domingo, 14 de setembro de 2008

Espelho em Sessão

Ela chega com rosto de porcelana e olhar mirando o teto. Senta-se, e despeja:
Vejo minha vida passar como uma estrada que corta uma cidadezinha do interior.
Eu sou a moça com olhar triste na janela. Presa, corpo atado, olhar longe.
Na imaginação: princesa, pirata, aventureira.
Nesta casa, a janela é o lugar mais longe que eu já visitei.
Agora a inércia tomou conta de mim.

-Se não estivesse inerte o que faria, pergunto eu?
Fugia! Cristalizei, para não fugir!
Se o sangue voltar a correr nas minhas veias, disparo, atropelo a vida, dou a volta ao mundo. Vou ser pirata, revolucionária, poetisa.
Estou presa num mundo careta. Não acredito em governos e continuo pagando impostos, não acredito em monogamia mas continuo casada, e ainda estou presa nesse corpo que vive dando zebra!

-Como é viver assim, se sentindo presa?
Minha imaginação me salva, me leva para um mundo de gente sábia, livre, que sabe amar. Nesse mundo não existe governo, cada um tem autoridade sobre sua própria vida, a responsabilidade de ser feliz com a sabedoria de não invadir o espaço alheio.
A posse e o apego não são cultivados para que o bem comum possa florescer. Eu não viso o meu sucesso, o meu dinheiro, o meu destino. Eu quero mais estar cercada de gente feliz, saudável, bem resolvida e quando for olhar para o meu umbigo lembro que não sou uma ilha e que não quero nunca mais viver cercada por grades e insufilmes. Não quero mais viver com medo, com a certeza de que por mais alto que a gente grite nunca seremos escutados.
Que porra de jeito é esse que a gente tá vivendo! Governados por um bando de boçais, que assaltam os cofres públicos e engordam as nossas custas.

Seus olhos agora estão vivos, seu rosto ganhou cor. Eu olho para ela e não consigo expressar o quanto estou afetada por seus pensamentos. De repente me vi sorrindo ao escutar tais palavras. Me percebi cúmplice mais do que qualquer coisa. Sou eu falando enfrente a mim. Pude ver o que há de melhor em mim refletida nessa mulher. Sou eu sem o cinismo que adquiri ao longo da vida.
Olhei para ela e a achei linda, interessante, inteligente. Quis comungar com ela sua visão de mundo: desapegada, apaixonada, humanitária, livre. Lhe perguntei se poderia postar essa sessão?
-Sim claro, deixe o mundo ver o que eu sinto. Quem sabe assim, eu saia da janela!

11 comentários:

Anônimo disse...

lindo, inspirador! bjs

Anônimo disse...

Monica,

Tenho admiração por quem decide fazer análise. Não é uma decisão fácil...definitivamente.
Nos questionamos muito antes de tomarmos essa decisão. Pelo menos dessa forma aconteceu comigo.

Tenho admiração por essa mulher. Torço de verdade que ela consiga de fato se transportar de corpo e alma pra esse mundo imaginário que é TOTALMENTE possível.

O caminho pode até parecer mas não é fácil...não sei o que se passou e o que se passa na vida desta pessoa. O caminho certamente deverá ser capinado, galho por galho...mas conseguimos chegar lá.

Pra onde ela quer ir, ela já sabe. O resto é coragem! E com pessoas como você por perto (que por experiência, instinto, inteligência, sacação...o que seja) conseguem enxergar “além”...essa mulher ainda vai ter MUITA coisa boa pra viver nessa vida.

Boa sorte pra ela e mais uma vez PARABÉNS.

Beijos, Joana

Anônimo disse...

Belo texto. bacana isso de postar uma sessão.
bjs

Anônimo disse...

Oi Monica,
Obrigada. Adorei o texto!
Abraço e boa semana!
Ana Moraes

Anônimo disse...

Forte isso. me vi assim, muitas vezes presa, me prendendo pra não agir. Me travo com medo do que pode acontecer. Me identifiquei com a moça da janela. me fez pensar na vida....

Anônimo disse...

Sessão linda, poética!!!

Não tenho nem muito o que falar, mas esta sua cliente é corajosa, além de fazer terapia, não se importa de ter sua sessão exposta!

Se tem esta coragem, provavelmente a coragem de ir além das regras sociais e dos "deverias" está escondida em algum lugar, só não está fazendo contato. Tanto que na imaginação dela ela vai para um lugar onde o que importa é ser feliz. Seria muito bom se ela trouxesse um pouco da imaginação dela pra realidade, não é viver de ilusões, mas acreditar que é possível sim se responsabilizar e fazer coisas que a deixem feliz, pequenas coisas, como por exemplo, imaginar...

Bjs!!!

Anônimo disse...

muito bonito mesmo!!

Ja imaginou uma sociedade onde ninguem possa fazer nada em beneficio proprio??

Beijos!!

Anônimo disse...

super profundo. amei

Anônimo disse...

Já tá até sem graça dizer que seus textos são lindos que que me fazem sempre refletir alguma coisa!
kkkk!
Beijocas queridona!
Marcinha

Fernanda P. D. Ferreira disse...

Por um momento achei que estava falando com vc mesma em frente ao espelho. As vezes eu penso nisso que a sua cliente falou. Mas viver nesse mundo é um sonho. A não ser indo morar na Islandia ou no Canadá, onde a taxa criminal é ridícula de pequena. Escolhemos morar no Brasil, onde tem todos esses problemas. E também muita coisa boa.
Me lembrei do texto da alma hippie. É totalmente clichê, mas se cada um fizer a sua parte, teremos um mundo melhor. Em época de eleição, lembrar em quem votamos pra depois poder cobrar.
Bjsss

Anônimo disse...

lindo texto, lindo mesmo. delicado, profundo, ...
As vezes eu me sinto assim tambem, presa nas armadilhas que eu mesma inventei,.... A gente que complica a vida, né?
parabens. bjs
Lu