quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Encaixe Afetivo

O amor. Ah, o amor!
Interessante como a gente tá acostumado a pensar no amor como algo mágico, como se tivesse alguém destinado pra nós em algum lugar do planeta. Só precisaria de um empurrãozinho do destino pra cruzar com o sujeito e imediatamente nos dois saberíamos que fomos feitos um para o outro.
Balela. Não acredito nisso! Não acho que somos metade em busca da outra fatia da laranja. Gosto de me sentir inteira o suficiente pra dividir e não uma metade ambulante a procura de alguém pra me preencher! Acho que o amor é algo construído, e o tal cara que cruzamos ali na esquina, dependendo da fase que eu esteja pode ser uma tremenda roubada. Se Você tá numa fase carente meio tristonha tenha certeza que a escolha vai ser um equívoco. Não é falta de romantismo não, eu vou explicar.
Acho que temos uma espécie de encaixe. Se já estamos num momento bom de auto-conhecimento e sabemos exatamente o que estamos procurando, quais são os defeitos toleráveis e os intoleráveis, aí tá bacana pra encontrar alguém que vai alimentar o que há de melhor em mim. Mas, se ao contrário, não sei nem direito quem eu sou, do que gosto, o que priorizo. Vou cruzar com um cara que tem pinta de bacana mas, que pode ser uma verdadeira roubada e me atracar com o sujeito como se ele fosse a última coca cola do deserto. Paixonite doença. Insegurança, baixa estima, enfim, despertar o que de pior existe em mim! Ressaca emocional!
Quem nunca viveu uma “paixão” assim que atire a primeira pedra!
Acho mesmo que quanto mais a gente se investigou maior a chance de fazer escolhas afetivas assertivas. Conhecemos melhor nossos encaixes. Os certos e os errados!
Pra "ter a sorte de um amor tranquilo” nada como aguçar o olhar, primeiro interno e depois correr pro abraço.

14 comentários:

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Nossa...Nem acredito que sou a primeira. Concordo com o que você disse, mas quero deixar claro que esse aguçar o olhar tem a ver, como você bem disse, com experiência e eu digo, não com idade. Pra mim, isso tudo foi muito rápido e muitas vezes me questionei se queria mesmo ficar com o homem por quem me apaixonei e depois aprendi a amar.
Quando comecei a sair com meu amor, tinha 17 anos. Não acho que seja uma garota prodígio e já com 17 era mega experiente a ponto de saber que era ele que eu queria pro resto da minha vida. Aprendi muito com ele, comigo e com a nossa relação. Estamos ainda aprendendo, daqui a uns meses vão fazer 10 anos que estamos juntos, desde a primeira saída.
Não nego que ja tive vontade de dar as minhas escapadelas, ou mesmo sair de vez da relação e viver uma nova relação. Mas fiquei com medo...de sofrer, de não achar um cara como ele, de ficar sozinha, de muitas coisas. Pesei tudinho na balança e vi que não valia a pena nada disso. Porque eu realmente o amo! Mas eu não amo tudo dele e por isso esse tal encaixe de vez em quando precisa de um ajustezinho. Com isso tudo posso dizer que existe muita renuncia e compreensão numa relação de amor. Parecem palavras fortes, mas elas não doem, porque quando a gente ama o outro e principalmente nos ama, essas palavras se tornam mais leves. Pra amar o outro com sinceridade é preciso que ter o tal auto-conhecimento que você explicou muito bem.
Outro dia estava no Rio Design Leblon e li uma frase que achei o máximo. "Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta." (C.G.Jung)
Tudo a ver né?
Bjs e até mais tarde!

Anônimo disse...

Pooooxaaa!!! que porrada heim! kkkkkk!!!
Também concordo que estar inteira os invés de ficar procurando a outra banda da laranja seja mesmo a solução!
E eu que o diga, né!
Cada vez mais dividida e sem saber direito o que eu quero!
E não é por falta de investigação!
hehehe!

Hoje eu tô anônima!
Enquanto isto estou na minha eterna busca ao auto-conhecimento!
beijos chuchu!

Anônimo disse...

Monica você tem TODA razão!

Não digo que não sinto mais inseguranças e que não tenho medos....que to com uma pessoa que amo, que sei que me ama e que vou viver a história mais linda e tranqüila da minha vida. Sou cheia de medos ainda e tenho umas inseguranças que as vezes me aparecem devastadoramente. Horrível!

Mas tenho tido ao menos a maturidade suficiente pra me controlar um pouco...apesar de vez ou outra eu lançar meus ferrões escorpiônicos.
Que pelo menos consigo (ou tenho conseguido), com um jeitinho, tirar “com pinça” pra não machucar mais ainda.

Resolvi fazer terapia e to em busca de algo dentro de mim que eu mesma desconheço...to querendo e acho que estou no caminho de viver minha grande história de amor. Quero sim a chance de um amor tranqüilo (amei isso) e quero sim viver a história mais linda da minha vida (retiro aquela frase negativa do início do meu comentário).

To aprendendo a me amar...quando isso acontecer de fato (estou quase lá), volto aqui e conto pra você.

Vou assinar de novo como anônima, ta???

beijossss

Anônimo disse...

Amie..adorei este texto estou concordando com vc finalmente, acho que porque agora estou me sentindo inteira ( chegando aos quarentinha finalmente mais segura, auto conhecedora de mim) e o melhor depois de tantas paixões e escolhas netunianas -tou amando de novo! e dessa vez super escolhido..uma paquera de mais de um ano (no inicio virtual de mta comunicação) mas enfim.. um estrangeiro de novo, bem mais velho que eu.. e que esta me ensinando a ter um prazer mais consistente, mais maduro!
aff, eu mereço!
te adoooooro....keep writing!

Anônimo disse...

COMO DIZIA NOSSO SAUDOSO CAZUZA - "EU QUERO A SORTE DE UM AMOR TRANQUILO COM GOSTO DE FRUTA MORDIDA".....

Anônimo disse...

Monica, simplesmente amei!!!

É aquela velha história..Como diz Mario Quintana: "O segredo é não correr atrás das borboletas, é cuidar do jardim para que elas venham até você".

O amor só chega para quem está preparado, para quem se conhece, sabe o que quer e principalmente se valoriza. Só quem se valoriza que pode valorizar o outro e confiar em si e no outro.

Quem está deprê, doido pra achar alguém a qualquer custo, porque não consegue ficar sozinho(a), pode até encontrar alguém pelo caminho, mas provavelmente alguém nestas mesmas condições.

Agora, quem quer encontrar alguém pra viver um amor, mas que não está apaixonado pela própria carência, não vai se apaixonar pelo primeiro que chegar, como se fosse o último biscoito do pacote. Quem se conhece e sabe o que quer, vai primeiro querer conhecer o outro, ver como é, se tem a ver, ir curtindo e ver aonde dá. E saber viver cada instante daquela história, não ficar se preocupando com o futuro, não levar tudo tão a sério.

E ai, quando menos esperar, aquela pessoa (também segura, que também sabe o que quer) vai aparecer. Sim, porque quem é inseguro não consegue se relacionar com uma pessoa confiante e segura de si, ela vai buscar alguém para suprir o que ela sozinha não consegue, vai procurar a outra metade dela.

E eu assim como você, Monica, sou inteira, não estou buscando uma metade!! rsrs

Renata Escarlate disse...

Oi, Mônica.

Resolvi passar pra comentar e dar minha dica sobre essa escolha do amor.

Em primeiro lugar, concordo em gênero, número e grau que o amor de verdade só acontece quando se está inteiro consigo mesmo.

Em segundo lugar, sempre penso no quanto aprendemos durante nossas vidas a arte do "amor-sofrido", do medo do sofrimento e do quanto é difícil acreditar num "amor-paz".

Adoro essa frase do Cazuza, que vc usou. Acho-a linda! Mas, infelizmente, meu "cabeção" discorda dela: amor tranquilo não é sorte - é construção.

Não quero com isso dizer que "não há paz sem guerra". Quero dizer que não há conquista sem luta.

Vc disse que é importante se conhecer pra saber que defeitos vc tolera e com que manias vc consegue conviver - E ISSO É A MAIS PURA VERDADE!

Mas além disso acho que o segredo do amor tranquilo pode ser resumido em duas palavrinhas (e essa é a minha dica pra todo mundo que o busca): tolerância e timing.

1) TOLERÂNCIA - no sentido de que em muitos momentos podemos incorrer no erro de que "não merecemos isso" ou "jamais aceitarei aquilo" ou "é um absurdo, uma injustiça que ele (ela) aja assim ou assado". CUIDADO! Se vc ainda não olhou o ponto de vista do outro, não acuse... Vc tb é capaz de cometer as maiores atrocidades quando está mal emocinalmente, certo?

Certa vez ouvi que "o perdão é a capacidade de reconhecer em si mesmo a possibilidade de cometer o mesmo erro que o outro, em circunstâncias favoráveis a esse erro".

Sendo assim, tolere... espere o momento certo; fale com suavidade e respeito, sem acusações. Pode ser uma experiência incrível se sentir ouvida (o) e compreendida (o)

2)TIMING - vc reage bem quando se sente pressionada (o)? NEM NINGUÉM!

Por isso, espere sempre o momento certo pra ser um amante tranquilo.

Nem no momento da ira, nem tarde demais pra ter virado "passado".

Timing é o tempo, nesse caso, de agir ou falar ou portar-se com sabedoria.

Por fim, se vc quer um amor tranquilo, SEJA TRANQUILO NO AMOR. Procure sentir-se segura (o) e comunique-se quando precisar de mais atitudes do parceiro pra isso.

Desculpem a prolixidade... é que amo o amor e quero mesmo que todo mundo seja muito feliz!

Muitos beijos em todos e especialmente em vc Mônica.

Rê Escarlate

Anônimo disse...

Como amo esta palavra: EXPERIÊNCIA!
Ela nada tem a ver com idade, e sim com o modo pelo qual criamos possibilidades boas e ruins para vivermos coisas ou situações.
Se "jogar" numa experiência e viver aquele momento presente, de corpo, alma e coração (mesmo que por ventura as conseqüências não sejam muito boas) é um ato de coragem. É abrir mão de respostas prontas e absolutas que foram introjetadas em nós, para irmos em busca de descobertas sobre nós mesmos, sobre o outro, sobre a vida! E após essa trajetória, podemos nos sentir livres e seguros para escolher e tomar decisões.
Lembro do primeiro beijo!
Primeiro amor!
Primeira paixão insana e louca, doentia!
Todos os relacionamentos!

Aprendi tanto! Com cada um deles! E agradeço em prol do conhecimento! Arrependimentos? Pura bobagem! Certamente não seria hoje a pessoa que sou (e gosto de ser quem sou agora) se não tivesse passado por todas essas vivências. Foram elas que auxiliaram no meu auto-conhecimento e a construir parâmetros, entre "o meu certo e o meu errado".
Eu ralei, sofri, penei, entrei em roubadas, chorei, sorri, me dei mal, me dei bem, gargalhei, senti “borboletinhas” pelo estômago, me ferrei, me diverti horrores, tive momentos muito felizes e ainda estou tendo, arrumei situações muito loucas para mim mesma, ou muito toscas! Repeti sentenas (adoro hipérbole ) de histórias e situações que poderiam ser diferentes, acumulei histórias de repetição por "cegueira emocional”, por não saber como agir ou me relacionar de outra forma, doeu, senti culpa por isso, por não conseguir fazer de outra maneira, tive baixa auto-estima, aprendi a elevá-la, me amei, me odiei, me senti rejeitada e também rejeitei. Percebi o que gostava e o que não gostava no outro, o que é tolerável e o que não é. Descobri sim o "meu certo e o meu errado", baseado em muitas experiências que contribuíram para que o meu “mundinho” aumentasse de tamanho e eu enxergasse outros caminhos e novas possbilidades!

Não sou nenhuma Cinderela com um lindo conto de fadas esperando por mim. Nem daria “mole” de perder o meu lindo sapatinho caro e bonito, para ver se alguém encontraria, com o risco de não vê-lo nunca mais! Sou um ser humano, neurótico, como todos os outros, considerado um ser complexo; e aí vem a sociedade, a avó, alguém, ou seja lá quem for, me dizer de forma simplista e reducionista que há uma única criatura predestinada para mim, no planeta inteiro??? "A tampa da minha panela", "o outro lado da moeda", "a metade da laranja" e se eu não encontrar esse infeliz eu estarei perdida???

Eu tenho sim o meu “outro lado da moeda”, mas até para que o outro seja considerado dessa forma, é preciso ter ido à luta, ter passado por experiências anteriores para se chegar a esta conclusão! O lema é : Quanto mais me conheço, mais aguço minha intuição e mais sei o que quero. Não sou livre de cometer erros, mas há esforço da minha parte para aprender cada vez mais a selecionar, assimilar e “botar pra escanteio” o que não me serve! Estava achando o que destino?! Que eu iria ficar à sua espera, sem nem ao menos saber se você existe de verdade? Quem criou a magia do meu relacionamento fui eu e o meu parceiro e não você. Batalhamos por momentos mágicos! Vivo um sonho gostoso, construído com os pés no chão, todo baseado nas minhas escolhas e nas minhas experiências anteriores, e se algum dia este encaixe atual não for mais o encaixe perfeito para mim (espero do fundo do coração que seja rs)...o mundo é grande, a vontade de viver e experienciar dá pro gasto, e a quantidade e tipos variados de moedas espalhadas por esse mundaréu é um absurdo!

"A vida não está aí para ser resolvida, mas para ser experimentada!" (Alejandro Spangenberg)

Anônimo disse...

querida, adoro te ler. faz uns 2 dias, eu comentei ali no doce post que vc fez do livro, mas apareceu não!eu só agradeci. :o))))

Monica Guinle disse...

galera, não tenho como agradecer a turma que comentou, cada um melhor que o outro. suuperrrr gratificante, bacanérrimo. bjs
Oba Fal , tava carente da tua resposta, mulher.rsrsdorei ocê aqui!
bj estalado

Anônimo disse...

Monica, uma dica dada pelo meu adorado Dr Alberto Goldin, meninas não ponham expectativas em qualquer maluco que se aproximar no momento de carência. Pode vir um lobo em pele de cordeiro. Pegue um papel e escreva as 5 caracteristicas que quer em um homem. CINCO...Peraí.. Pode ser burro? Mal educado? Ruim de cama? Putz! Super dificil! Da proxima vez que vc conhecer alguem, puxa a sua listinha e se não encaixar, apenas se divirta se quiser ou pule fora. Sem expectativas, nem esperando telefonema. Se for preciso saia com outro para se livrar, deixe seu coração aberto para conhecer outros caras. Não marque ocupado com quem não é tudo que você quer e necessita. Um beijao... Tu amiga chilena que te quiere mucho Flavinha PS: me ajuda a encontrar a OLIVIA

Anônimo disse...

nao sou muito de me apoiar em relacionamento amoroso quando nao to bem nao, mas concordo 100% que esse lance de "cara metade" nao ta com nada, e eu la quero ser so metade... ainda acho que os relacionamentos do jeito que sao hoje em dia tao fadados ao fracasso no longo prazo...

beijos!!

Anônimo disse...

EXISTEM VÁRIAS FORMAS DE ABORDAR ESTE ASSUNTO . A PRIMEIRA E MAIS ROMÂNTICA É AQUELA DA CARA METADE. UMA PESSOA FICA BUSCANDO SUA CARA METADE A VIDA TODA. PRA MIM ISSO É UM ABSURDO ! IMAGINA FICAR BUSCANDO UMA PESSOA INEXISTENTE. É PRATO CHEIO PARA TRATAMENTO PSICOLÓGIO. A PESSOA DEVE FICAR SE PERGUNTANDO : SERÁ QUE ISSO EXISTE MESMO ? ACHO QUE NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM . NÃO É UMA PESSOA SÓ. PODEM EXISTIR VÁRIAS CARAS METADES PARA CADA PESSOA E TEMOS QUE ESCOLHER A QUE MAIS SIMPATIZARMOS . NINGUÉM NASCEU PRÉ-DESTINADO A OUTRA PESSOA . ISTO É TOTALMENTE ABSURDO. NÓS CONDUZIMOS A NOSSA VIDA E VAMOS NOS DEPARANDO COM PESSOAS QUE NOS AGRADAM OU DESAGRADAM . A VIDA É CHEIA DE ESCOLHAS E COM QUEM VIVER, TER FILHOS ETC... É TALVÉS UMA DAS ESCOLHAS MAIS COMPLEXAS. IMAGINA SÓ SE CADA PANELA ( PESSOA ) TIVESSE UMA SÓ TAMPA ( PARCEIRO ) PARA SER FELIZ . ISSO SERIA UM ABSURDO ! E SE UM DOS DOIS MORRESSE ATROPELADO SEM QUE O OUTRO TIVESSE O PRAZER DE CONHECE-LO ? AI FABRICARIAM UMA TAMPA NOVA ? DIFICIL HEIM / TOTALMENTE INVIÁVEL. PORTANTO ESSE NEGOCIO DE UM PARA UM NÃO DÁ. O QUE EU ACREDITO É AS PESSOAS CRUZAM COM MUITAS OUTRAS E QUE MUITAS TEM COISAS EM COMUM QUE PODE ATÉ VIR DE VIDAS PASSADAS . DAÍ AQUELA COISA DOIDA QUANDO ENCONTRAMOS ALGUÉM NOVO , AQUELE SENTIMENTO DIFERENTE DE QUE TEM ALGO ESPECIAL ALI, ETC... QUEM TEM ESTA SORTE DE ENCONTRAR ALGUÉM ASSIM REALMENTE PODE SE DIZER AFORTUNADO MAS NEM SEMPRE ISTO ACONTECE OU NEM SEMPRE AS PESSOAS TEM SENSIBILIDADE PARA DETECTAR UM SINAL DIFERENTE QUANDO OUTRA PESSOA APARECE . ENTÃO VOLTAMOS PARA A BENDITA LÓGICA, ISTO É , EU POSSO SER FELIZ COM QUEM EU QUIZER DESDE QUE EU SEJA UMA PESSOA AGRADÁVEL PARA ELA E TAMBÉM DESDE QUE ELA SEJA AGRADÁVEL PARA MIM. ENTÃO VOU NAMORAR MUITO E IR EXPERIMENTANDO ATÉ CHEGAR EM ALGUÉM COM QUEM EU ME ENCAIXE BEM. CADA UM TEM SUA FORMA DE EXPERIMENTAR E MUITAS VEZES PASSAMOS A VIDA TODA EXPERIMENTANDO E A PESSOA ESCOLHIDA ESTAVA LÁ DO NOSSO LADO O TEMPO TODO , NÃO É ? AÍ VEM A PERGUNTA : SERÁ QUE EU ESTAVA CEGO ESTE TEMPO TODO ? NÃÃÃÃO !!! ERA NECESSÁRIO PASSAR POR TUDO PARA AMADURECER E CHEGAR NA DECISÃO CERTA PORQUE TUDO TAMBÉM TEM O SEU TEMPO .
NADA É PRÉ DESTINADO , TUDO É MUTÁVEL E NÓS É QUE CONDUZIMOS A NOSSA VIDA . O QUE A VIDA NOS PROPORCIONA SÀO MUITAS OPORTUNIDADES E VÁRIOS CAMINHOS QUE NÓS IREMOS DECIDIR CADA PASSO E CADA PESSOA QUE IRÁ PARTICIPAR OU NÃO DA NOSSA JORNADA . MUITOS PASSAM E FICAM E MUITOS PASSAM COMO UM VENTO , ÀS VEZES DEIXAM MARCAS FORTES E ÀS VEZES ATÉ ESQUECEMOS QUE PASSARAM POR NÓS. O AMOR É ASSIM. TEM UM MONTE DE GENTE CHEIO DELE PRA DAR E NÓS TAMBÉM PODEMOS DAR MUITO . O DIFICIL É SABER PARA QUEM DAR E DE QUEM RECEBER . ACHO EU JÁ CONSEGUI CHEGAR NUM DEGRAU ELEVADO NESTE ASSUNTO POIS ESTOU COM QUASE 40 ANOS , SOBREVIVI À MUITOS RELACIONAMENTOS E EXPERIMENTOS ATÉ CHEGAR NO ATUAL QUE PARA MIM É DEFINITIVO , SÓLIDO E MUITO GOSTOSO . E VC ? ESTA É A PERGUNTA QUE TODO MUNDO DEVE SE FAZER . MAS TEM MUITA GENTE DA NOSSA IDADE E GERAÇÃO QUE CONTINUA NA GUERRA ....É UMA QUESTÃO DE OPÇÃO E TAMBÉM DE SABER AGARRAR A PESSOA CERTA NO MOMENTO CERTO . DIFICIL HEIM ...BOA SORTE A TODOS E ÀQUELES QUE ACHAM QUE ESTÃO FELIZES E COMPLETOS , CULTIVEM ESTE AMOR , SEJAM GENTIS COM SEUS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS , MESMO QUE SEJA ENQUANTO DURE ....

BEIJOS

HEYDER

Anônimo disse...

O FINAL DO MEU COMENTÁRIO FICOU MEIO ESTRANHO NÉ ....

"MESMO QUE SEJA ENQUANTO DURE...."

EU QUIZ DIZER SEJA GENTIL MESMO QUE NÃO SEJA PARA SEMPRE E SIM SOMENTE "ENQUANTO DURE" ... ACHO QUE FICOU MAIS CLARO AGORA .

BEIJOS

HEYDER