO DE LADO E COLOCA EM EVIDÊNCIA VALORES E ATITUDES QUE NÃO SERVEM PARA NADA E SÓ NOS ENVERGONHAM ...
A ALMA HIPPIE QUE FICOU EM MUITAS PESSOAS É O MAIOR BARATO E QUEM DERA QUE UMA GRANDE MAIORIA TIVESSE O PRAZER DE TER CURTIDO ESTA EXPERIÊNCIA. OS HIPPIES FALAM DE AMOR, DE PAZ , DE LIBERDADE DE HARMONIA ....OLHA QUE COISA BOA. NÃO EXISTE COISA MELHOR QUE FAZER O BEM PARA ALGUÉM SEM ESPERAR RETORNO.... NO DOMINGO PASSADO EU FUI LEVAR MEU FILHO À CORRIDA DE STOCK CAR NO AUTODROMO . EU TINHA UM INGRESSO SOBRANDO E RESOLVI SURPREENDER UMA PESSOA . OLHEI UM MENINO MEIO TRISTE E MAL VESTIDO AO LADO DA MÃE QUE ESTAVA VENDENDO PIPOCAS E CHEGUEI PERTO DIZENDO : "TOMA ESTE INGRESSO. CORRE E VAI ASSISTIR A CORRIDA , OS CARROS . VOCE VAI GOSTAR . VOCE NUNCA VAI SE ESQUECER !! OS OLHOS DELE BRILHARAM E A MÂE ME AGRADECEU MUITO E MANDOU ELE IR CORRENDO . DAQUELA CARINHA TRISTE SURGIU UMA ALEGRIA TOTALMENTE INESPERADA E AQUELE MOMENTO PARA O MENINO FOI TOTALMENTE PROPORCIOADO POR MIM !! ISSO É MUITO BOM. NÃO TEM PREÇO. OGO DEPOIS UM HOMEM VEIO E ME DISSE QUE ACHOU MEU GESTO MUITO BACANA . EU DISSE PARA ELE QUE SE TODOS FOSSEM ASSIM O MUNDO SERIA BEM MELHOR.
FAÇA GENTILEZA SEMPRE QUE FOR POSSIVEL. E NUNCA ESPERE NADA EM TROCA . GENTILEZA GERA GENTILEZA !!!

BEIJÂO

HEYDER

Anônimo disse...

Mônica,
Adorei o texto.
Lembre-se de q qdo 50 + 1 tiverem alcançado um determinado nível de consciência toda humanidade se elevará.
O importante é cada um fazer a sua parte e vc está fazendo a sua mto bem. Através desse blog vc está levando pessoas a refletir, a se posicionar diante da vida e do mundo.
Esse é "o trabalho": trazer consciência ao mundo
Bjs e mta Luz
Gilda

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Tem uma musica católica que resume a alma hippie...o refrão da musica diz "Só tem amor quem sabe dar". Concordo com o monge que disse ao cantor meditar como Jesus. Porque o ensinamento que ele veio nos dar foi "amai-vos uns aos outros como eu vos amei" Jesus morreu na cruz simplesmente por amor, um amor incondicional pelo ser humano. O amor é pleno! E por isso nos faz bem. O amor tem uma vibração energética incrivelmente linda! Os grandes clarividentes dizem que Jesus tinha uma aura extremamente brilhante e dourada e que os santos, mestres tinham também a aura dourada. Mas para termos um pouquinho disso, temos que tomar uma serie de cuidados. Ir a igreja e comungar, fazer uma meditação mandando energia pro mundo, fazer o bem sem pensar em ganhos secundários, beber agua e mais um monte de outras coisas. Enfim, dá trabalho, mas vale a pena porque "só tem amor quem sabe dar" AMEM!

Anônimo disse...

a sua alma hippie risonha é otima, agora voltei a meditar, estou amando... aprendi com a nike e vocês...
as suas constatações são lucidas, como sempre. divulgue sempre sobre esses eventos yogui, se as pessoas dedicassem à paz metade dos tempo que dedicam a vida do outro, o mundo estaria melhor, muito melhor. bjs fafa

Anônimo disse...

Nossa! Bons tempos esses. Praia do Pepino, galera cabeluda, em cima, em baixo geral! Menino do Rio, juventude estreiante na política,ah que saudade!
Adorei,
bjs

Anônimo disse...

Simplesmente alguém que curte Destemido Wálace não está à passeio... adorei seus textos e suas idéias! E achei esse texto "Alma Hippie" com a cara do Estrada de Maria... poderia publicá-lo lá? Você é da Ilha?

Monica Guinle disse...

Lógico que pode publica-lo lá. Adorei o Estrada de Maria. Sou fã de carterinha do Destemido Walace, dá uma olhda aqui no humano que encontrará textos de um deles. Sensacionais.
Não, não sou da Ilha. parabens pelo ESTRADA DE MARIA. BJS